Instituto abre 465 vagas em MS para cursos que vão de informática a edificação

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu, nesta quarta-feira (11), seleção para 465 vagas em cursos técnicos à distância, oferecidos por meio do programa Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação (MEC).

Há vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas para cursos de Automação Industrial, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática. As aulas são semipresenciais, com as matérias disponibilizadas no Moodle (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem). Uma vez por semana, o estudante deve participar de encontros nos polos de ensino.

A inscrição é gratuita e pode ser feita entre os dias 2 e 17 de janeiro, exclusivamente pela internet. O único requisito é que o candidato tenha concluído o ensino médio até a data da matrícula. O edital com todas as regras do processo seletivo está disponível no site www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Cotas – Metade das vagas é destinada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Desse total, o IFMS reserva um percentual a estudantes que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e, também, aos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas.

A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico, no dia 22 de janeiro, em local e horário a serem divulgados no dia 17 de janeiro. A previsão é que a os candidatos sejam convocados em primeira chamada no dia 31 de janeiro. A matrícula deverá ser feita entre os dias 5 e 7 de fevereiro.
Assessoria de Comunicação
 
Fonte: Aquidauananews

EE CÂNDIDO MARIANO - AQUIDAUANA/MS

Apresentação de trabalhos utilizando a lousa digital com a turma do 3°EMA na disciplina de Sociologia da Professora Maria Inez. Tema: 'Internet, redes sociais e outros meios de comunicação em massa'

Fonte:  Facebook
#‎tecnologiaseducacionais‬ ‪#‎eecm‬

EE Profª Marly Russo Rodrigues

Projeto de ação “A cultura afro-brasileira como valorização étnica e histórica dos descendentes”, projeto desenvolvido com o auxilio das tecnologias, foram realizadas pesquisas na sala de tecnologia da cultura afro, utilização de videos para os ensaios das coreografias e teatros, pesquisas de imagens para as releituras de obras e criação de mascaras, musicas entre outros.

EE João Pedro Pedrossian apresenta trabalhos dos estudantes em Feira de Ciências





A Feira de Ciências da Escola Estadual João Pedro Pedrossian, de Bodoquena, foi realizada com o tema “Feira do Conhecimento”, com apresentação de projetos sobre água, terra, fogo e ar. Aproveitando o mês da Consciência Negra, a feira contou com apresentações de dança, peça de teatro e roda de capoeira.



Fonte: SED 

EE Roberto Scaff - Anastácio/MS

No dia da 5ª etapa da Formação Continuada as professoras Nely e Sadja apresentaram o projeto que estão desenvolvendo com a turma do 1º ano do Ensino fundamental. O Projeto Mágico de Oz mostra através da história uma divertida forma de incluir alunos especiais. Neste projeto foi utilizados diversos recursos tecnológicos, inclusive foi criado um software com a história do Mágico de Oz contada para o projeto, de forma interativa.

PROJETO SUSTENTABILIDADE - Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá


Dia 22 de novembro a Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá realizou o Projeto SuperAção - Sustentabilidade com o objetivo de mobilizar os alunos em relação à necessidade de promover ações que visem promover a conscientização sobre os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida da sociedade.
Os alunos do Ensino Médio do período matutino e do vespertino realizaram palestras sobre a Sustentabilidade e expuseram objetos e artefatos produzidos por eles com materiais reciclados.

Período de Matrículas 2014 na Rede Estadual de Ensino começa hoje





Inscrições
Designações
Matrículas (alunos novos)
18/11/2013 a 10/1/2014
13/1/2014
13/1/2014 a 16/1/2014
12/1/2014 a 24/1/2014
26/1/2014
27/1/2014 a 30/1/2014

O período de pré-inscrição para a matrícula na Rede de Ensino Estadual de Mato Grosso do Sul começa em 18/11, via internet, nos sites www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br para as unidades escolares de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Coxim, Dourados, Corumbá, Ladário, Naviraí, Ponta Porã, Terenos, Nova Andradina, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Glória de Dourados e Três Lagoas; ou na Central de Atendimento à Matrícula. Nos municípios que não contam com o sistema de matrícula digital, os interessados deverão procurar as escolas da Rede de Ensino Estadual.
As inscrições deverão ser efetuadas uma única vez, entre 18/11/2013 a 10/1/2014. Para quem perder esse prazo, há uma nova chance de 12/1/2014 a 24/1/2014. A pré-inscrição é para estudantes concluintes do 9º ano em escola que não ofereça o ensino médio; estudantes de escola estadual que não ofereça a série subsequente; estudantes novos; estudantes que desejem mudar de escola; estudantes desistentes.
Nos dias 12/1/2014 e 26/1/2014, os candidatos deverão consultar as escolas da Rede Estadual ou os sites www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br a fim de saber para qual escola foram designados e assim efetuar a matrícula, dentro do prazo, munidos dos documentos exigidos na ficha de inscrição.
Caso a matrícula não seja efetuada no prazo estipulado a vaga será destinada a outro candidato. Lembrando que não estará assegurada a vaga para o interessado quando as informações fornecidas na inscrição não corresponderem à documentação apresentada no ato da matrícula.
Para efetuar a matrícula, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
- cópia da certidão de nascimento, casamento ou documento de identidade;
- guia de transferência e histórico escolar (quando necessário);
- comprovante de residência;
- carteira de trabalho (se o aluno for trabalhador);
- quatro últimos comprovantes de doação de sangue (se a opção for marcada na pré-inscrição);
- laudo médico ou atestado (se o aluno possuir necessidades específicas).
Os estudantes que queiram permanecer na escola em que estudam atualmente deverão renovar sua matrícula na própria escola, de 9/12/2013 a 9/1/2014. Os estudantes que perderem o prazo concorrerão com os candidatos às vagas remanescentes a partir 12/1/2014.
Os estudantes de Campo Grande que necessitam do passe de estudante devem estar atentos aos prazos de cadastramento da AGETRAN. Para receber os passes na primeira remessa, em 4/2/2014, é preciso efetuar a inscrição para a matrícula até 20/12/2013.
Dúvidas e informações, pelo telefone da Central de Matrícula, em Aquidauana , (67) 3241-1061 ou pelo e-mai nteaquidauana@hotmail.com, em Campo Grande, (67) 3314-1213 ou pelo e-mail matriculadigital@sed.ms.gov.br
Fonte: SED

DICAS DE NAVEGAÇÃO NA INTERNET

11 ATALHOS MÁGICOS PARA GANHAR TEMPO NA INTERNET
- Como localizar uma palavra na página de um site?
- Como abrir uma nova aba?
- E imprimir a aba aberta?
- Exibir o histórico?
- Ir para a lista de downloads?
Saiba de todos estes truques no blog:Tecnologia na educação da revista nova escola.

Tecnologia na Educação /Nova Escola

Já pensou em poder baixar os livros que você quer ler ou pesquisar? Na página da revista nova escola há uma lista de  8 sites bacanas em que você pode encontrar obras literárias e livros sobre Educação para baixar de graça e salvar em seu computador ou tablet. Confira!!!

GOOGLE EM SALA DE AULA

Os aplicativos do Google são ferramentas valiosas para utilizar em sala de aula. Com eles o professor pode elaborar diversas estratégias e, assim, melhorar as experiências dos estudantes com a sala de aula. Entretanto, para alcançar esses objetivos é essencial saber como utilizá-los. Confira 5 maneiras fantásticas de se aproveitar desses recursos:

Multi, pluri, inter, trans, metadisciplinar: qual o significado de cada um desses conceitos?


"A construção de uma escola democrática passa, necessariamente, pelo rompimento com uma visão "seletiva e propedêutica", e uma das formas de empreender essa construção é desenvolver um ensino interdisciplinar. Um ensino no qual as atividades de aprendizagem dêem prioridade à capacidade de pensar os problemas reais que afligem a sociedade, problemas esses que não pertencem a uma disciplina específica e que para serem resolvidos precisam dos conhecimentos científicos disciplinares." Vinicius Signoreli.
Mas nem sempre estão claras para o professor essas relações entre as disciplinas. Multi, pluri, inter, trans, metadisciplinar: qual o significado de cada um desses conceitos? 

 Leia mais...

Rádio na escola

Relato de uma diretora de escola, ao implantar o projeto Radio escolar, atendendo o programa Mais Educação  do Ministério da Educação em sua unidade escolar. Vale a pena conferir.

MATRICULA DIGITAL 2014

O período de pré-inscrição para a matrícula na Rede de Ensino Estadual de Mato Grosso do Sul começa em 18/11, via internet, nos sites www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br para as unidades escolares de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Coxim, Dourados, Corumbá, Ladário, Naviraí, Ponta Porã, Terenos, Nova Andradina, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Glória de Dourados e Três Lagoas; ou na Central de Atendimento à Matrícula. Nos municípios que não contam com o sistema de matrícula digital, os interessados deverão procurar as escolas da Rede de Ensino Estadual. Para maiores informações acesse aqui.
 Inscrições
 Designações
Matrículas(alunos novos)
18/11/2013 a 10/1/2014
  13/1/2014
13/1/2014 a 16/1/2014
12/1/2014 a 24/1/2014
  26/1/2014
27/1/2014 a 30/1/2014

Livros grátis para tablets e smartphones

Mais de 3 milhões de livros grátis para tablets e smartphones
Google Play disponibiliza mais de 3 milhões de títulos entre obras nacionais e internacionais para download gratuito. Os livros podem ser baixados em tablets e smartphones que funcionem com sistema Android.
Saiba mais aqui.

Tudo sobre a Prova Brasil 2013

Ilustração. Crédito: Vilmar Oliveira

A revista nova escola traz todos os  os detalhes da principal avaliação nacional de Educação, que será aplicada nas escolas brasileiras em 2013. Acesse o conteúdo na íntegra no site da revista.

Como surgiu o Dia dos Professores no Brasil?

Como sabemos, no Brasil, o dia dedicado aos professores é 15 de outubro.  A ideia de ter um dia dedicado ao professor surgiu de diversas maneiras ao longo dos anos.
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, atual Imperador do Brasil na época, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo o decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Além disso, o decreto falava também sobre os salários que o professores deveriam receber, a descentralização de ensino, as matérias básicas em que os alunos tinham que aprender e até o modo de como os professores tinham que ser contratados.  Infelizmente, as ordens do decreto não foram cumpridas. Mas foi em 1947, após 120 anos do referido decreto, que ocorre a primeira comemoração dedicada ao professor.
      A cidade inicial foi São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Aegusta, onde existia o  antigo Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”.  Na época, o período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, tendo somente 10 dias de férias em todo este período.  A ideia de organizar um dia de  parada para comemorar o Dia dos Professores, foi  feita por quatros professores que trabalhavam nesse ginásio, para tentar evitar a estafa.
    Outra ideia que tem marco na história, que comemora o Dia dos Professores, foi feita pelo o professor Salomão Becker, famoso pela a frase “Professor é profissão. Educação é missão”. Ele sugeriu que todos os dias 15 de outubro, professores e alunos levassem doces e salgados para a escola, para uma pequena confraternização. A ideia foi aceita e a comemoração deve a presença não apenas de alunos e professores da escola, e sim de grandes professores, como Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko.
     A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. 
       O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.  
Fonte: Mundo interativo

Google Earth na Sala de Aula - Bandeiras Nacionais do The World Factbook

Prazo para estudantes retirarem prêmios do Programa Escola para o Sucesso foi encerrado nesta segunda-feira, 30/9

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) informa que o prazo para retirada dos prêmios do Programa Escola para o Sucesso foi encerrado nesta segunda-feira, 30/9, conforme estabelecido no edital e informado às escolas estaduais.
Fonte: SED

Concurso de Redação





A Fundação Manoel de Barros, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e da Universidade Anhanguera-Uniderp, realiza nesta terça-feira (1º) a solenidade de premiação do II Concurso de Redação da Fundação Manoel de Barros – “Um passeio com Manoel” para os estudantes da Rede Estadual de Ensino de Campo Grande, participantes do concurso, às 14 horas, no auditório do Bloco V da Universidade Anhanguera-Uniderp.
O concurso tem como objetivo estimular nos estudantes do 3º ano do ensino médio o conhecimento sobre a vida e a obra do poeta Manoel de Barros e, este ano, o tema “Um Passeio com Manoel” foi escrito utilizando o gênero prosa narrativa. Nesta edição o concurso trouxe uma novidade: uma bolsa de estudos integral para o primeiro colocado para um curso de graduação na Universidade Anhanguera-Uniderp.

Fonte: SED

“Muitas Vozes Contra a Violência” é tema de Concurso de Paródias




Em alusão ao Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, 6/10, o Comitê do Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul (COMCEX/MS) e a Comissão Intersetorial de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED) estão promovendo o 1º Concurso Estudantil de Paródia de Mato Grosso do Sul: “Muitas Vozes Contra a Violência”, no dia 1º/10, das 13h30 às 17h30, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens de Gil de Camillo, em Campo Grande.
No concurso, os estudantes podem concorrer com apresentações individuais, em dupla, trio ou banda de até cinco integrantes. Os vencedores do 1º ao 5º lugar serão premiados com instrumentos musicais, tablets, bicicletas e telefones celulares. Os professores orientadores também ganharão prêmios. A regra principal é ser fiel ao ritmo e alterar a letra para uma mensagem sobre o tema de combate à violência contra criança e adolescente. Não pode superar três estrofes e a apresentação é limitada a no máximo três minutos.
A ideia de enfrentar o problema da violência contra criança e adolescentes com música tem dois objetivos: estimular os estudantes a falar sobre o assunto e atingir o possível agressor com as paródias, já que a violência, muitas vezes, acontece dentro de casa e tem como agentes os parentes mais próximos. Muitas vítimas não denunciam, ou porque têm medo ou porque acreditam que seja normal sofrer a agressão, quase sempre imposta pelos próprios pais. O concurso de paródia pode trazer mais luz sobre o problema, bem como ajuda a desenvolver o processo de integração, participação, criatividade artística e oralidade dos estudantes.
Fonte: SED

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score