Professores da Rede Estadual de Ensino participam de oficina sobre meio ambiente, consumo e cidadania

A Enersul, empresa de Rede Energia, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, a Casa Redonda Produções e a ONG Associação Cidade Escola Aprendiz realiza o Projeto Energias do Mundo: passado, presente e futuro.

O objetivo é oferecer possibilidades para que os estudantes ampliem conhecimentos quanto à importância do ambiente, expressando-se por intermédio da arte, explorada em sala de aula, e do aprendizado das mais diversas disciplinas do currículo escolar, com ênfase em Artes e Ciências, ao abordar temas transversais como meio ambiente, consumo e cidadania.

As oficinas com os educadores acontecem em sete estados do País. O curso é ministrado pelo educador, artista plástico e compositor Carlos Barmak, formado pela London International Film School, de Londres. Em Mato Grosso do Sul, o encontro de hoje é com os professores da Rede Estadual de Ensino, no auditório do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima – CEPEF, em Campo Grande.

Os professores de ciências e artes do 4º ao 7º ano do ensino fundamental saberão mais sobre arte e meio ambiente na escola. A oficina marca também o lançamento regional do Concurso Cultural Energias do Mundo.

Concurso cultural

O tema é “Energias do Mundo: passado, presente e futuro”. Para participar, os alunos devem estar matriculados da rede pública de ensino, do 4º ao 7º ano do ensino fundamental. Serão aceitos trabalhos artísticos produzidos por grupos de dois a quatro alunos, conduzidos por um professor responsável pelo projeto. Os trabalhos poderão explorar técnicas como colagem, escultura, pintura, desenho ou qualquer outra linguagem ligada às artes visuais.

As inscrições serão realizadas por meio do site do projeto, ou pelo envio do trabalho original ou foto pelo correio, acompanhado da ficha de inscrição preenchida conforme regulamento.

Uma equipe formada por quinze especialistas na área de educação, cultura, arte e meio ambiente selecionará os 15 melhores trabalhos de cada região a serem publicados no site do projeto, indicando o nome da escola, professor responsável e grupo de alunos autores. Serão escolhidos, então, 5 trabalhos finalistas, um de cada região – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e Sul-Sudeste (São Paulo, Paraná e Minas Gerais) e, entre estes, o vencedor geral do concurso.

Premiação

Finalistas por região:

Professor – um notebook

Alunos – uma câmera fotográfica digital de 12.0 megapixels

Escola – plaqueta de menção honrosa

Vencedor do Concurso:

O grupo de alunos e o professor responsável pelo trabalho vencedor receberão brindes e certificados. A escola do trabalho vencedor receberá os educadores da ONG Associação Cidade Escola Aprendiz para uma oficina de arte, dirigida a toda comunidade escolar. Ao final da oficina, será elaborada uma intervenção artística sobre o tema Energias do Mundo na escola.

Para conferir o prazo de inscrições, envio de trabalhos e informações acesse o site: www.energiasdomundo.com.br

FONTE: SED/MS

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score