Secretaria de Estado de Educação elabora o PAR de Mato Grosso do Sul

Para prosseguir com a realização de um diagnóstico da realidade educacional local e assim elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR) 2011-2014 de Mato Grosso do Sul, a equipe da Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul (SED) está reunida hoje (27) no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) de Campo Grande. Participam do encontro, que começou ontem, a secretária de Estado de Educação Maria Nilene Badeca da Costa, a secretária-adjunta Cheila Cristina Vendrami, superintendentes, coordenadores, gestores e técnicos da SED, além de diretores de Escolas Estaduais e representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

O PAR é elaborado por estados e municípios que aderiram ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) visando melhorar os indicadores educacionais do país. O programa faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e é um compromisso fundado em 28 diretrizes, compartilhando competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.


De acordo com a secretária de Estado de Educação, “o PAR é muito importante, porque orienta a SED no planejamento dos próximos quatro anos por meio de um diagnóstico detalhado da situação da educação local. No PAR estão previstas ações como a construção de escolas, salas multifuncionais para a Educação Especial, formação de professores e gestores, que visam melhorar a qualidade do ensino, além de diminuir a evasão e a repetência”.

Para auxiliar na elaboração do PAR o MEC disponibiliza um sistema, que pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet. Nele, estão estruturadas quatro grandes dimensões que guiam a elaboração do diagnóstico da realidade educacional local: Gestão Educacional; Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.


Fonte: SED

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score