Projeto Além das Palavras chega a 214 escolas estaduais em Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - O projeto Além das Palavras, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), está sendo implantado pelo governo do Estado em mais 15 municípios, passando de 46 para 61 municípios.

Com este aumento, o número de escolas estaduais envolvidas no projeto passa para 214. Mato Grosso do Sul tem 360 escolas da Rede Estadual de Ensino. Os novos coordenadores do projeto receberão uma capacitação que acontecerá na terceira semana de abril.

O objetivo do Além das Palavras é melhorar o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, principalmente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Com o programa da SED, o governo do Estado contribui para que as escolas atinjam a meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Dentre as ações do projeto, está a formação continuada para os coordenadores de áreas, que atuam como multiplicadores junto aos professores, formação continuada para professores regentes, por meio de encontros quinzenais, aquisição de material pedagógico para professores e coordenadores e aquisição de material didático para alunos.

Para medir o aprendizado dos estudantes que participam do projeto e verificar as mudanças que a iniciativa proporciona são aplicadas avaliações diagnósticas. Os exames também detectam as dificuldades e defasagens dos alunos em relação aos conteúdos e habilidades. Observando os resultados das avaliações, a metodologia do programa procura planejar estudos e atividades a serem exploradas para um melhor desempenho dos estudantes. O projeto é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recebe recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Fonte:SED/MS

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score