Projeto “BR-262” promove oficina de foto para professores em Aquidauana “BR-262 – Faço parte deste Caminho” / Objetivo é que os professores utilizem a fotografia para complementar o trabalho realizado nas escolas


Ampliar
 
Ampliar
 
Professores, da rede municipal de ensino e de escolas estaduais que fazem parte do Núcleo de Tecnologia Educacional de Aquidauana, participaram do primeiro encontro da oficina de foto “Questões ambientais em foco”, promovida pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho”.

Segundo Christiane Gioppo, professora do PEA, o objetivo é desenvolver o olhar crítico das pessoas. “A foto será usada para ampliar e complementar o que está sendo desenvolvido na escola”, comenta.

Em grupos, os professores usaram obras de fotógrafos e fotojornalistas famosos como Sebastião Salgado e Victor Jorgensen para discutir o significado das imagens. “Queremos mostrar que a fotografia tem uma linguagem que precisa ser compreendida e analisada com os alunos”, diz Gioppo.

As aulas serão divididas em teóricas e práticas para que os participantes tenham noções básicas de técnicas fotográficas e possam produzir as fotos. O trabalho será replicado pelos participantes nas escolas para que os alunos também gerem imagens.

Para a professora Cíntia Gonzales o curso pode ser um ótimo instrumento para atrair a atenção dos alunos. “Na correria do dia a dia os professores acabam não diversificando as técnicas em sala de aula, mas a fotografia está presente na vida de todos e pode ser excelente forma de aproximar os alunos das disciplinas”, diz.

Temas

Entre os professores da rede estadual, os temas ainda não estão definidos. Maria Aratuzi, da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, elegeu o lixo como tema do ensaio, enfocando as sobras de lanche deixadas pelos estudantes. Para ela, é importante debater com os alunos sobre a responsabilidade de manter a escola limpa. “Não adianta olhar para fora da escola, é preciso focar no nosso comportamento. Também produzimos lixo e precisamos ser responsáveis por ele”, comenta.

Progetecs

Os Progetecs, responsáveis pelo setor de tecnologia das escolas estaduais da área de abrangência do NTE, também estão participando da oficina para apoiar o trabalho prático realizado pelos demais professores.

A primeira aula prática foi na prainha localizada as margens do Rio Aquidauana, que separa o município de Anastácio, e discutiu-se o significado das imagens produzidas, além de assistir ao episódio do documentário “Caçadores de Alma”, de Silvio Tendler, que traz depoimentos explicando a intensão do artista com determinada imagem. “O que importa é o ‘olhar’ do fotógrafo, a história quer contar. Isso é muito importante de se discutir com os professores”, fala Christiane.

Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um importante instrumento para a implantação de empreendimentos rodoviários, ferroviários e hidrovias que, de alguma forma, afetem o meio ambiente e, por consequência, a qualidade de vida das populações. O PEA possibilita ao indivíduo e à coletividade se perceberem como sujeitos sociais capazes de compreenderem a complexidade da relação sociedade-natureza, agindo em prol da prevenção de riscos e danos socioambientais causados por intervenções no ambiente.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à Gestão Ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.


 Assessoria de comunicação
 ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
 
Fonte:  http://www.aquidauananews.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score