Ultimo dia para fazer as inscrições. I Encontro dos Professores das STEs - NTE/Aquidauana.


Hoje encerra o prazo para fazer as inscrições dos projetos " Caso de sucessos", para apresentação do I Encontro dos Professores das STEs das escolas jurisdicionadas do NTE/Aquidauana, que acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro. Após essa data ficará apenas as inscrições para ouvintes.

Inscrição a estudantes para concorrer a bolsas do PibicJr-MS vai até 25 de outubro

Campo Grande (MS) - A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect/MS), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (SED-MS), torna público o edital de número 13/2010, para abertura de inscrições aos estudantes da rede pública interessados em concorrer a bolsas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior no Estado de Mato Grosso do Sul (PIBICJr-MS).

O edital/Fundect/CNPq/SED-MS (13/2010), sobre a Seleção Pública de Bolsistas de Iniciação Científica Júnior no Estado de Mato Grosso do Sul, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de quinta-feira (23).

O presente edital tem por objeto a concessão de bolsas de iniciação científica júnior a estudantes matriculados no Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, mediante sua participação em atividades de pesquisa e de extensão universitária, sob a orientação de pesquisador vinculado à instituição de ensino e/ou pesquisa do Estado.

Período de inscrição

O período de inscrição vai de 22 de setembro até 25 de outubro. Serão concedidas 130 bolsas aos estudantes no valor de R$ 100,00 mensais, pelo período de até 12 meses, não podendo ultrapassar o tempo regular do curso escolhido pelo estudante. Serão reservadas sete vagas para estudantes com necessidades educacionais específicas, desde que atendam os requisitos exigidos no edital. (Os requisitos básicos, para o estudante se inscrever no programa, encontram-se no Diário Oficial).

Procedimento para inscrição

As inscrições deverão ser realizadas no portal da Fundect via o sistema SIGFundect (Sistema de Informação e Gestão e Projetos da Fundação), através do site: www.fundect.ms.gov.br e enviadas até às 23horas e 59 minutos, horário de Mato Grosso do Sul, conforme data de limite de submissão. O estudante receberá por e-mail, imediatamente após o envio, o protocolo de cadastro da solicitação no SIGFundect.

A Fundação informa que não serão aceitas propostas incompletas ou enviadas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final definido no edital. A Fundect não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos das linhas de comunicação.

Mais informações no Diário Oficial do Estado de número 7.794, de 23 de setembro de 2010 (página 31) – Ver no endereço www.imprensaoficial.ms.gov.br

Fonte:SED/MS

3º ENCONTRO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA – CLASSES MULTIANUAIS DE AQUIDAUANA/MS. PARA PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO NTE/AQUIDAUANA.




No encontro realizado nos dias 09 e 10 /09/2010 foi ministrado minicurso para os professores e coordenadores pedagógicos da Escola Ativa – Classes Multianuais, da rede municipal de Aquidauana, pelos professores Emidio dos Santos Barbosa, Roberson Espíndola da Silva e Nilce Gonçalves dos Santos, multiplicadores do NTE/Aquidauana, sobre a utilização do programa Linux Educacional 3.0 em salas de tecnologias.

Inscrições abertas para I Encontro dos Professores das STEs - NTE/Aquidauana.






Estão abertas as inscrições para o I Encontro dos Professores das STEs – Apresentação de Projetos Educacionais das escolas jurisdicionadas do NTE de Aquidauana, nos dias 26 e 27 de outubro de 2010. O referido encontro tem como objetivo a apresentação de resultados de trabalhos considerados “Casos de Sucessos”, realizados em sala de aula, organizados na forma de projetos de ensino/aprendizagem realizados em 2009 e 2010, com o uso de recursos tecnológicos. As inscrições estarão abertas do 17/09/2010 a 30/09/2010 no blog do NTE.

VISITA AS ESCOLAS DE GUIA LOPES DA LAGUNA



No dia 14 de setembro estiveram em Guia Lopes da Laguna na Escola Estadual Alziro Lopes e Escola Estadual Salomé de Melo Rocha os professores Roberson Espindola da Silva e Lourdes Casanova de Almeida multiplicadores do NTE de Aquidauana, com objetivo de dar suporte técnico e pedagógico aos professores das salas de tecnologias educacionais.

Alunos de EE de Anastácio lançam livro de poesias





A Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade preparou, para 22 de setembro, uma Noite Cultural. Na ocasião, será lançado o livro “Caminhos da Poesia”, uma coletânea poética produzida pelos alunos do Ensino Médio da escola.

A Noite Cultural será na sede da escola, a partir das 19 horas.

Fonte: SED/MS

Saiba mais sobre a Camada de Ozônio







Em 16 de setembro de 1987, 46 países assinaram um documento chamado "Protocolo de Montreal" no qual se comprometiam a parar de fabricar o gás Clorofluorcarbono (CFC), apontado como o maior responsável pela destruição da camada de ozônio na estratosfera.

Para comemorar o feito, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a data como Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio.

O começo de tudo
O gás clorofluorcarbono (CFC), conhecido desde 1928, é tido como o principal vilão do aumento gradativo do buraco na camada de ozônio.

Ao ser liberado em excesso, ele "fura" o escudo protetor - que é a camada - e deixa os raios ultravioleta do sol alcançarem a superfície da terra. Uma única molécula de CFC pode destruir até cem mil moléculas de ozônio.

Amplamente utilizado na indústria, esse gás é encontrado, principalmente, nos aparelhos de ar condicionado, chips de computadores, embalagens plásticas, espumas plásticas, inseticidas, geladeiras e líquidos em forma de sprays.

As primeiras pesquisas sobre o impacto do CFC na camada de ozônio foram feitas por dois químicos, ganhadores do prêmio Nobel de Química de 1995, Frank Rowland e Mario Molina.

Desde 1974, eles observavam a ação do gás na estratosfera, confirmando que o mesmo reduzia progressivamente a espessura da camada. Em 1984, observaram ainda um desgaste considerável em determinada região da Antártida.

Ozônio x CFC
Antes de ficarmos assustados com as notícias sobre a diminuição da camada de ozônio, vamos entender um pouco sobre ele: o ozônio.

Gás azul pálido (altamente oxidante e reativo), o ozônio é formado por três átomos de oxigênio concentrado: o O3. Sua característica principal é a de se quebrar facilmente, transformando-se em O2. Ou seja, ao quebrar-se, torna-se oxigênio comum e perde a propriedade de deter a radiação solar nociva ao homem. Um dos responsáveis por essa "quebra", como já foi dito, é o Clorofluorcarbono (CFC).

Invisível como o ar que respiramos e com odor característico, o ozônio é leve e se formou na estratosfera (a 20 e 35 Km de altitude) há cerca de 400 milhões de anos.

Sua camada não é só ameaçada pelo uso do CFC. O brometo de metila, por exemplo, é outro componente perigoso. Usado como inseticida nas plantações de morango e tomate, também age na camada, provocando o que se tornou comum chamarmos de "efeito estufa".

O que é efeito estufa?
A expressão "efeito estufa" vem sendo usada equivocadamente para falar apenas da destruição da camada de ozônio que envolve o planeta. Mas, na verdade, a camada de ozônio já é o efeito estufa, só que no sentido positivo.

Do mesmo jeito que o vidro de uma estufa mantém as flores e as plantas numa temperatura amena, certos gases da atmosfera tendem a captar o calor do sol, como se fossem o telhado de vidro de uma estufa. Esse efeito natural ajuda a manter a terra numa temperatura fresca, agradável.

O problema é que certas atividades humanas produzem alguns "gases de efeito estufa" negativos: o dióxido de carbono, por exemplo, que sai dos canos de descarga dos carros.

O que podemos fazer? (Dicas)
Podemos fazer a nossa parte no que diz respeito à proteção da camada de ozônio e também à nossa própria proteção.

Uma contribuição importante (quando possível, claro) é a troca dos eletrodomésticos antigos pelo mais modernos, que já possuem meios de economizar energia, emitindo, assim, menos gases para a estratosfera, onde se encontra a camada de ozônio.

Nos produtos brasileiros, quando se lê a palavra clean gravada neles, significa que não contêm clorofluorcarbono (CFC).

Também ao usar a lavadora de roupas, com dispositivo para água quente, fria ou morna, podemos dar preferência à temperatura de água menos quente ou mesmo fria. Podemos ainda evitar as temperaturas máximas dos aparelhos de ar refrigerado ou dos aquecedores, fechando bem as janelas ao utilizá-los.

Caminhar, andar de bicicleta, utilizar transporte de massa, reutilizar, reciclar, plantar árvores para ter mais sombra, pintar as casas de cores claras nos países quentes e de cores escuras nos países frios são atitudes simples que qualquer pessoa pode ter e que, em larga escala, economizam energia e, conseqüentemente, evitam as emissões de todos os tipos de gases na atmosfera.

Usar protetor solar (fator 15), sempre que estiver exposto ao sol, é outra grande dica. Não só quando for à praia, mas em qualquer situação de exposição à luz solar. Bom lembrar que o uso de óculos escuros é fundamental e que os melhores horários de praia são: até dez da manhã e depois das quatro da tarde.

Fonte: www.ibge.gov.br
FONTE: SED/MS

Alunos de Escola Estadual de Bodoquena realizam blitz educativa





A EE João Pedro Pedrossian promoveu, com o tema “Uso do Cinto de Segurança e Cadeirinha”, atividades relacionadas ao trânsito.

O trabalho começou por uma palestra ministrada pela Polícia Militar, que orientou e conscientizou alunos, professores e funcionários sobre o tema estudado. O segundo passo foi realizar uma blitz educativa nas vias próximas à escola para orientar os motoristas sobre o uso do cinto de segurança e cadeirinhas de transporte para as crianças e para lembrar aos motociclistas da obrigatoriedade e importância do uso do capacete.

A blitz educativa, realizada como parte das atividades executadas devido à Semana Nacional do Trânsito, que vai de 18 a 25 de setembro, foi muito importante para a comunidade local e os alunos, que ensinaram aos adultos o que aprenderam com a ajuda dos Soldados da Polícia Militar, Cardoso e Nixon.

Fonte:
COEB/SUPED/SED

SED divulga resultado do Processo Seletivo de Coordenadores de Polo do e-tec Brasil

Resultado do Edital E-TECBRASIL n. 01/2010
Seleção Simplificada para Coordenador de Polo para o Curso Técnico em Serviços Públicos, Educação Profissional na Modalidade a Distância


Clique :Divulgação etec Brasil

SED divulga edital de convocação do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Mato Grosso do Sul - FORPEDER/MS





















FONTE: SED

Profissionais que atuam nos Centros de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico – CAAT participam de reunião em Campo Grande







A Secretaria de Estado de Educação realiza, hoje e amanhã, a 1ª Reunião com os profissionais que atuam nos Centros de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico – CAAT, com o objetivo de apresentar o funcionamento e demais orientações para operacionalização dos Centros.
Os 54 Centros de Aperfeiçoamento Tecnológicos estão presentes em 47 municípios de Mato Grosso do Sul, contemplando alunos e comunidade, que podem acessar os computadores disponíveis para pesquisas e serviços, além de fazer cursos de informática básica e avançada.
“A Secretaria de Estado de Educação operacionaliza os CAATS para promover a inclusão digital à comunidade interna e externa de onde estão implantados”, explica a Secretária de Estado de Educação, Cheila Cristina Vendrami.
Os Centros de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico foram criados por meio do convênio assinado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, representado pela Caixa Econômica Federal que firmou contrato de repasse financeiro com a Secretaria de Estado de Educação para execução do projeto, que inclusão digital, por meio de qualificação profissional, para elevar o nível de bem estar social de maneira sustentável e a qualidade de vida dos membros da comunidade local no contexto da sociedade do conhecimento.
O evento acontece no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima - CEPEF, Rua Antônio da Silva Vendas, 115.

Fonte:
COEP/SUPED/SED



1/9/2010

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score