Ministério Japonês oferece bolsa de estudos a professores brasileiros



O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) está oferecendo uma bolsa de estudos com duração de um ano e meio e pagamento de ajuda de custos para professores do ensino fundamental e ensino médio para proporcionar a estes profissionais o aprofundamento dos estudos em áreas específicas da educação e do ensino, além de oportunizar o intercâmbio cultural.
Podem se inscrever professores de ensino fundamental e ensino médio com idade até 34 anos completos até o dia 1º de abril de 2012 com fluência em língua inglesa ou japonesa, experiência comprovada de cinco anos como professor e que estejam desempenhando a função de professor à época da inscrição.
Para informações de como participar do processo de seleção acesse o site do Consulado Geral do Japão no Brasil: www.sp.br.emb-japan.go.jp , mande e-mail para cgcultural5@arcstar.com.br ou ligue para (11) 3254-0100.

Ministério da Educação libera consulta a resultados do Enem 2011






Participantes podem conferir seus desempenhos nas quatro provas objetivas e na redação do exame através do site do Inep.
Prevista inicialmente para o início de janeiro, a liberação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2011 foi feita nesta quarta-feira, dia 21, pelo Ministério da Educação – MEC.


Para acessar o seu desempenho nas quatro provas objetivas e na redação, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Em caso de esquecimento, a senha pode ser recuperada no sistema.


Cepef abre vagas para cursos técnicos gratuitos





16/12/2011
Emilia Sbrocco Dorsa

Professor de MS recebe Prêmio Professores do Brasil

 Com o título Entre o passado e o presente: as experiências do ensino de História no curso Normal Médio Indígena Povos do Pantanal – MS”, o trabalho de Carlos Alberto Panek Junior, professor do Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas, recebeu o Prêmio Professores do Brasil, no segmento ensino médio.
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O prêmio foi instituído em 2005 e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.
O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento pelos professores das escolas públicas que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
Foram inscritos e concorreram ao prêmio aproximadamente 1.500 trabalhos. Os professores e diretores das escolas premiadas nesta edição do Prêmio têm participação assegurada no Seminário que acontecerá em Brasília, hoje (14) e amanhã, juntamente com a realização do 5º Seminário Prêmio Professores do Brasil.
Os autores das experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de cinco mil reais, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio.
As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com a aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimídia, a critério delas, no valor de até dois mil reais.

Cadastro de professores temporários


 Ficha de Cadastro de Reserva de Professores http://www.portaldoprofessor.ms.gov.br/Site/View/FichaInscricao/FichaTemporario.aspx
 A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED)
 informa que já estão abertas as inscrições de Cadastro de Reserva
de Professores Habilitados para Aulas Temporárias

TV Escola vai adotar plataformas interativas na programação em 2012

          A TV Escola do Ministério da Educação (MEC) prepara-se para atuar, a partir do próximo ano, como uma plataforma interativa de distribuição de conteúdo audiovisual. Com isso, pretende aprimorar a aprendizagem e as práticas de ensino.

       A proposta da TV Escola, agora subordinada à Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, ganha impulso a partir das idéias e experiências sobre interatividade, convergência de mídias e produção de conteúdos digitais para as escolas públicas compartilhadas no encontro Educação e Novos Paradigmas (EduTec), realizado nesta terça-feira, 6, no Rio de Janeiro. As discussões sobre inovações tecnológicas desenvolvidas em várias partes do mundo e suas múltiplas utilizações na educação já induzem a mudanças, como a que se propõe a TV Escola.

         Ao longo deste ano, foi desenvolvido trabalho específico de avaliação de um novo formato para ela, até se chegar à realização do encontro da EduTec. “A TV Escola, agora sob a coordenação da SEB, é uma agenda urgente para a educação”, afirma a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda. “Queremos explorá-la da melhor forma possível para que seja um avançado espaço de diálogo e aprofundamento da educação, com a participação de todos.”

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score