Uso do uniforme proporciona segurança e identidade aos estudantes da Rede Estadual




O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, distribui gratuitamente, no início do ano letivo, duas camisetas para cada um dos cerca de 300 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino. Desde que a entrega começou, em 2009, já foram distribuídas mais de 3 milhões de uniformes. Só este ano foram 600 mil camisetas entregues nas 362 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.
Além de proporcionar mais segurança aos estudantes, que são facilmente identificados como alunos da Rede Estadual, o uniforme cria um sentimento de pertencimento de grupo e proporciona um ambiente de igualdade, em que modelos ou estampas de roupas não dividem a atenção dos estudantes com o conteúdo das matérias. “O uniforme traz segurança, especialmente para os estudantes do período noturno, representa economia para as famílias e ainda proporciona a igualdade no ambiente escolar”, destaca a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa.

A diretora da EE Padre José Scampini, Raimunda Farias, a Branca, explica que faz questão do uso do uniforme para que os estudantes se sintam iguais. “Trabalhamos projetos sobre preconceitos e níveis sociais. Aqui os estudantes vão encontrar a paz e os pais ainda podem usar o dinheiro do uniforme para comprar um tênis ou uma bermuda, por exemplo”, explica. De acordo com a diretora da EE Teotônio Vilela, Nicolassa Marina Maldonado Leite, “o uniforme, além de ajudar as famílias, nos ajuda diferenciando e reconhecendo nossos alunos, trazendo mais segurança para dentro da escola”.
“Nem todo mundo pode usar uma roupa por dia, receber o uniforme é de grande ajuda”, diz Gabriel Porto, estudante do 2º ano do ensino médio da EE Blanche dos Santos Pereira. “O uniforme tem que ser usado mesmo. Ele identifica as crianças e ainda significa economia para nós”, conta Andréa Velasquez, mãe de dois estudantes da mesma escola. Para criar um uniforme adequado ao clima de Mato Grosso do Sul, que atenda a diferentes faixas-etárias e que alie conforto e durabilidade, as camisetas são produzidas com malha fria, um tecido fresco, fácil de lavar, de secagem rápida, que retém bem as cores e praticamente não amassa.

Aparecido J. Ferreira, pai do estudante Luiz Gustavo, do 4º ano do ensino fundamental da EE Teotônio Vilela, acredita que o uso do uniforme é essencial. “Além de identificar os alunos, as camisetas iguais evitam o bullying e os pais não gastam com roupa para os filhos virem à escola, fora que essa camiseta é muito fácil de lavar”, ressalta. Na EE Dona Consuelo Muller, o uso do uniforme é obrigatório. “Nem que tenhamos que emprestar uma camiseta para aqueles alunos que esquecem. É segurança para eles na escola, na saída e no ponto de ônibus”, diz Ari Oliveira da Silva.
O uniforme distribuído gratuitamente pelo governo de Mato Grosso do Sul aos estudantes da Rede Estadual de Ensino é unanimidade: oferece conforto, economia e segurança, como confirma Silvana Vieira Pereira, mãe de Letícia, estudante do 5º ano do ensino fundamental da EE José Mamede de Aquino. “A entrega de uniformes é muito importante. Muitos pais não têm condições de comprar ou dispor de uma roupa diferente para os filhos frequentarem às aulas todos os dias”. João Victor Souza Mourão, da EE Dolor Ferreira de Andrade também aprova: “Acho muito bonita essa camiseta, com um azul de destaque”.

“Queremos que o nosso estudante tenha orgulho de ser sul-mato-grossense, por isso a cor escolhida foi o azul, que representa o céu da esperança, sentimento que é sempre lembrado quando falamos de nossas crianças e jovens. As linhas brancas remetem à amizade e a paz que devem sempre estar presentes nas escolas. Por fim, a estampa da bandeira de Mato Grosso do Sul, que valoriza a tradição e representa a força conjunta de toda a população de um Estado”, finaliza a Profª Nilene Badeca.
Fonte: SED

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score