SED publica edital de notificação com prazo para os estudantes retirarem prêmios





O governo do Estado publicou hoje (30), no Diário Oficial, um edital de notificação sobre a entrega dos prêmios aos melhores alunos da Rede Estadual de Ensino que foram premiados no Programa Educação para o Sucesso, que os alunos não compareceram aos eventos de entregas marcados para os polos a que a unidade escolar encontrava-se jurisdicionada.
Por meio do edital, o governo do Estado notifica todos os interessados discriminados no edital a comparecerem no período de 1º de agosto a 30 de setembro à Secretaria de Estado de Educação, localizada na avenida do Poeta, Bloco 5, Campo Grande/MS no horário de 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, para tratar da retirada de seus prêmios, sob pena de perdê-los, conforme estabelecido no edital e informado às escolas estaduais.
Ficam os interessados cientes de que é necessário o atendimento das seguintes condições para a retirada do prêmio: estar acompanhado do pai ou responsável, portando documento de identidade e certidão de nascimento; no caso do responsável, de documento legal que o institui como responsável; havendo necessidade de uma procuração ela deve ser específica para tal finalidade.
O edital será afixado nas dependências das unidades escolares do Estado. A lista com os nomes está na integra, a partir da página 24, aqui.
Fonte: SED

Veja os prazos para a realização da Conferência Escolar IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente



O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), promove a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o objetivo de propiciar atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino e aprendizagem, em uma visão de educação para a sustentabilidade e o respeito à diversidade.

A Conferência tem como público as escolas com pelo menos uma turma do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, públicas, privadas, urbanas e rurais, da Rede Estadual ou Municipal de Ensino, assim como as escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural.

O processo da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente envolve as seguintes etapas: Oficinas de Conferência; Conferência na Escola; Conferência Estadual e Conferência Nacional.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) realizou no segundo semestre de 2012, em parceria com as instituições que compõem a Comissão Organizadora Estadual (COE), o Circuito de Webconferências “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis: formação de professores para a IV CNIJMA”. Esse circuito teve como objetivo atender a primeira etapa do processo.

A próxima etapa, denominada Conferência na Escola, deve ocorrer até 31 de agosto de 2013. Nessa etapa a escola realizará os procedimentos apresentados no circuito de webconferência. Além disso, poderá obter maiores informações no site http://conferenciainfanto.mec.gov.br/, na aba Conferência na Escola. Os materiais que subsidiarão o desenvolvimento das atividades em sala de aula estão disponíveis para download no mesmo site na aba Biblioteca.

Os materiais impressos que serão encaminhados às escolas pelo Ministério da Educação não foram confeccionados. Não há previsão para o recebimento desse material, por isso destacamos a necessidade do download do passo a passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola.

Assim que a escola realizar a etapa Conferência na Escola será necessário realizar o cadastro da escola no site http://conferenciainfanto.mec.gov.br/ no banner intitulado Cadastro de Escolas. Ressaltamos que esse cadastro somente será aceito após a realização da Conferência na Escola e seu preenchimento é on-line. O prazo para o preenchimento do cadastro da escola no site da Conferência é até o dia 6 de setembro de 2013.

Fonte:SED

Projovem Urbano oferece 4 mil vagas em MS


A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) informa que estão abertas as inscrições para o Programa Projovem Urbano, para jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, mas que saibam ler e escrever.

O Programa selecionará 4 mil jovens interessados em participar dos cursos e ações de qualificação social e profissional em 22 municípios do Estado, na área de Telemática: operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing, equipamentos e assistente de vendas. Os participantes recebem mensalmente o auxílio financeiro no valor de R$ 100,00.

Os interessados devem apresentar o original e fotocópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Certidão de Nascimento ou Casamento, nas escolas estaduais dos municípios participantes (Aquidauana, Amambai, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Rio Verde e Nova Andradina), das 18 às 22 horas.

Confira as escolas que oferecem o programa:
AMAMBAI
EE CEL FELIPE DE BRUM
Rua Duque de Caxias, 1.407 – Centro
 3481-1421
3481-5105
APARECIDA DO TABOADO
EE FREI VITAL DE GARIBALDI
Rua Maximino José da Rocha, 3.560 – Chácara Boa Vista
3565-1185
3565-2708
AQUIDAUANA
FELIPE ORRO
Rua Carlos Ferreira Bandeira – Bairro Santa Terezinha
3241-1206
3241-8763
BELA VISTA
EE ESTER SILVA
Rua Barao do Melgaço, 259 – Centro
3439-1489
CAMPO GRANDE
EE DOLOR FERREIRA DE ANDRADE
Rua Orlando Daros, 143 – Maria Aparecida Pedrossian
3344-1850
3344-1313
CAMPO GRANDE
EE DR. ARTHUR DE VASCONCELOS DIAS
Rua Dr. Jivago, 744 – Estrela do Sul
3314-1252
CAMPO GRANDE
EE MAESTRO HEITOR VILLA LOBOS
Rua Estevao Alves de Figueiredo, 204 – Conjunto Parati
3346-2351
CASSILÂNDIA
EE RUI BARBOSA
Rua Claudionor C. da Rocha, 516 – Vila Pernambuco
3596-1305
COXIM
EE VIRIATO BANDEIRA
Rua Delmira de Melo Bandeira, 678 – Centro
3291-1348
3291-4799
DOURADOS
EE INDIGENA GUATEKA – MARÇAL DE SOUZA
Aldeia Jaguapiru
9641-7422
ELDORADO
EE ELDORADO
Rua Iguatemi, 1130 – Centro
3473-1172
FATIMA DO SUL
EE SEN. FILINTO MULLER
Rua Miliana Maria Jesus de Barros, 1862 – Centro Educacional
3467-1352
3467-1106
ITAQUIRAÍ
EE PROF. JOSÉ JUAREZ RIBEIRO DE OLIVEIRA
Av. Mato Grosso, 500 – Centro
3476-1299
IVINHEMA
EE SEN. FILINTO MULLER
Rua Joao Ferreira Borges, 151 – Bairro Piraveve
3442-1183
JARDIM
EE CEL JUVENCIO
Av. Duque de Caxias, 160 – Centro
3251-1299
MARACAJU
EM MAURICIA  PARE GOMES
Rua Vacaria, Vila Adrien
3454-8258
MIRANDA
EE DONA ROSA PEDROSSIAN
Rua General Camisao, 309 – Centro
3242-1140
3242-1371
MUNDO NOVO
EE MAL. RONDON
Av. Campo Grande, 430 – Centro
3474-1239
NAVIRAÍ
EE ANTONIO FERNANDES
Rua Laurentino Pires de Arruda, 430 – Jardim Progresso
3461-3193
NOVA ALVORADA DO SUL
EE ANTONIO COELHO
Rua Luiza Alves Leite, 636 – Centro
3456-1663
NOVA ANDRADINA
EE AUSTRILIO CAPILE CASTRO
Rua Imaculada Conceição, 728 – Bairro Capilé
3441-4551
3441-3468
PONTA PORÃ
EE DR. MIGUEL MARCONDES ARMANDO
Av. Baltazar Saldanha, 1370
3431-9735
PONTA PORÃ
EE PROF. GENI MARQUES MAGALHÃES
Av. Vinicius Soares do Nascimento, 150
3433-3130
RIO BRILHANTE
CEM CRIANÇA ESPERANÇA VI
Rua Wanderlei da Cunha Rosa, Pro Moradia XIV

RIO VERDE
EE VERGELINO MATEUS DE OLIVEIRA
Rua Maria Emilia, 110 – Bairro Nova Rio Verde
3292-2328




Fonte: SED

MS lidera lista de Estados que já responderam o Censo Escolar 2013

Os gestores das escolas públicas e privadas têm até 31/7 para acessar o Sistema Educacenso, no endereço eletrônico http://educacenso.inep.gov.br, e informar os dados de sua escola, turmas, estudantes e profissionais escolares em sala de aula. Os dados coletados são fundamentais para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, os quais colaboram para a implementação de políticas públicas na área da educação. Mato Grosso do Sul lidera a lista de Estados que já responderam o Censo Escolar, com 96,21% concluídos.
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
Fonte: SED

Imasul lança o Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental - SisEA/MS



O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) lança o Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental (Sisea/MS). O Sisea/MS tem como finalidade cadastrar, integrar e sistematizar programas, projetos e ações e difundir informações que sirvam de orientação, experiência e até modelo para os interessados no assunto. O sistema permite que cada pesquisador ou educador cadastre suas ações socioambientais e tenha total controle sobre as informações prestadas. Por meio das ações cadastradas no sistema será possível a realização de um Diagnóstico Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (Deea/MS) e a divulgação do estado da arte da educação ambiental em Mato Grosso do Sul.
O sistema foi criado a partir da necessidade de reunir todas as informações possíveis sobre quais caminhos tem tomado a Educação Ambiental no estado, mapeando seu aparecimento e desenvolvimento, surgida do crescente interesse pela formação de uma nova consciência sobre a conservação ambiental e utilização benéfica dos recursos naturais.
Dessa forma, as informações do Sisea/MS comporão o Diagnóstico Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (Deea/MS), que permitirá o conhecimento do perfil socioambiental de ações executadas e as necessidades e lacunas existentes. O Deea/MS tem como objetivo identificar: 
- O perfil dos atores envolvidos no processo; 
- Os caminhos da educação ambiental formal e não-formal no estado; 
- As demandas e problemas; e 
- Os programas, projetos e ações de educação ambiental regionais, municipais e estaduais.
O Sisea/MS faz parte do Sistema IMASUL de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente (SIRIEMA) e pode ser acessado na área de educação ambiental do site do Imasul (www.imasul.ms.gov.br).

Fonte: SED

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score