vontade do professor é o principal fator para incentivar a participação dos estudantes em eventos científicos. Essa é a opinião de Roseli de Deus Lopes, 45, coordenadora geral da Febrace (Feira Brasileira de Ciencias e Engenharia). "Vemos que muitos dos que vêm, [eles] vêm por isso. Muitas vezes eles nem têm muitos incentivos. Mas a partir dessas iniciativas, o professor pode transformar a escola e seu entorno, fazendo com que os incentivos surjam", explica.
A Feira Brasileira de Ciencias e Engenharia surgiu em 2003, depois de a professora voltar da Feira Internacional de Ciencias e Tecnologia, nos Estados Unidos. "Quando fui lá, pensei 'claro que é fácil [fazer com que os alunos americanos participem], eles têm tanto incentivo". Ela conta que, na ocasião, dez ganhadores do premio Nobel foram à feira para falar com os estudantes. No fim, ela se lembra, "eles iam lá mais para ver as novidades do que para contar suas experiências".
No Brasil, Roseli explica que houve um forte movimento de feiras de ciência nas decadas de 1970 e 1980, que, depois dessa época, acabou. Com a Febrace, a ideia é resgatá-lo e intensificá-lo: "Precisamos não só de uma feira de divulgação, mas de uma mostra investigativa, que forma hipóteses e fomenta a inovação. Os jovens da educação básica ja têm capacidade para isso", diz.
Durante o ano, a feira recebe projetos de alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, do ensino técnico e do médio. A organização escolhe os melhores, que concorrem a uma vaga na feira internacional, que ocorrerá em San Jose, na California neste ano. Na primeira edição, a Febrace recebeu 300 inscrições e aprovou 92 projetos. Neste ano, 1.200 projetos foram inscritos e 280 foram classificados.
Outra "briga" da professora é aumentar o número de bolsas de iniciação científicas para estudantes do ensino médio e fundamental. "Já há algumas bolsas disponíveis em agências que financiam pesquisas, mas o incentivo precisa ser ampliado", diz. E finaliza: "Só vamos descansar quando conseguirmos levar esse movimento para cada escola do país", afirmou.
www.febrace.org.br.
Vontade do professor é principal fator para atrair estudantes a eventos científicos, diz coordenadora da Febrace
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