Começa nesta quinta-feira, 15, a distribuição do primeiro lote dos laptops educacionais do programa Um Computador por Aluno (UCA). Na primeira etapa serão distribuídas 33.765 máquinas para 85 escolas em 10 estados. Até o final do ano, o Ministério da Educação entregará 150 mil computadores portáteis para alunos de 300 escolas da rede pública de ensino.
A distribuição começa por Tiradentes (MG), um dos cinco municípios nos quais todas as escolas receberão o computador portátil. Serão beneficiadas seis escolas municipais e uma estadual que totalizam 1.172 alunos.
No município de Trindade a Escola Municipal Marília de Dirceu será uma das beneficiadas. Os computadores serão entregues para 240 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A diretora Ana Cristina da Costa conta que os alunos estão empolgados com a novidade na sala de aula. “Nós acreditamos que vá melhorar muito o aprendizado, pois trazer a modernidade para dentro da sala de aula é um incentivo”.
A coordenadora pedagógica da escola, Flávia Aparecida Trindade, disse que os laptops serão uma ferramenta auxiliar para professores das diversas disciplinas. “É uma oportunidade que poucas pessoas têm e aqui, todos nossos alunos terão. O professor terá liberdade no planejamento de suas aulas com os computadores para explorar jogos educativos, softwares e realizar pesquisas com os estudantes”.
O prazo para a entrega do primeiro lote é o dia 13 de maio. Os equipamentos têm garantia de um ano. Cada laptop possui sistema de segurança. Caso fique muito tempo fora da escola, ele é desativado e só pode ser reativado se retornar à instituição. A forma como os alunos utilizarão os computadores portáteis será de acordo com o projeto pedagógico de cada escola.
O laptop educacional possui capacidade de armazenamento de 4 gigabytes, 512 megabytes de memória, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de 1,5 kg, além de ser equipado para rede sem fio para conexão de internet. O custo por equipamento é de R$ 550,00. O investimento total foi de R$ 82 milhões.
As escolas foram escolhidas pelas secretarias estaduais de educação e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O período de testes foi desenvolvido em cinco escolas nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal.
Assessoria de Imprensa Seed/MEC
Acesse a lista das escolas do primeiro lote
Fonte: Portal MEC
Estudantes começam a receber 150 mil computadores portáteis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fique por dentro
-
O diretor do NTE de Aquidauana esteve em reunião nas escolas jurisdicionadas EE Luiz da Costa Facão e EE Bonifácio Camargo Gomes do mun...
-
Campo Grande (MS) - Começam no dia 26 de setembro e vão até o dia 14 de outubro, as inscrições para o concurso público de provas e títulos...
Marcadores
Aniversário
Blog da escola
CEJAR
Curiosidades
Dicas da semana
EDUCAREDE
EJA
ENEM
Especialiação
FESTA
FIES
LIBRAS
MEC
Medeiros
Mestrado
noticias
NOTÍCIAS
Nova Escola
NTE/AQUIDAUANA
PORTAS CURTAS
Prêmio
PRONATEC
ProUni
SED
SED/MS
SISU
SUGESTÕES
TURBINE SUA AULA
TV Escola
Vestibular
vídeo
Vídeo - NTE/Aquidauana
VISITA AS ESCOLAS
Webconferência
Encontre aqui
-
▼
2010
(188)
-
▼
abril
(15)
- Capacitação Web Conferência - NTE/Aquidauana
- Visitas as Escolas Jurisdicionadas / 2010.
- Estudantes começam a receber 150 mil computadores ...
- Um terço dos estudantes de 5ª a 8ª série foi agred...
- Bullying é problema grave e merece atenção
- Seleção Pública de Bolsistas de Iniciação Científi...
- Sem título
- Revista TV Escola - Tecnologias na Educação 1ª Ed....
- Certificação profissional vai favorecer trabalhado...
- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa...
- Agência apreende vacina contra H1N1 falsa e alerta...
- Fantástico apresenta escola de MS como referência ...
- Governador assina decreto que cria o Plano Estadua...
- Jovem cria curso para olimpíada de matemática e co...
- Vontade do professor é principal fator para atrair...
-
▼
abril
(15)



0 comentários:
Postar um comentário