Maior intercâmbio de estudantes pelos países do Mercosul é defendido pelo assessor internacional do Ministério da Educação, Rodrigo Lamego, e pelo educador equatoriano Diego Vega. Eles defenderam essa posição na abertura do 1º Seminário Interno do Setor Educacional do Mercosul, que acontece em Brasília até a próxima sexta-feira, 26. Para eles, somente com a mobilidade de estudantes e professores ocorrerá uma inclusão educacional no bloco.
“A verdadeira integração se faz por meio da educação. A verdadeira integração se faz pela mobilidade de docentes e estudantes”, afirmou Vega, representante do governo do Equador no evento. “Para promover uma maior mobilidade de estudantes pelo Mercosul, trabalhamos para aprimorar o sistema de validação de diplomas e de reconhecimento de títulos”, explicou Lamego, na abertura do seminário, ocorrido nesta quarta-feira, 24.
O objetivo do seminário é discutir as ações do novo plano de trabalho do Sistema Educacional do Mercosul (SEM) para o quinquênio de 2011 a 2015, do sistema educacional do bloco.
A vice-ministra de educação para gestão educativa do Paraguai, Diana Serafini, defendeu o seminário como um espaço onde todos os países podem se aprofundar no plano de trabalho quinquenal. Ela disse que seu país deseja fortalecer a integração educacional e uma identidade latino-americana no âmbito educacional.
Plano de trabalho – O plano de trabalho é orientado por oito princípios: confiança; respeito e consenso; solidariedade; cooperação; impacto; difusão e visibilidade; gradualidade, e diálogo e interação.
Entre os objetivos estratégicos do plano está a promoção e o fortalecimento de programas de mobilidade de estudantes, estagiários, docentes, pesquisadores, gestores, diretores e profissionais; a educação de qualidade para todos como fator de inclusão social, de desenvolvimento humano e produtivo; e a promoção de políticas que articulem a educação como um processo de integração do Mercosul.
Assessoria de Comunicação Social
Acesse o Plano de Trabalho Quinquenal do Sistema Educacional do Mercosul.
Palavras-chave: Mercosul, intercâmbio
Fonte: MEC
Educadores defendem circulação de estudantes pelo Mercosul
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fique por dentro
-
O diretor do NTE de Aquidauana esteve em reunião nas escolas jurisdicionadas EE Luiz da Costa Facão e EE Bonifácio Camargo Gomes do mun...
-
Campo Grande (MS) - Começam no dia 26 de setembro e vão até o dia 14 de outubro, as inscrições para o concurso público de provas e títulos...
Marcadores
Aniversário
Blog da escola
CEJAR
Curiosidades
Dicas da semana
EDUCAREDE
EJA
ENEM
Especialiação
FESTA
FIES
LIBRAS
MEC
Medeiros
Mestrado
noticias
NOTÍCIAS
Nova Escola
NTE/AQUIDAUANA
PORTAS CURTAS
Prêmio
PRONATEC
ProUni
SED
SED/MS
SISU
SUGESTÕES
TURBINE SUA AULA
TV Escola
Vestibular
vídeo
Vídeo - NTE/Aquidauana
VISITA AS ESCOLAS
Webconferência
Encontre aqui
-
▼
2011
(201)
-
▼
agosto
(13)
- Textos inscritos na olimpíada surpreendem pela qua...
- Docentes debatem em seminário o ensino da língua p...
- Educadores defendem circulação de estudantes pelo ...
- Encerramento de Curso - Proinfo
- Tecnologia na educação Trabalho com blogs aproxima...
- Tecnologia na educação Professora gaúcha descobre ...
- Pesquisa aponta dados sobre o uso de computadores ...
- Parabéns Professor Alessander e alunas da EE Luiz ...
- Estão abertas as inscrições para o Parfor Presenci...
- PARABÉNS PROFESSORAS/STE DA EE MARIA CORRÊA DIAS -...
- Concurso Público - Educação Básica
- Já estão disponíveis no site as Sugestões de Ativi...
- 2º Encontro Presencial - Curso de Especialização d...
-
▼
agosto
(13)



0 comentários:
Postar um comentário