A Secretaria
de Estado de Educação (SED) está realizando a Oficina de Apropriação
dos resultados do SAEMS 2012. Hoje e amanhã, o encontro
acontece na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo
Grande, com a participação dos diretores, diretores adjuntos,
coordenadores pedagógicos, coordenadores de Língua Portuguesa e
Matemática e supervisores de Gestão das unidades escolares da Rede
Estadual de Ensino dos municípios próximos à capital.
A formação visa uma reflexão acerca dos resultados da Avaliação Estadual Externa de Desempenho (SAEMS) para estudantes dos 1º, 2º, 3º e 4º
(quando houver) anos do ensino médio, nos componentes curriculares de
Língua Portuguesa/Produção de Texto e Matemática. Divididos em grupos
e acompanhados por técnicos da SED das áreas da Avaliação, Coordenação
Pedagógica e Projeto Jovem de Futuro, os profissionais das escolas
realizam uma análise pedagógica dos resultados obtidos no último
SAEMS. Separada por polos em todo o Estado, a capacitação termina em
maio.
No
dia 21/5 acontece a parada pedagógica, prevista em calendário, para as
escolas elaborarem um plano de intervenção pedagógica, a fim de melhorar
os indicadores e, consequentemente a qualidade e a equidade do ensino
oferecido na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. Em virtude da natureza
peculiar e da especificidade que o trabalho com a avaliação em larga
escala requer, a SED priorizou os profissionais das unidades escolares
como importantes colaboradores para coordenar os trabalhos e aplicar os
testes do SAEMS, garantindo, dessa forma, qualidade e confiabilidade nos
resultados.
SAEMS - A realização desse processo avaliativo tem por finalidade aferir e acompanhar a qualidade do ensino em Mato Grosso do Sul, refletir sobre o direcionamento dos recursos, além de fornecer
informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre o desempenho
dos estudantes, as quais permitem, também, que os gestores escolares
tenham uma análise que favorecerá na definição de suas políticas
pedagógicas de aprimoramento interno.
|
0 comentários:
Postar um comentário