Fantástico apresenta escola de MS como referência em gestão

Campo Grande (MS) – O programa Fantástico, da TV Globo, citou a Escola Estadual Ada Teixeira, de Campo Grande, como “referência internacional em gestão educacional”. Em reportagem veiculada no domingo (11), essa escola foi mostrada como pioneira na execução de um programa que conta com a participação dos pais, em conjunto com a direção e professores.



A reportagem foi realizada pela TV Morena, afiliada da emissora na Capital. Tomando como ponto de partida casos de violência dentro da escola em outros lugares do Brasil esta semana, a matéria jornalística destacou que o estabelecimento de ensino campo-grandense conseguiu reverter ocorrências de agressão e aumentou a participação da família na vida escolar das crianças e jovens. “Não chegava a 10% a participação dos pais, hoje nas reuniões chega a 90%, 100%”, contou o diretor, Valson Campos dos Anjos.



Conforme destacou a reportagem, além das iniciativas bem sucedidas dessa escola, em abril do ano passado, a Promotoria da Infância e Juventude embarcou em uma parceria que hoje conta com mais de 30 mil pais e oito mil professores do município. “A solução para a crise de autoridade parecia impossível, mas estava bem ali, no estatuto da criança e do adolescente”, citou a reportagem.



O titular da 27ª Promotoria da Infância e Juventude, Sérgio Fernando Harfouche, explicou que o estatuto não fala só de direitos, mas também de deveres e orientações. “Nós estamos levando à escola a prestação de serviços em troca de maus atos, no lugar de registrar uma ocorrência policial contra esse jovem, que não é infrator, não é um delinquente, ele é um indisciplinado”, disse na entrevista exibida. Por e-mail ou telefone, professores se aconselham com o promotor, e todas as medidas disciplinadoras tomadas são autorizadas pelos pais, que assinam um termo.



Uma mãe, um professor e uma aluna foram ouvidos e opinaram de forma positiva sobre o programa. “Eu acho que têm mesmo que ser disciplinados os alunos. Ele vai lavar a quadra”, disse Eroina Azevedo Barros, mãe de um estudante. Para o professor Jorge dos Santos, é visível como um aluno enviado à direção volta com comportamento melhor. Uma aluna de 13 anos deixou de ser problema depois de cumprir medida disciplinar na cozinha, auxiliando a entregar merendas e lavar as cumbucas de refeição. Uma série de medidas – varrer o pátio, trocar areia do parquinho, fazer a limpeza dos banheiros – também fez um jovem de 16 anos repensar as “coisas erradas” que fazia.



Conforme declarou o promotor Harfouche, já nos três primeiros meses, foi registrada redução de 60% da violência escolar. Em um ano, pelo menos três mil alunos em 50 escolas já participaram da iniciativa.



A reportagem volta à unidade de ensino Ada Teixeira para dizer que “a escola onde tudo começou virou referência internacional em gestão educacional”. A vice-diretora de uma escola na periferia de São Paulo se disse encantada pela possibilidade que o projeto tem de trazer o resgate da autoridade do professor, sem autoritarismo. Ela luta para implantar o projeto de Campo Grande na escola onde trabalha, o quanto antes. “Eu acredito que a consequência desse projeto construirá cidadãos de verdade”, conclui.



Prêmio



O projeto que garantiu à Escola Ada Teixeira o 1º lugar no Prêmio de Referência em Gestão Escolar no ano de 2009 se chama Pai Participante, Aluno Brilhante. O prêmio tem como característica principal estimular e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação escolar, assim como incentivar o processo de melhoria contínua da escola. Em 2009, na 10º edição do prêmio, a novidade ficou por conta da escolha do Coordenador Estadual Destaque, que ganhou uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos, oferecida pela Embaixada Americana. O vencedor foi o diretor Valson dos Anjos.



Os diretores dessas escolas são contemplados com o diploma Liderança em Gestão Escolar e recebem como prêmio a participação em viagem de intercâmbio no Brasil e/ou no exterior. Entre essas escolas, a que for selecionada para o primeiro lugar recebe o prêmio de R$ 10 mil, concedido pela Fundação Roberto Marinho, e também o diploma Destaque Brasil.



O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Unesco e Fundação Roberto Marinho, e que conta com o apoio da Embaixada Americana, Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Compromisso Todos pela Educação.


Fonte: SED/MS

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score