A superação da didática tradicional O avanço tecnológico possibilita ao aluno o acesso a uma complexidade de informações já prontas no que se refere aos conteúdos disciplinares. Esse fato implica também no desestímulo quanto à leitura e à pesquisa em outras fontes bibliográficas que não sejam ligadas ao contexto virtual.
Assim sendo, a figura do professor já não é tão idealizada quando comparada a outros tempos, pois a busca por novos conhecimentos muitas vezes se resume em apenas um toque e pronto! Já está saciado todo o anseio, e talvez a aprendizagem se realize em um ambiente que atenda melhor as expectativas, diferente da sala de aula.
Diante disso, a tarefa do educador em buscar novas alternativas para a efetiva aplicação de sua didática tornou-se uma constante. É preciso que haja um relacionamento fraterno, contudo, sem perder o total domínio do sentimento de autoridade.
Dentre essas alternativas figuram-se o uso dos recursos tecnológicos para a aplicação de conteúdos, pois é uma maneira de tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e versáteis.
É como se o educador se dispusesse a “mergulhar” no universo do aluno, fazendo com que o mesmo se tornasse um sujeito ativo de seu próprio conhecimento, como é o caso de proporcionar uma aula no laboratório de informática em substituição ao método da aula expositiva e dialogada.
Mediante esses propósitos instaura-se um termo que é de fundamental importância - “o despertar do interesse por parte do aluno”. De posse deste recurso, toda e qualquer atividade didática terá um fim em si mesma - o ensino X aprendizagem realizado de maneira satisfatória.
No que se refere às aulas de Língua Portuguesa, é extremamente proveitoso trabalhar os diferentes gêneros textuais, como, por exemplo, instigando os educandos a criarem seu próprio blog, podendo assim compartilhar informações com outros estudantes.
Criar e revisar textos no próprio editor, tal procedimento permite refazer/acrescentar algo que achar conveniente, sem ter que partir para uma reescrita propriamente dita.
Proporcionar momentos para que os alunos tenham a oportunidade de elaborar trabalhados possivelmente sugeridos, utilizando, usufruindo das ferramentas oferecidas pelos programas, no caso o Power Point.
Recursos como estes diversificam a prática pedagógica, promovendo uma efetiva interação dentro do contexto escolar, contribuindo, portanto, para a eficácia dos resultados pretendidos.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
FONTE: http://www.blogeducacao.org.br/
A superação da didática tradicional
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fique por dentro
-
Professor Tradicional ou Professor WEB 0.0 Professor Digital Professor WEB 2.0
-
Foi realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2010 no NTE de Aquidauana Oficinas de Blog, Google Docs e Como Pesquisar na Internet . Essas...
-
Com o objetivo de incentivar e promover a leitura, a Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca, de Aquidauana, realiza amanhã (18), às 8...
-
A professora Candida Aparecida Alves da Cunha, pertencente ao quadro de professores da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade do m...
-
Alunos da rede estadual de ensino têm até hoje (06) para realizarem a confirmação da permanência nas unidades de ensino da rede estadual de ...
-
O Programa Estadual de Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), está com as ins...
-
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), vai premiar, em 2012, 14.910 melhores alunos das escolas da Rede Es...
-
O USO DE TWITTER NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
-
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) realizará, durante esta semana, no Eco Hotel Chácara do Lago, em Campo ...
Marcadores
Aniversário
Blog da escola
CEJAR
Curiosidades
Dicas da semana
EDUCAREDE
EJA
ENEM
Especialiação
FESTA
FIES
LIBRAS
MEC
Medeiros
Mestrado
noticias
NOTÍCIAS
Nova Escola
NTE/AQUIDAUANA
PORTAS CURTAS
Prêmio
PRONATEC
ProUni
SED
SED/MS
SISU
SUGESTÕES
TURBINE SUA AULA
TV Escola
Vestibular
vídeo
Vídeo - NTE/Aquidauana
VISITA AS ESCOLAS
Webconferência
Encontre aqui
-
▼
2010
(188)
-
▼
março
(48)
- Paleontólogos descobrem dinossauro "comedor de for...
- 2ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrev...
- Concurso de Redação “Beba Saúde”
- MS em Letras - I Encontro Estadual do Livro e Leitura
- PLANEJAMENTO
- DITADO INTERATIVO
- EducaRede - Minha Terra - Aprender a Inovar
- MS em LETRAS - I Encontro Estadual do Livro e Leitura
- Linux educacional 3.0: explorando a área de trabalho
- Olhar fotográfico - Artes
- Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem
- Planejamento do uso da tecnologia: a chave para o ...
- Abertas as inscrições para a 2ª Olimpíada de Língu...
- Escolas entram na luta contra obesidade infantil
- Anastácio: Escola Maria Corrêa terá nova quadra de...
- Sugestões de Links
- Governador entrega amanhã reforma de escola em Gui...
- Programa Ciclo Sustentável Philips
- LISTAGEM CONVOCADOS -STEs
- INAUGURAÇÃO DAS ESCOLAS - AQUIDAUANA E ANASTÁCIO.
- A superação da didática tradicional
- PLATAFORMA FREIRE
- LISTAGEM CONVOCADOS -STEs
- SED-MS
- SUGESTÃO PARA PÁSCOA
- INAUGURAÇÃO DE ESCOLA
- EDUCAREDE - DESTAQUE DA SEMANA
- Projeto "Minha leitura virtual, minha escrita digi...
- EDUCAREDE - TV na Educação > O trabalho com TV na ...
- PRÊMIO EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS
- II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
- PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
- Servidores terão desconto em cursos de graduação n...
- PORTA CURTAS - SUGESTÃO DE VÍDEO
- Caminhos da Escola - ESTREIA 11 DE MARÇO 22H
- Olimpíada de Matemática
- 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas ...
- Escolas já podem realizar inscrições para Olimpíad...
- NTE DE AQUIDAUANA, PARABENIZA TODAS AS MULHERES.
- PROFISSÃO: Ciência da Computação é mais que usar c...
- Dengue é tema de projeto na escola
- Livro Didático - Cuidados com o Livro
- Prêmios do Concurso Internacional EducaRede
- Governo institui o Fórum Permanente de Educação e ...
- Vídeo conferência sobre Plano de formação de profe...
- O uso do computador na Educação
- Certificação de Conclusão do Ensino Médio pelo ENE...
- Dica de site - MATEMÁTICA
-
▼
março
(48)
0 comentários:
Postar um comentário