ONG elabora jogo educativo que orienta jovens sobre navegação segura na internet

O Comitê de Desenvolvimento da Internet (CDI), organização não governamental (ONG) pioneira no movimento de inclusão digital na América Latina, apresentou um game que orienta jovens no uso responsável e seguro da internet. O jogo marca a participação da ONG na Brasil Game Show, maior feira de games da América do Sul. A feira foi aberta este sábado, no centro da cidade.

A analista de operações da CDI, encarregada do suporte ao projeto educativo, Gisela Assunção, disse que o jogo é uma forma lúdica de passar informações importantes para o público infantojuvenil, que está aprendendo a usar a rede mundial de computadores. Segundo estudo da Universidade de Navarra, na Espanha, 41% dos adolescentes brasileiros entre 10 e 18 anos, que têm acesso à internet, usam a rede mundial para jogar.

De acordo com Gisela, o software Edu em o Uso Consciente da Internet começou a ser desenvolvido no ano passado pela CDI, em parceria com a empresa de telefonia fixa e internet banda larga GVT e o estúdio de jogos de computação Mingau Digital. No game, o jogador deve passar por três cenários: casa, escola ou lan house, e para concluir a missão, deve mostrar que conhece os cuidados para a navegação segura e responsável na internet.

“Quando a gente fala do jogo, hoje, a gente não fala só do menino, do adolescente, brincar e resolver sozinho. O nosso foco é que pais e educadores participem com ele na atividade do jogo. É ali, naquele momento, que ele está jogando que os pais percebem que o jovem pode não só ser uma vítima, como também um ator de uma brincadeira com o colega na escola”, explicou Gisela Assunção, destacando que o CDI trabalha em comunidades há 15 anos e o principal ponto onde a ONG atua é a escola.

De acordo com a analista, 816 escolas em toda a América Latina são orientadas pelo CDI e destas, cerca de 400 vão receber o jogo. Apenas instituições brasileiras terão acesso ao game no primeiro momento já que ele apresenta uma única versão em português.

Fonte: Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score