Vídeo aulas musicais para deficientes visuais e auditivos

Se você é ou conhece alguém com deficiência visual ou auditiva, vai gostar desta dica.
O programa de educação musical Brasil de Tuhu lançou uma proposta pioneira com vídeo-aulas musicais gratuitas que têm recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.
A primeira lição lançada, sobre o Oboé, conta com áudio-descrição, janela de libras e closed captions.

PROFESSOR
O professor que conduz a vídeo-aula é Luis Carlos Justi, Doutor em Música Brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, onde também atua como professor de Oboé e música de câmara. Estudou na Escola Superior de Música e Teatro de Hannover, na Alemanha, é oboísta do Quinteto Villa-Lobos, do Trio de Palhetas “Villa-Lobos” e do grupo de música barroca “Sine Nomine”. Na primeira parte desta vídeo-aula, ele ensina as especificidades e sobre as partes do instrumento.

O PROGRAMA BRASIL DE TUHU – EDUCAÇÃO MUSICAL
O programa Brasil de Tuhu vem desde 2009 inovando em ações sempre com a missão de ampliar o acesso à música no Brasil. Impulsionado pela Lei Federal nº 11.769/2008, que inclui a música na grade curricular das escolas, o programa teve seu início em alguns estados brasileiros como Acre, Mato Grosso e Piauí.
Dividido entre as vertentes de sensibilizar, através da promoção da música clássica para crianças; aprofundar, por meio da produção de conteúdos focados em estudantes da área e formar cidadãos, com atividades e conteúdos voltados para educadores musicais, o Brasil de Tuhu é um programa fundamentalmente destinado ao desenvolvimento musical, não apenas nacional, como também internacional, por intermédio da sua plataforma de conteúdo.

CONTEÚDO
O site do programa conta com vídeo-aulas gratuitas de diversos instrumentos musicais: bandolim, clarineta, fagote, flauta transversa, piano, sanfona, teclado, viola, violão, violino e violoncelo, além de uma introdução à musicalização para crianças á partir de 6 anos, passando por conceitos de ritmo, melodia e harmonia.
Outro destaque é o Guia Musical. Com a proposta de aproximar crianças e jovens do universo da música erudita, estimular a educação musical e incentivar educadores, o site disponibiliza esse recurso baseado no guia prático do maestro Villa Lobos. Esse guia tem a finalidade de complementar as ações do programa, além de guiar e dar suporte aos educadores, com ferramentas práticas e didáticas, em suas aulas de música. A ideia é que essa prática musical desencadeie experiências importantes para a formação completa dos alunos como pessoa e cidadão. Dessa forma, estimulando o interesse pela música e viabilizando os professores a experimentarem outros caminhos de ensino.
Curiosidade: o programa recebeu esse nome para homenagear um dos maiores entusiastas na questão da educação musical, o maestro Villa Lobos. Assim, foi escolhido seu apelido de infância – Tuhu, uma referência ao barulho das locomotivas que ele tanto amava, para dar nome ao programa.

Para saber mais sobre o programa, acesse o site do Brasil de Tuhu – EducaçãoMusical.

Fonte: Canal do Ensino

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score