Abertas as inscrições para o 42° Concurso Internacional de Redação de Cartas

Estão abertas as inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela UPU – União Postal Universal, sediado em Berna – Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Participam estudantes com até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.

Os Correios participam, voluntariamente, pois o Concurso está alinhado a um dos objetivos do Milênio que é “Educação Básica de Qualidade para Todos” da Organização das Nações Unidas (ONU). Objetivos esses que o Brasil aderiu junto à ONU. Além do incentivo à educação, para os Correios, o Concurso deve promover o incentivo à leitura e produção textual.

No Brasil, este concurso é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las.

Na fase estadual são premiadas as três melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta que irá representar o Brasil na fase internacional. Para saber mais sobre o concurso, prazos de inscrição e regulamento,  clique aqui.

Fonte: SED

SED divulga orientações sobre escolha dos membros dos Colegiados Escolares







A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) divulga, para as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, resolução e instrução normativa sobre o processo eleitoral para a escolha dos membros dos Colegiados Escolares:






 

SED divulga orientações sobre operacionalização e matrículas na Educação de Jovens e Adultos




A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) divulga orientações preliminares para a operacionalização do Projeto Pedagógico de cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e orientações sobre as matrículas no curso de EJA nas etapas do ensino fundamental e ensino médio. Confira:

Fonte: SED

Maria Nilene é reeleita presidente do Consed


A secretária estará a frente do Conselho durante a gestão de 2013 e 2014
A Secretária de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, foi reeleita nesta quinta-feira (21/02) em Brasília para o segundo mandato consecutivo à presidência do Conselho Nacional de Secretários de Educação, cuja gestão será de dois anos (2013/2014).
Eleita por unanimidade a secretária comandará juntamente com mais quatro vice-presidentes divididos por região para comandar a presidência do Conselho durante o biênio. O resultado ficou assim:

- 1º vice-presidente:Eduardo Deschamps (SC)
- 2º vice-presidente: Klinger Marcos Barbosa Alves (ES);
- 3º vice-presidente: Osvaldo Barreto Filho (BA);
- 4º vice-presidente: Cláudio Cavalcanti Ribeiro (PA);
O Conselho Fiscal da entidade também foi definido e terá como titulares os secretários: Átila Lira (PI), Denilson Bento da Costa (DF), e Isabel Fátima de Luz (RO). Os suplentes são Daniel Queiroz Sant'Ana(AC), Maria Izolda Coelho (CE) e Belivaldo Chagas Silva (SE).
Segundo Maria Nilene, o principal desafio da gestão da presidência do Consed é dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos, ouvindo todas as reivindicações dos estados e criando assim um ambiente favorável para resolver juntos os desafios da educação. "Precisamos continuar fortalecendo nossas parcerias governamentais e buscar novas para melhorar os programas que o Consed desenvolve como por exemplo o Progestão e Prêmio Gestão Escolar. Como prioridade faremos as regiões regionais para alinhar os desafios dos estados as estratégias do Consed.", disse Nilene.
O Consed é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. O órgão tem como objetivo promover a integração das Secretarias de Educação, visando o desenvolvimento de uma educação com qualidade, além de participar na formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação.
Fonte: SED

Governo assina edital com 1.200 vagas para concurso do magistério no dia 28



O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED) e Secretaria de Estado de Administração (SAD), junto à Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), realiza ato de assinatura do edital do concurso para professores da Rede Estadual de Ensino no próximo dia 28, na sede da Fetems, às 19 horas.
 
Foram autorizadas pelo Executivo estadual 1.200 vagas. De acordo com a secretária de Estado de Administração, Thie Higuchi, após a assinatura, o governo publicará o edital com todas as informações. “O edital terá todas as informações sobre as vagas, disciplinas, datas e locais das provas. Neste concurso as provas serão realizadas nos municípios de Campo Grande, Três Lagoas, Naviraí e Dourados. Os candidatos devem observar os locais da prova e escolher os municípios com as vagas a que pretende concorrer”, afirmou a secretária estadual de Administração.
 
A realização do concurso público para professores da Rede Estadual de Ensino é o último ponto do Pacto de Valorização da Educação Pública, firmado entre a Fetems e o governo do Estado, no mês de outubro do ano passado (2012), de acordo com o presidente da Federação, Roberto Magno Botareli Cesar: “o acordo firmado possibilitou inúmeros avanços para a categoria. Avançamos nas conquistas e vamos continuar lutando para conseguirmos mais melhoras para a carreira dos trabalhadores em educação e para a qualidade do ensino público”, ressaltou o diretor da Fetems.
 
Conforme explicou o presidente da Federação, após a publicação do edital, a entidade já começará a debater com a Secretaria Estadual de Educação a realização do concurso dos funcionários administrativos em educação. “É necessário um tempo para a organização dos novos administrativos nas escolas, para que a Secretaria saiba quantas vagas ainda necessitam para realização de um novo concurso”, disse Roberto.
 
O governo tem convocado os funcionários que haviam passado no concurso realizado em dezembro de 2011. A última dessas convocações foi publicada no Diário Oficial do dia 15 de fevereiro e chamou 48 administrativos para a posse.
 
Roberto Botareli disse que este ano a prova do concurso será regionalizada, não somente em Campo Grande como nos concursos anteriores. “Essa é uma das principais solicitações da categoria, pois isso facilita muito o acesso ao concurso, portanto reivindicamos e conseguimos que a prova seja realizada além de Campo Grande, em Dourados, Naviraí e Três Lagoas”, disse em reunião realizada no dia 18 deste mês, com o governador André Puccinelli.
 
Concurso
 
Para participar é necessário ter nível superior. Aqueles que possuem especialização, mestrado e doutorado obterão mais pontos.
 
Na prova, disciplinas específicas terão peso seis, português terá peso dois e o restante das questões, peso um. Para ser aprovado será necessário acertar pelo menos 50% da prova específica e não zerar nenhuma das demais disciplinas.
Fonte: Notícias MS

ProUni - Convocados na segunda chamada devem fazer a matrícula até esta terça

Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm prazo somente até esta terça-feira, 19, para apresentar os documentos e providenciar a matrícula na instituição de ensino. O resultado da segunda convocação pode ser conferido pela internet.
Os candidatos não selecionados nesta segunda chamada podem integrar a lista de espera do programa. A adesão deve ser feita nos dias 24 ou 25 próximos. A primeira convocação da lista de espera será divulgada no dia 28.
Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
O resultado da segunda chamada está na página do ProUni na internet.

Fonte: SED

Cadastramento para processo seletivo interno para coordenadores pedagógicos está disponível hoje no Portal de Sistemas da SED




A Secretaria de Estado de Educação iniciou, junto às unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, o processo seletivo interno para professores interessados em exercer a função de coordenador pedagógico. Os interessados deverão adequar-se ao perfil estabelecido na Resolução SED/MS n. 2502, de 20 de dezembro de 2011, no Edital 6/2013, publicada no Diário Oficial n. 8366, de fevereiro de 2013, páginas 4 e 11.
O professor apto para exercer a função de coordenador pedagógico não poderá atuar como docente neste período, pois será designado 40h/aula semanais;
Poderão participar do processo seletivo professores que atendam aos seguintes critérios:
I – ser portador de diploma de ensino superior em licenciatura plena, independente do objeto de concurso;
II - ser estável e integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado de Mato Grosso do Sul, ocupante do cargo de professor;
III - ter concluído o estágio probatório até a data de publicação desta Resolução;
IV - estar no efetivo exercício das atividades correspondentes às atribuições do cargo de professor ou de professor desempenhando a função de Coordenador-Pedagógico;
V – estar lotado em unidade escolar da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul.

Os candidatos aprovados no processo seletivo comporão Cadastro de Professores aptos para exercerem a função de coordenadores pedagógicos nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo que o cadastro terá validade de quatro anos. O candidato assumirá vaga disponível na unidade escolar para a qual se inscreveu e está lotado.

A finalidade é compor um banco de cadastro de professores efetivos e estáveis para atuarem na Coordenação-Pedagógica temporariamente;
Hoje (15), o (a) Diretor (a) da unidade escolar deverá preencher a ficha de cadastramentos dos interessados em participar do processo seletivo, das 7h às 17h, conforme descrito no item 2.1 do edital n.6/2013 publicado no DO. n. 8366 de 04 de fevereiro de 2013. A ficha de cadastramento estará disponível no site: http://sistemas.sed.gov.br . Os diretores que ainda não têm a senha do Portal de Sistemas da SED deverão cadastrá-la clicando no ícone inferior esquerdo, CADASTRO DE USUÁRIOS.
O processo se dará mediante Prova Objetiva composta de 80 questões de caráter eliminatório ocorrendo em Campo Grande/MS, no dia 3 de março às 8 horas.
Posteriormente será divulgada a relação dos candidatos inscritos e os locais de realização das provas
Fonte: SED

Formação de técnicos vai ajudar a fortalecer conselhos escolares

A partir deste mês, o Ministério da Educação vai capacitar mais de 1,8 mil técnicos das secretarias estaduais e municipais de Educação por meio de cursos de extensão a distância de formação continuada em conselhos escolares. As atividades serão ministradas nas universidades federais do Ceará (UFC), de São Carlos (UFSCar), de Santa Catarina (UFSC) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A UFSCar ofertará o curso em São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Paraná. A UFC, no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Ceará, Maranhão e Mato Grosso do Sul. A UFSC e a UFRRJ só atuarão no estado de origem. Outras instituições federais devem aderir ao programa no segundo semestre deste ano.

Realizado anualmente desde 2005, o curso de formação continuada em conselhos escolares já capacitou 25 mil técnicos das secretarias de Educação em todo o país. Ao fim das atividades de preparação, os profissionais ficam responsáveis pela implantação e fortalecimento dos conselhos escolares em escolas da rede pública. Aos conselhos escolares cabe reforçar o projeto político-pedagógico da escola, além de estimular a participação de toda a comunidade.

O curso foi idealizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC como parte das atividades do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Com o objetivo de contribuir com os sistemas de ensino, o programa, desde 2004, desenvolve ações para ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas, bem como instituir, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, políticas de implantação e fortalecimento de conselhos escolares.

Mais informações na página do programa na internet e no endereço eletrônico conselhoescolar@mec.gov.br.

Assessoria de Comunicação Social


Palavras-chave: educação básica, conselhos escola
 
Fonte: SED

Escolas públicas podem se inscrever nas Olimpíadas de Matemática a partir do dia 18

A Obemp (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) terá as inscrições abertas no próximo dia 18, e vão até dia 5 de abril. A olimpíada é um projeto do Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), existe desde 2005 e é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e pelo MEC (Ministério da Educação), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

As escolas públicas de todo Brasil podem se inscrever nos três níveis, o nível 1 para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, nível 2 para 8º e 9º anos e nível 3 para 1º a 3º anos do ensino médio.

A primeira fase será no dia 4 de junho e, quem se classificar, fará a segunda fase no dia 14 de setembro. A divulgação dos vencedores da olimpíada será no dia 29 de novembro. No total, 6 mil alunos serão premiados com medalhas e 46,2 mil alunos ganharão menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica da Obmep, em 2014.

Os interessados devem fazer as inscrições no site da Obemp .

Fonte: Obemp

Prorrogadas as inscrições para o ENCCEJA 2013





A Secretaria de Estado de Educação informa que foram prorrogadas, até as 23h59 (horário de Brasília) de 22/2, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA 2013)
As inscrições poderão ser feitas, via internet, no endereço eletrônico http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja. O exame acontece em 14/4/2013 para jovens e adultos, maiores de 15 anos, residentes no Brasil.

Caso o participante não receba o Cartão de Confirmação de Inscrição até 10 de março de 2013, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161. O Cartão de Confirmação de Inscrição também estará disponível no sistema de divulgação de local de prova no endereço eletrônico:

Relação dos municípios de aplicação das provas.

Alcinópolis
Itaquiraí
Amambai
Jaraguari
Anastácio
Jardim
Aparecida do Taboado
Ladário
Aquidauana
Laguna Carapã
Bataguassu
Maracajú
Bodoquena
Miranda
Bonito
Naviraí
Brasilândia
Nioaque
Caarapó
Nova Andradina
Campo Grande
Ponta Porã
Chapadão do Sul
Rio Brilhante
Corumba
Rio Verde de Mato Grosso
Coxim
São Gabriel do Oeste
Dourados
Sidrolândia
Iguatemi
Tacuru
Itaporã
Três Lagoas

Prazo de inscrições para tutores do e-Tec Brasil começa hoje (8)






A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) informa que as inscrições para o Processo Seletivo de Tutores Presenciais e Tutores a Distância do Programa e-Tec Brasil estarão abertas entre 8 e 12 de fevereiro, das 7h30 às 17h, no endereço eletrônico http://www.portaldoprofessor.ms.gov.br/ .

A seleção visa a contratação temporária para exercer função específica de Tutoria, em decorrência da oferta do Curso Técnico em Serviços Públicos: Eixo Tecnológico Gestão e Negócios - Educação Profissional Técnica de nível médio - na modalidade educação a distância, por meio da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec Brasil, com carga horária de trabalho de 20 horas semanais, período noturno, observadas as disposições contidas no edital, bem como as normas estabelecidas na Lei n. 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, Lei n. 11.502, de 11 de julho de 2007, Portaria MEC n. 1.243, de 30 de dezembro de 2009, e Resolução CD/FNDE n. 18, de 16 de junho de 2010, que estabelecem orientações e diretrizes para a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes dos cursos e programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica, e Decreto n. 7.589, de 26 de outubro de 2011, que institui a Rede e-Tec Brasil.

·         As vagas previstas para Tutores a Distância – 18 vagas, serão para o Município de Campo Grande, distribuídas por Polo de Apoio Presencial, com turmas de 50 (cinquenta) alunos.
·         As vagas previstas para Tutores Presenciais – 36 vagas, serão distribuídas por Polo de Apoio presencial, segundo Quadro 1 do edital.




N.
Polo de apoio presencial
Município
Endereço
1
EE Ernesto Rodrigues
Aparecida do Taboado
Avenida dos Estudantes, 1161
2
Núcleo de Tecnologia Educacional de Aquidauana
Aquidauana
Rua Estevão Alves Correa, 1434 - Bairro Alto CEP 79200-000
3
EE Manoel da Costa Lima
Bataguassu
Rua Dourados, 557 - Bairro Centro CEP 79780-000
4
EE Arlindo de Andrade Gomes
Campo Grande
Av. Julio de Castilho, 1360 – Santo Amaro
5
EE Olinda Conceição Teixeira Bacha
Rua da Camélias, 1446 - Conjunto Buriti - CEP 79091-020
6
EE São José
Cassilândia
Rua Sebastião da Silva Lata, 300 – Vila Izanópolis
7
EE Dr. Gabriel Vandoni de Barros
Corumbá
Rua Nossa Senhora da Candelária - Bairro Maria Leite - CEP 79310-050
8
EE Prof. Alício Araujo
Dourados
Rua José Luiz da Silva, 3020 - Bairro Terra Roxa II - CEP 79840-490
9
EE Coronel Pedro José Rufino
Jardim
Rua Prof. Antonio P. Pereira, 570 - Vila Angélica - CEP 79.240-0002
10
EE Padre Constantino de Monte
Maracaju
Rua 2 Waltrudes Ferreira Muzzi, s/n, Centro, CEP: 79150-000
11
EE Marechal Rondon
Mundo Novo
Av. Campo Grande, 430 –: Berneck
12
Nucleo de Tecnologia Educacional de Naviraí
Naviraí
Rua Riachuelo, 69, CEP 79950-000
13
EE Irman Ribeiro de Almeida Silva
Nova Andradina
Rua Arthur da Costa e Silva, 999 – Centro
14
EE Joaquim Murtinho
Ponta Porã
Rua General Osório, 321 - Centro
15
EE Thomas Barbosa Rangel
Rio Verde de Mato Grosso
Av. Barão do Rio Branco, 50 – Centro
16
EE Sidrônio Antunes de Andrade
Sidrolândia
Rua Targino de Souza Barbosa, 191 - Centro
17
EE Comandante Maurício Coutinho Dutra
Sonora
Rua da Cana, 72
18
Núcleo de Tecnologia Educacional de Três Lagoas
Três Lagoas
Rua Antônio Trajano, 603 - Centro - CEP 79601-000

1.      DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL

1.1  O candidato deverá atender, para contratação, os seguintes requisitos:

 I.     ser professor em atividade na Rede Pública de Ensino;
II.     ter experiência comprovada no magistério de, no mínimo, 01 (um) ano;
III.     o candidato deverá ter experiência comprovada em tutoria para cursos na modalidade de educação a distância (documento a ser entregue na entrevista).
IV.     Ter disponibilidade para exercer as atribuições especificadas no item 2.1 do manual de atribuições, deveres e direito dos bolsistas, Anexo I da Resolução CD/FNDE n. 18, de 16 de junho de 2010;
V.     Não ter vínculo com outro programa de bolsas de estudo (CAPES/FNDE/MEC);
VI.     Ter habilidade para utilizar computadores, principalmente a Plataforma Linux Educacional versão 3.0, Aplicativos Open Office e Plataforma Moodle - Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
VII.     Ter disponibilidade para cumprir 20 (vinte) horas de atividades semanais, no período noturno, no Polo de Apoio Presencial do município escolhido no ato da inscrição.

2.    DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA

2.1              O candidato deverá atender, para contratação, os seguintes requisitos:

I. ser professor em atividade na Rede Pública de Ensino;
II. ter experiência comprovada no magistério de, no mínimo, 01 (um) ano;
III. o candidato deverá ter concluído curso direcionado para área educacional na modalidade a distância (documento a ser entregue na entrevista);
IV. ter disponibilidade para exercer as atribuições especificadas no item 2.7 do manual de atribuições, deveres e direito dos bolsistas, Anexo I da Resolução CD/FNDE n. 18, de 16 de junho de 2010;
V. não ter vínculo com outro programa com bolsas de estudo CAPES/FNDE/MEC;
VI. ter habilidade para utilizar computadores, principalmente a Plataforma Linux Educacional versão 3.0, Aplicativos Open Office e Plataforma Moodle - Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
VII. ter disponibilidade para cumprir 20 (vinte) horas de atividades semanais, no período noturno, no Polo Oferta/Escola Certificadora, localizado no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima – CEPEF, Campo Grande/MS.

3.      DAS INSCRIÇÕES

5.1 O candidato deverá tomar conhecimento deste edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos no item 3.

5.2 Preencher o Formulário de Inscrição disponível no site www.sed.ms.gov.br

5.3 Preencher o Termo de Compromisso, disponível no site www.sed.ms.gov.br, declarando ter disponibilidade para cumprir 20 (vinte) horas de atividades semanais, no período noturno.
a. Os Tutores Presenciais cumprirão atividades presenciais no Polo da Rede e-Tec Brasil – Polo de Apoio Presencial (Quadro 1) para o qual se candidataram e atenderão os alunos do Curso Técnico em Serviços Públicos: Eixo Tecnológico Gestão e negócios - Educação Profissional Técnica de nível médio - na modalidade à distância.
b. Os Tutores a Distância cumprirão essas atividades no Polo Oferta/Escola Certificadora - Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima – CEPEF, Campo Grande/MS, para atender ao Curso Técnico em Serviços Públicos: Eixo Tecnológico Gestão e Negócios - Educação Profissional Técnica de nível médio - na modalidade a distância.

5.4 Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional, com documentação incompleta ou realizada por meio de correspondência postal ou fax-símile.

6. LOCAL DE INSCRIÇÕES

6.1              As inscrições serão realizadas apenas via Internet, no endereço eletrônico: http://www.sed.ms.gov.br, sendo necessário concordar com o Termo de Compromisso e seguir para o preenchimento do cadastro. Após o preenchimento o candidato deverá “salvar” para imprimir o comprovante de inscrição.

6.2  Neste Processo Seletivo Simplificado não haverá taxa de inscrição.


Fonte: SED

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score