Projeto Político Pedagógico

Político Pedagógico


“O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar”: J. C. Libâneo 

"Pensar em Projeto Político Pedagógico para qualquer escola, pressupõe que os educadores tenham um espaço onde possam se manifestar, que o processo da escola e suas experiências acumuladas sejam refletidas no texto. Que haja uma definição anterior sobre qual a concepção de Projeto Político Pedagógico será utilizada pelo grupo". Joan Subiratis: Construindo o Projeto Político Pedagógico 

A Construção Coletiva do Projeto Político-Pedagógico: CADEP 
“O presente artigo discute o significado de inovação e projeto político-pedagógico sob duas perspectivas: como uma ação regulatória ou técnica e como uma ação emancipatória ou edificante. A inovação regulatória significa assumir o projeto político-pedagógico como um conjunto de atividades que vão gerar um produto: um documento pronto e acabado. Nesse caso se deixa de lado o processo de produção coletiva. A inovação de cunho regulatório nega a diversidade de interesses e de atores que estão presentes. Sob a perspectiva emancipatória, a inovação e o projeto político-pedagógico estão articulados, integrando o processo com o produto porque o resultado final é não só um processo consolidado de inovação metodológica, na esteira de um projeto construído, executado e avaliado coletivamente, mas um produto inovador que provocará também rupturas epistemológicas.” Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?: Ilma Passos Alencastro Veiga

“... Este artigo pretende mostrar como a construção de um projeto político-pedagógico pode contribuir para estabelecer novos paradigmas de gestão e de práticas pedagógicas que levem a instituição escolar a transgredir a chamada "educação tradicional", cujo conteudismo de inspiração positivista está longe de corresponder às necessidades e aos anseios de todos os que participam do cotidiano escolar...”. José Luís Salmaso e Raquel Maria Bortone Fermi: Projeto Político Pedagógico: uma perspectiva de identidade no exercício da autonomia

“...A crise paradigmática também atinge a escola e ela se pergunta sobre si mesma, sobre seu papel como instituição numa sociedade pós-moderna e pós-industrial, caracterizada pela globalização da economia e das comunicações, pelo pluralismo político, pela emergência do poder local. Nessa sociedade cresce a reivindicação pela autonomia contra toda forma de uniformização e o desejo de afirmação da singularidade de cada região, de cada língua etc...” Moacir Gadotti: O Projeto Político-Pedagógico da escola, na perspectiva de uma educação para a cidadania.

“Este artigo analisa os impactos das recentes mudanças na composição e a dinâmica do mercado de trabalho e seus impactos sobre a prática educativa de ensino fundamental e médio. Retrata, ainda, o quanto os projetos pedagógicos oficiais empregados em nosso país, em especial, no intervalo entre as décadas de 50 e 70, constituíram-se como barreiras para enfrentamento dos novos desafios pedagógicos. Analisa as reformas educacionais implementadas nos anos 80 e 90, ... ”. Rudá Ricci: O perfil do educador para o século XXI (de boi de coice a boi de cambão)


Links
PPP da EMEF Des. Sebastião Nogueira de Lima
Gestão democrática: Wikipedia
"Domíno Público"/ Vídeos: O projeto político-pedagógico: Conceitos e significados. Parte I, Parte II e Parte III.
Postado por Vicente Risi Junior 

FONTE:  Oficina do Tião

II Feira de Tecnologia e Ciências de MS prorroga inscrições

As inscrições de projetos para a II Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências de foram prorrogadas até dia 9 de setembro. Serão aceitos projetos de alunos do ensino fundamental, médio, EJA e técnico das escolas municipais, estaduais, federais e particulares de todo o Mato Grosso do Sul.

A segunda edição da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências (FETEC MS), organizada pelo Departamento de Química e pela Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), acontecerá do dia 22 a 26 de outubro deste ano.

O evento contará novamente com o apoio da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Unidade Especial de Criação e Inovação, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).



Durante o evento serão realizadas exposições de trabalhos de estudantes e professores de Mato Grosso do Sul e também de outros estados do Brasil. A feira faz parte das ações voltadas à divulgação de projetos de ensino científico entre jovens, como forma de motivação à educação tecnológica e inovação.



Para o economista da Unidade Especial de Criação e Inovação da Prefeitura de Campo Grande, Angelo Prochmann, a grande novidade deste ano é a FETEC Júnior, que será direcionada aos alunos do ensino fundamental, do 4º ao 7º ano. “Precisamos estimular alunos da rede de ensino, pública ou privada, a participar das feiras de tecnologia, pois são importantes instrumentos para a disseminação do conhecimento, colocando na prática a teoria aprendida em sala de aula”, afirma Angelo.
Fonte:Ms Noticias
 

Abertas as inscrições para os cursos do Pronatec






Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/2012). Para fazer a inscrição basta procurar a escola ofertante, até 21 de setembro. As aulas estão previstas para começar em 1º de outubro.

Em Mato Grosso do Sul estão sendo ofertadas 1.280 vagas, em 11 municípios. Cada escola oferece cerca de 40 vagas. Os cursos técnicos do Pronatec são destinados aos estudantes matriculados no ensino médio da rede pública.

Confira os municípios e as Unidades Escolares que ofertam cursos técnicos por meio do Pronatec, clique aqui.

Fonte: SED



TV Escola Jorge Amado é tema de concurso de poemas para estudantes


Concurso visa a levar os estudantes a mergulhar no universo de Jorge Amado e a soltar a criatividade em forma de versos (imagem: TV Escola/MEC)Para homenagear o nascimento do escritor Jorge Amado, o concurso Pequenos Leitores, Futuros Poetas, da nona edição da Semana de Poesia da TV Escola, escolheu como tema a obra do autor. O baiano completaria 100 anos no último dia 10 de agosto. Estudantes de qualquer nível de ensino, de todo o Brasil, devem produzir um poema autoral, inspirado na vida e obra do escritor. A produção artística deve ser enviada eletronicamente até sexta-feira,31.

A ideia é levar os estudantes a mergulhar no universo do autor e soltar a criatividade em forma de versos. A abordagem do tema, no poema, pode percorrer qualquer nuance da obra do autor.

Para participar, o aluno deve gravar um vídeo de até dois minutos com o poema, postá-lo no Youtube e enviar o link para o endereço eletrônico tvescola@mec.gov.br. É necessário também descrever o título do poema, o nome do professor orientador, e-mail, nome, telefone e endereço completo da escola. O vídeo pode ser uma animação, uma dramatização, um jogral, um poema cantado, declamado ou qualquer formato que a imaginação permitir.

O autor do vídeo com maior número de acessos receberá a equipe da TV Escola para uma reportagem especial, a ser exibida no quadro TV Escola na Estrada, durante a 9ª Semana de Poesia, de 22 a 26 de outubro. A equipe produtora do melhor vídeo votado pelo júri visitará os estúdios da TV Escola, no Rio de Janeiro, e participará de matéria especial sobre o universo de Jorge Amado.

Assessoria de Comunicação Social

Confira o regulamento do concurso na internet



Palavras-chave: Jorge Amado, poesia, concurso, TV Escola
 
Fonte: MEC

Portal TV Escola

Webconferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Hoje dia 28/08 as 09:30  Webconferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente‏. “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: formação de professores para a IV CNIJMA”.

Acesse o link para participar:http://webconf2.rnp.br/p97fh4c7q22/

5º ENCONTRO - OFICINA CEL. JUVÊNCIO


         Realizamos neste sábado dia 25/08/2012 das 07:00 às 11:00 h o último encontro da Oficina: "Aprendendo com as TIC´s", onde trabalhamos os Recursos Tecnológicos. Montagem e manuseio dos equipamentos da STE.

"QUERO PARABENIZAR A TODOS OS PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DESTA OFICINA, PELO SEU ESFORÇO E DEDICAÇÃO! PROFISSIONAIS ESTES DEDICADOS A ARTE DO ENSINAR!"















Postagem: Adriana dos Santos Barbosa Brandão - Gerenciadora/STE

Webconferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente‏

Dia 28/08 as 09:30 acontecerá Webconferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente‏. “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: formação de professores para a IV CNIJMA”.

Acesse o link para participar:http://webconf2.rnp.br/p97fh4c7q22/

ROSA PEDROSSIAN TEM O MELHOR IDEB


A Escola Rosa Pedrossian atingiu no ano de 2011, o melhor resultado da Rede Estadual no municipio de Miranda. No ano de 2011 foi estabelecido para o  9º Ano como meta 2.6, obtivemos 3.9  e para o 5º ano a meta de 4.0 obtivemos 4.1, tudo isso se deve ao esforço da Direção, Coordenação, Professores e Aluno.
Parabéns a todos!  


EE ECGambarra - Dois Irmãos do Buriti/MS Agentes Jovens



Os Agentes Jovens da Escola Estadual Estefana Centurion Gambarra, foram apresentados a comunidade escolar no dia 03/08/2012, esta metodologia faz parte do Projeto Jovem de futuro onde o jovem atua como protagonista do processo de mobilização da comunidade escolar e contribui para a conquista de objetivos estratégicos, como a melhoria da qualidade do ensino dos índices de frequencia e do clima coletivo. Os estudantes promovem e divulgam ações relacionadas ao projeto, além de atividades culturais, esportivas e vinculadas a preservação do meio ambiente. Ao desempenharem essas tarefas, tornam-se agentes de mudança, sendo vistos como exemplos a serem seguidos pelos colegas.




Equipe do Canal Futura esteve gravando programa na Escola.

No dia 10 de agosto a Equipe do Canal Futura este em Aquidauana na Escola Felipe Orro  para gravar uma entrevista com a professora, hoje aposentada,  e ex-diretora da Escola professora Neusa Iara. 
Esse novo programa do Canal Futura, contará a história de vários professores que hoje estão aposentados. Em Aquidauana a professora Neusa foi convidada a contar como iniciou sua careira e qual foi a expectativa do lado profissional. Este programa também tem como principal objetivo a valorização do profissional em educação. 
A equipe comanda pela reporter Paula, foi muito bem recebida pela atual diretora Marta Urbieta, eles gostaram da escola e de como ela é bem organizada.
O programa será exibido no mês de setembro sem data ainda defina.
Abaixo fotos dessa entrevista.
Professora Neusa Iara

Equipe do Canal Futura


Aequipe checando o melhor ângulo

A equipe gravando uma cena.


Gravação na parte externa da escola

Gravação na externa

Gravação na externa

Ultimas tomadas

Professora Neusa e a reporter Paula.
 

Blog ajuda a atrair o interesse de alunos em escola de Palmas


Competições, como as de futsal, estão entre as atividades desportivas oferecidas aos estudantes da escola de Palmas, com resultados importantes no processo de aprendizagem (foto: blog do CEM Castro Alves)A motivação inicial do professor de educação física Márcio Ricardo Medeiros Oliveira, ao criar um blog sobre esporte, era a de usar a internet para atrair a atenção de alunos. Três anos depois, e mais de 180 mil acessos, o blog é um sucesso entre os estudantes do Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas, Tocantins. Os resultados obtidos na aprendizagem vêm superando as expectativas.

“É uma ferramenta que pode fazer a diferença no aprendizado dos estudantes”, diz o professor. Criado em 2009, o blog faz parte do projeto Ensino Aprendizagem, Educação em Rede, elaborado por Márcio Ricardo para servir como elo entre o conhecimento e o aprendizado, de modo a contribuir para a abertura de uma perspectiva no processo de conhecimento.

No blog da escola, os alunos têm acesso ao conteúdo ministrado nas aulas de educação física e a todas as informações disponíveis sobre essa área, com links de acesso total ao conteúdo. Os estudantes também podem conferir notas ou faltas nos diários do professor. O processo de avaliação é feito no próprio blog, com provas postadas de acordo com cada série escolar.

É possível encontrar, ainda, material sobre temas transversais, como drogas, sexualidade, meio ambiente e benefícios da prática esportiva. “Levar essa tecnologia para a escola foi um desafio”, explica o professor, que precisou criar mais 38 blogs, que funcionam como links do principal.

Com licenciatura plena em educação física e bacharelado em comunicação social, com habilitação em jornalismo, Márcio Ricardo criou também um link com mais de duas mil fotos de projetos desenvolvidos por outros professores da escola, um mural de recados para os alunos e um espaço destinado aos estudantes de ensino médio, com provas e gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Hoje, todos os integrantes da escola reconhecem a importância do blog”, destaca.

Diante do êxito, do interesse e do envolvimento manifestado pelos alunos, o professor espera dar continuidade à ação e buscar inovações que deixem o blog sempre atraente e dinâmico.

Jogos — Márcio Ricardo também dá aulas e treinamento em basquete e futsal ao estudantes que participam dos Jogos Estudantis do Tocantins. Como a quadra de esportes não tem espaço para espectadores, a escola deu início, este mês, ao projeto Arquipet, destinado à construção de arquibancadas com o uso de garrafas plásticas (pet). O projeto prevê ainda a construção de um depósito para material esportivo, vestiário e mesas para jogos de xadrez e de tênis de mesa.

Fátima Schenini

Confira o blog do CEM Castro Alves

Saiba mais no Jornal do Professor
Palavras-chave: esporte na escola, aprendizagem, blog

Fonte: MEC 

SED realiza segunda etapa da formação para coordenadores de área


A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) realiza a segunda etapa da formação continuada para 798 coordenadores de área de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual de Ensino, no Eco Hotel do Lago e No Hotel Grand Park, em Campo Grande, durante os meses de agosto e setembro. O objetivo do encontro é melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, oferecendo a formação para os coordenadores que subsidiam a prática docente nas escolas.

Confira as datas e as escolas selecionadas para cada turma:

27 a 31 de agosto: 206 coordenadores de Matemática e Língua Portuguesa – Hotel Grand Park;

10 a 14 de setembro: 136 coordenadores de Matemática – Hotel Grand Park;

17 a 21 de setembro: 136 coordenadores de área de Língua Portuguesa – Hotel Grand Park.


Fonte: SED

SED realiza 1º Encontro de Monitoramento do Livro Didático



A Secretaria de Estado de Educação (SED) realiza esta semana o I Encontro de Monitoramento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos dias 22, 23 e 24/8, em Campo Grande, para diretores e coordenadores, representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), secretários Municipais de Educação e diretores dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) da Rede Estadual.
O monitoramento tem como objetivo contribuir para a socialização e universalização do ensino, reduzindo as desigualdades educacionais existentes, possibilitando a participação ativa e democrática do professor no processo de seleção dos livros didáticos promovendo, ainda, crescente melhoria física e pedagógica dos livros, garantindo sua utilização/reutilização por três anos consecutivos.
O encontro conta com palestras ministradas pelas representantes da Coordenadoria de Apoio às Redes de Ensino, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Ana Carolina Souza Luttner e Karina Aguiar, que durante a vistita a Mato Grosso do Sul participaram de reunião com a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, e visitaram as escolas da rede pública de ensino de Campo Grande.

Ontem (22), o evento começou com uma apresentação cultural do grupo de dança Jaraguetê, formado por estudantes da Escola Estadual Dona Consuelo Muller para os profissionais das escolas jurisdicionadas aos NTEs de Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porã, Glória de Dourados e da Undime.
Hoje, no mesmo local, a formação é para os profissionais das escolas jurisdicionadas aos NTEs de Corumbá, Aquidauana, Jardim, Três Lagoas, Coxim e Dourados. Já amanhã (24), o encontro é na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, para os profissionais das escolas jurisdicionadas ao NTE de Campo Grande e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da capital. 

ANHANGUERA/UNAES: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1800
EE Maria Constança Barros Machado: Marechal Cândido Mariano, 451

Fonte: SED

EE Cel Pedro José Rufino- Jardim/MS

Curtas na Escola - Vamos conhecer esse projeto?

As tardes no Cel. Rufino tem muitas novidades e uma delas é o seguinte projeto pedagógico. O projeto Curtas na Escola que tem o objetivo de usar os vídeos de curta duração para transmitir conhecimentos e tornar os espectadores críticos. Alunos e professoras do 1º Ano ao 5º Ano estão apreciando curtas-metragens na sala de tecnologia juntamente com o professor gerenciador tecnológico Francis Torres utilizando o site:  http://portacurtas.org.br/ como ferramenta pedagógica.

Primeiro curta exibido foi Rua das Tulipas

Os alunos produziram desenhos em sala de aula com suas professoras como produção do vídeo exibido na sala de tecnologia, demonstrando criatividade e capacidade de interpretação da atividade realizada no ambiente tecnológico.
Sinopse do curta: Um grande inventor acostumado a criar soluções para todo os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas, após ver a felicidade de todos seus vizinhos descobre que ainda faltava a felicidade de uma pessoa...

Essa foi a primeira atividade, aguardem as próximas.


Parabéns professoras do 1º ao 5º Anos do período da tarde!!!


Postagem: Francis Torres/Gerenciador Tecnológico 

EE Prof. Luiz Mongelli

ANIVERSÁRIO DE AQUIDAUANA 120 ANOS.











A Escola Estadual Professor Luiz Mongelli homenageia os fundadores do primeiro hospital a atender a todos os aquidauanenses, inaugurado no dia 14 de setembro de 1941tendo como orador Luiz Miranda Horta que elogiou o desprendimento dos fundadores e a inestimável participação da população aquiduanense.Esta é uma história que deve merecer um registro especial na vida da Princesa do Sul pelo fato de ter começado na iniciativa de pessoas que lutavam pelo bem estar de uma população, sem visar interesses que não o de servir, trabalho que foi reconhecido ao longo do tempo e hoje fez por merecer o apoio do poder público, que cumpre assim, a sua obrigação, dando ao povo aquilo que lhe é de direito. PARABÉNS AQUIDAUANA PELO120 ANOS RUMO AO DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DE SEU POVO!!!

CONCURSO PEQUENOS LEITORES FUTUROS POETAS - 9ª SEMANA DE POESIA DA TV ESCOLA

TV Escola - Canal da Educação

REGULAMENTO - CONCURSO PEQUENOS LEITORES FUTUROS POETAS - 9ª SEMANA DE POESIA DA TV ESCOLA

titles pequenos leitores
     

Concurso Pequenos Leitores, Futuros Poetas 

 9ª Semana de Poesia da TV Escola

Como participar do concurso?

Clique Aqui !

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score