Encontro Estadual discute inclusão de índios e negros na didática das escolas

Eduardo Orácio


Termina amanhã (5), o XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul. O evento realizado na UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, teve início na segunda-feira (1º) e aborda o tema História e Diversidade: Ensino e Pesquisa nas Fronteiras e tem o objetivo de socializar posturas e produções utilizadas em pesquisas envolvendo o estudo da história afro-brasileira e indígena.
O coordenador do curso de história da UCDB, Carlos Augusto Ferreira de Oliveira (Guto), explica que o tema abordado neste ano tenta remeter a uma mais didática da história indígena e africana.
“Historicamente o Brasil priorizou a visão eurocêntrica e a partir do século XX começa tendência de valorização da cultura”, aponta.
Guto explica também que, por haver ainda muito preconceito, eventos como esse discutem a quebra de paradigmas. “Precisamos valorizar o diferente. Esse evento é um momento primordial na história do Estado justamente pela busca desta valorização.”.
Livro
Durante o evento foi realizada a publicação da coleção “Outras Histórias”, livro didático para alunos da 1ª a 5ª série do ensino fundamental que tem como intuito evitar a visão pejorativa do negro e do índio.
Segundo um dos autores do livro Giovani José da Silva, doutor em história e especialista em antropologia, a publicação aborda o respeito ao outro, ao diverso.
“Procuramos discutir temas que não aparecem em livros didáticos como a revolução haitiana, a afroamérica, o vodu, a revolta peruana e Tupac Amaru, além de temas da atualidade como a eleição de Obama e do indígena Evo Morales. Todas estas questões são mal abordadas e suprimem a história de negros e índios na construção e desenvolvimento da América.”, explica.
A coleção, escrita com a colaboração de cinco estudiosos, procura também trabalhar as atividades de uma forma mais didática. “Há atividades em braile, libras, palavras indígenas e africanas, para que o aluno possa ter contato com culturas e diferentes formas de lidar com as pessoas que possuem algum tipo de limitação.”.
Giovani diz ainda esperar que a Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul torne o livro como parte da grade curricular. “A Secretaria de Educação do Maranhão nos procurou com interesse em utilizar o livro como referência. Neste caso, estamos trabalhando junto a um pesquisador de lá que irá elaborar uma cartilha mais próxima a realidade deles.”.
A coleção “Outras Histórias” foi publicada pela editora Alvorada e, além de Giovani, possui como autores a doutora em educação pela USP – Universidade de São Paulo; Maura Tânia Guimarães – especialista em políticas públicas para educação; Maria Celma Borges – doutora e mestra em história e Raquel Elizabeth Saes Quiles – graduada em pedagogia e mestra em educação.
Encontro
O Encontro de História de Mato Grosso do Sul é organizado pela Seção sul-mato-grossense da Associação Nacional de História (ANPUH). Acontece desde 1992 a cada dois anos e é o principal evento da área de história no estado. Em todas as edições, o evento teve a participação de pesquisadores de outros estados do Centro Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil, bem como dos países fronteiriços Paraguai, Bolívia e Argentina, e do Canadá.
Eduardo Orácio
Historiadores Giovani e Guto observam que encontro reúne grandes pesquisadores do Estado
O evento é apoiado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI/UCDB), Programa Rede de Saberes, UCDB, Curso de História da UCDB, LABHIS, CRIA/Curso de Design/UCDB, ADUCDB, ACP, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, Gráfica e Editora Alvorada, FUNDECT/MS e Grupo Escoteiro Lobo Guará 12º MS.
Fonte: Midiamax

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score