Uso pedagógico do blog – o Edublog José Carlos Antonio* Cinco anos atrás eu escrevi um artigo intitulado Blogs, Flogs e a inclusão websocial. Na época, o foco do artigo consistia em mostrar que estava nascendo uma forma de inclusão social na Web, a que eu chamei de "inclusão websocial", em que usuários sem conhecimentos da linguagem HTML e de outras linguagens de criação de páginas para a Web podiam começar a criar seus sites e, assim, conquistar seu espaço de autoria na Web por meio dos blogs, dos flogs e de outras ferramentas que então estavam despontando na rede (inclusive o Orkut). Naquela época, os blogs eram vistos por muitos professores como "coisa de adolescente", pois os blogs nasceram com a inspiração de serem "diários digitais" e, além disso, a maioria dos blogs brasileiros tinha de fato esse formato, pois eram blogs criados por adolescentes e que tinham como público alvo outros adolescentes. O fato é que os adolescentes saíram na frente e criaram seus blogs, tornam-se autores e ocuparam seu espaço na Web, enquanto os professores, em sua maioria, ainda discutiam se valia ou não a pena usar novas tecnologias na educação. O tempo passou. Cinco anos, na história da Web, é um tempo imenso! De 2004 para cá, os blogs brasileiros caíram também no gosto de muitos "adultos". Jornalistas, profissionais liberais, donas de casa e (vejam só!) até mesmo professores começaram a ocupar cada vez mais a blogosfera. Hoje em dia eu creio que seja bobagem discutir a utilidade das TIC na educação, ou explicar o que é um blog, mas talvez ainda seja tempo de falar um pouco sobre o uso pedagógico dos blogs, principalmente tendo em vista que a cada dia mais e mais professores ingressam nesse incrível mundo da publicação e da autoria. Apesar de sua origem com formato e pretensão de diário", o blog é, na verdade, um site. Ter um blog ou ter um site é a mesma coisa se o objetivo for possuir um endereço na Internet onde se possam publicar materiais diversos. A única diferença é que um site, no sentido original do termo, é um espaço que requer a criação não apenas de conteúdo, mas também de layouts, programações em HTML, CSS, javascript, PHP, SQL e outras linguagens usadas na Internet. O blog, no entanto, oferece toda essa programação, o layout, as ferramentas de divulgação e até mesmo seu endereço na Web prontos, de forma que aos seus donos cabe apenas prover o conteúdo. E é aí que está o "X" da questão! Para que um blog sobreviva na blogosfera e cumpra seu papel como espaço de publicação e autoria, ele precisa ter pelo menos quatro requisitos básicos: 1. Possuir um objetivo claro 2. Visar a um público específico 3. Possuir conteúdo útil para o público visado 4. Ser atualizado frequentemente Continue lendo a matéria, clique aqui. Fonte:EducaRede
Ensinar com Internet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fique por dentro
-
Professor Tradicional ou Professor WEB 0.0 Professor Digital Professor WEB 2.0
-
Foi realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2010 no NTE de Aquidauana Oficinas de Blog, Google Docs e Como Pesquisar na Internet . Essas...
-
A Secretaria de Estado de Educação (SED), a fim de alcançar resultados cada vez ma...
-
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), vai premiar, em 2012, 14.910 melhores alunos das escolas da Rede Es...
-
O USO DE TWITTER NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
-
Com o objetivo de incentivar e promover a leitura, a Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca, de Aquidauana, realiza amanhã (18), às 8...
-
O Programa de Formação Continuada - Progestão- promovido pelo CONSED e de grupo de Secretarias da Educação, com o apoio de cooperação da ...
-
Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 28, portaria com a lista de obras aprovadas no Programa Nacional...
-
No sábado (31), a Escola Estadual Coronel Juvêncio comemorou com a comunidade escolar seus 6...
-
No dia 21 de março ocorreu na Sala de Tecnologia da Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian do município de Miranda, a Reunião Pedagógica co...
Marcadores
Aniversário
Blog da escola
CEJAR
Curiosidades
Dicas da semana
EDUCAREDE
EJA
ENEM
Especialiação
FESTA
FIES
LIBRAS
MEC
Medeiros
Mestrado
noticias
NOTÍCIAS
Nova Escola
NTE/AQUIDAUANA
PORTAS CURTAS
Prêmio
PRONATEC
ProUni
SED
SED/MS
SISU
SUGESTÕES
TURBINE SUA AULA
TV Escola
Vestibular
vídeo
Vídeo - NTE/Aquidauana
VISITA AS ESCOLAS
Webconferência
Encontre aqui
-
▼
2011
(201)
-
▼
janeiro
(24)
- Começa hoje 31/01 a 11/02 inscrições para o Curso ...
- E-Tec Brasil / NTE Aquidauana/ SED, oferece Curso ...
- Segunda fase de matrículas na Rede Estadual de Ens...
- NTE de Aquidauana divulga a relação dos alunos se...
- Ensalamento para o 6° Processo Seletivo para STes ...
- Alguns sites e textos interessantes.
- Ensinar com Internet
- Segunda fase de matrículas na Rede Estadual de Ens...
- UEMS publica edital de retificação do concurso par...
- Wikipédia faz 10 anos com muitos desafios pela frente
- Relação de candidatos para processo de seleção par...
- Revista TV Escola - Tecnologias na Educação 3ª Ed....
- Notícias Primeira fase de matrículas na Red...
- O NTE DE AQUIDAUANA INFORMA SOBRE O PROCESSO SELET...
- SED publica resolução para designação e lotação do...
- Matrículas na Rede Estadual de Ensino iniciam-se h...
- Primeira fase das matrículas na rede estadual de e...
- Encerram-se hoje as inscrições para cursos profiss...
- Sed aprovou nesta terça-feira os projetos pedagógi...
- Notícias Educação profissional está com ins...
- Termina hoje as inscrições para professores tempor...
- Vídeo de Apresentação da série SUA ESCOLA NOSSA ES...
- Termina amanhã as inscrições para professores temp...
- Primeira fase das matrículas na rede estadual de e...
-
▼
janeiro
(24)
0 comentários:
Postar um comentário