2ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Mato Grosso do Sul, segue desde a semana retrasada, na frente no ranking de adesão de todos os seus municípios na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, bem como os Estados de Roraima, Espírito Santo e Acre.

Ainda há tempo de participar. O prazo para inscrições e adesões, foi prorrogado para o dia 7 de junho. Os professores interessados devem fazer as inscrições, exclusivamente, pela internet no site www.escrevendoofuturo.org.br

Todos os inscritos recebem exemplares da revista “Na ponta do Lápis” e poderão integrar a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro. O material da Olimpíada, também, está disponível para download no site da Comunidade Virtual: http://escrevendo.cenpec.org.br

Podem participar professores da Rede Estadual de Ensino e seus estudantes do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nos gêneros: Poemas, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

Contato com a equipe da Olimpíada: 0800 771 9310

Mais informações com as técnicas-pedagógicas Célia Maria Vieira Ávalos ou Marina Silveira Saldanha pelo telefone 67 3318 2372.

Fonte: Coordenadoria de Educação Básica. COEB/SED.

Fonte: SED/MS

Cadastro para Professores atuarem nos CAAT 2010.

A Secretaria de Estado de Educação realizará inscrições para cadastramento de profissionais que desejam atuar nos Centros de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico – CAAT/ Programa Inclusão Digital, da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, para o ano de 2010.
A ficha de cadastramento estará disponível no site www.sed.ms.gov.br a partir do dia 17/05/2010 até o dia 21/05/2010.
Os interessados devem possuir formação superior com comprovante de colação de grau bem como domínio e conhecimento das ferramentas de informática, Open Office e Office.
As provas serão realizadas de acordo com o município escolhido no momento de sua inscrição no dia 30/05/2010.
O NTE Aquidauana será responsável pela aplicação das provas, nos municípios de Aquidauana, Bodoquena e Bonito.
A prova será prática e terá duração de 3 horas. O candidato terá que trazer um CD gravável para salvar sua prova.
As vagas são para as Escolas Doris Mendes Trindade – Aquidauana; EE Joaquim Mario Bonfim – Bodoquena e EE Luiz da Costa Falcão – Bonito.
Maiores informações no Núcleo de Tecnologia de Aquidauana ou pelos telefones: 0800 6472550; 3241 1061.
Fonte:Postado por JOSUÉ CABRAL

SED abre cadastro para escolha de profissionais para atuarem nos Centros de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico CAATs/Programa Inclusão Digital

A Secretaria de Estado de Educação publicou no Diário Oficial do dia 13 de maio de 2010, nas páginas 05 e 06, o Edital n.4/2010, para conhecimentos dos interessados, a abertura das inscrições para cadastramento de profissionais que desejam atuar nos Centros de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico - CAATs/Programa Inclusão Digital, da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, para o ano letivo de 2010.

O Objetivo dos Centros é promover a inclusão digital, por meio de qualificação profissional, com vistas a elevar o nível de bem estar social de maneira sustentável e a qualidade de vida dos membros da comunidade local no contexto da sociedade do conhecimento.

Os Centros estão implantados nos seguintes municípios:


Município Unidade Escolar
Alcinópolis EE Profª. Romilda Costa Carneiro
Amambaí EE Vespasiano Martins
Anaurilândia EE Guaicuru
Antônio João EE Pantaleão Coelho Xavier
Aparecida do Taboado EE Ernesto Rodrigues
Aquidauana EE Profª. Dóris Mendes Trindade
Aral Moreira EE Dr. Fernando Corrêa da Costa
Bandeirantes EE Ernesto Solon Borges
Bataguassu EE Prof. Luiz Alberto Abraham
Bela Vista EE Ester Silva
Bodoquena EE Joaquim Mário Bonfim
Bonito EE Luiz da Costa Falcão
Brasilândia EE Debrasa
Camapuã EE Abadia Faustino Inácio
Cassilândia EE São José
Coronel Sapucaia EE Eneil Vargas
Corumbá EE Dr. Gabriel Vandoni de Barros
Corumbá EE Maria Helena Albaneze
Costa Rica EE Santos Dumont
Coxim EE Profª. Clarice Rondon dos Santos
Deodápolis EE Edwirges Coelho Derzi
Dourados CEEJA de Dourados/ MS
Dourados EE Floriano Viegas Machado
Fátima do Sul EE Vila Brasil
Mundo Novo EE Profª. Terezinha dos Santos Mendonça
Nova Andradina EE Irman Ribeiro de Almeida Silva
Paranaíba EE Dr. Ermírio Leal Garcia
Paranhos EE Santiago Benites
Pedro Gomes EE Profª. Cleuza Teodoro
Rio Brilhante EE Profª. Ligia Terezinha Martins
São Gabriel D’Oeste EE Profª. Creuza Aparecida Della Coleta
Sete Quedas EE Guimarães Rosa
Sonora EE Comandante Maurício Coutinho Dutra
Taquarussu EE Dr. Martinho Marques
Três Lagoas EE Prof. João Magiano Pinto

FONTE: SED/MS

Lei Áurea

Princesa Isabel sancionou a lei que pôs fim à escravidão


Antonio Carlos Olivieri*
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação


Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil. "Áurea" quer dizer "de ouro" e a expressão refere-se ao caráter glorioso da lei que pôs fim a essa forma desumana de exploração do trabalho. Em território brasileiro, a escravidão vigorou por cerca de três séculos, do início da colonização à assinatura da lei Áurea. Apesar disso, ainda hoje, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo, há formas de trabalho semelhantes à escravidão.

A sanção ou aprovação da lei foi, principalmente, o resultado da campanha abolicionista que se desenvolvia no Brasil desde a década de 1870, mas não se pode negar o empenho pessoal da princesa Isabel, então regente do Império do Brasil, para sua aprovação. Primeira senadora brasileira e primeira mulher a assumir uma chefia de Estado no continente americano, a princesa Isabel se revelou uma política liberal nas três vezes que exerceu a Regência do país.

Abolicionista convicta, já havia lutado pela aprovação da Lei do Ventre Livre, em 1871, e financiava com dinheiro próprio não só a alforria de dezenas de escravos, mas também o Quilombo do Leblon, que cultivava camélias brancas - a flor-símbolo da abolição.

Clique aqui para continuar lendo o texto.
Fonte:UOL

Estão abertas as inscrições do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010

Campo Grande (MS) - Estão abertas até o dia 2 de julho as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. O prêmio tem o intuito de valorizar e reconhecer os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizam tecnologia em processos de ensino e aprendizagem. Para os profissionais de educação que quiserem concorrer, acesse o site www.educadoresinovadores.com.br e siga as instruções.

Para o prêmio, foram oferecidas duas categorias. Na primeira, que é ensino básico, está permitida a inscrição de duplas de educadores e gestores da Rede Pública de Ensino independente da sua área de atuação, ou órgãos e instituições educacionais. Dentro da categoria, serão premiadas três categorias: Inovação em comunidade, colaboração e conteúdo.

Já na categoria ensino técnico, podem se inscrever individualmente educadores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação em escolas técnicas públicas. Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas contará novamente com o voto popular online.

Premiação

De acordo com a Educadores Inovadores, a premiação conta com três etapas. Até o dia 19 de julho, 12 projetos serão escolhidos e participarão da etapa nacional do prêmio, que será realizada em São Paulo no mês de agosto. Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional Microsoft Windows e o pacote de aplicativos Office.

Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em algum país da América Latina. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.

Em 2009, o Fórum Mundial foi sediado pela primeira vez no Brasil, em Salvador (BA), e premiou dois educadores brasileiros: o professor Lucrécio Filho de Oliveira, de Formoso do Araguaia (TO) e o educador Alex Vieira dos Santos. Na etapa nacional da premiação foram recebidos mais de 700 trabalhos.
Para acompanhar as novidades do prêmio, confira: www.educadoresinovadores.com.br

Thierre Monaco

Fonte: SED/MS

CRONOGRAMA - CURSOS PROINFO INTEGRADO - 2010 NTE AQUIDAUANA

O NTE de Aquidauana estará oferecendo aos professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual e municipal de Aquidauana e Anastácio, cursos do Proinfo Integrado, com objetivo de capacitar os professores para uma melhor utilização dos recursos tecnológicos na sala de tecnologia.
Nas escolas jurisdicionadas de Bonito, Dois Irmãos do Buriti e Miranda serão oferecidos aos professores e coordenadores no segundo semestre.Segue o cronograma abaixo:



CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O CRONOGRAMA.

Pesquisa mostra que 445 municípios do país ainda não têm bibliotecas

Pesquisa divulgada hoje (30) pelo Ministério da Cultura revela que em 445 cidades brasileiras ainda não há bibliotecas municipais. O índice representa 8% dos 5.565 municípios em todo o país. O estado com o maior número de cidades sem esses espaços para leitura é o Maranhão (61).

•Tocantins é o estado com maior índice de bibliotecas por grupo de 100 mil habitantes
•Bibliotecas municipais têm quatro funcionários em média, a maioria sem formação específica
•Censo: 29% das bibliotecas municipais oferecem internet
•Banda larga alcança 67,9% das escolas públicas do País
O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais foi realizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e encomendado pelo ministério.

De acordo com o levantamento, em 79% das cidades há bibliotecas municipais em funcionamento. Em 12%, elas estão em processo de implantação e em 1%, em fase de reabertura. O estudo foi feito entre setembro e novembro do ano passado. Em 2007 e 2008, 660 cidades não tinham bibliotecas municipais.

O perfil dos estabelecimentos indica uma média de 296 empréstimos por mês e uma frequência média de usuários de 1,9 vez por semana. A área física é de 177 metros quadrados, em média, e a maioria das bibliotecas (99%) não abre durantes os finais de semana, só funciona de segunda à sexta, de manhã e de tarde.

Os dados mostram ainda que 91% dos locais não oferecem serviços a pessoas com deficiência visual. O índice das bibliotecas que não dispõem de serviços para portador de necessidades especiais chega a 94%. Além disso, 88% dos estabelecimentos não têm nenhum tipo de atividades de extensão, como oficinas e rodas de leitura em escolas.

Segundo a pesquisa, 64% das bibliotecas municipais do país têm computador, 39% têm televisão, 28% têm videocassete, 27% têm aparelho de DVD e 24% ainda usam máquina de datilografia. Entretanto, 25% delas não contam com nenhum desses equipamentos.

Apesar do número razoável de estabelecimentos com computadores, nem a metade (45%) tem acesso à internet. Desses, apenas 29% prestam esse tipo de serviço aos usuários.

Paula Laboissière
Da Agência Brasil
Em Brasília

UOL Notícias

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score