NTE de Aquidauana parabeniza pelo dia do Indio.


NTE de Aquidauana parabeniza  as escolas indígenas jurisdicionadas pelo dia do Indio.


 
Em Aquidauana ainda podem ser encontradas aldeias dos índios Guatós, Kaiowá, Bororo, Umotina, Pareci e Kinikinao. É uma das regiões com maior população indígena do Estado. Atualmente, calcula-se que existam mais de 50 mil indígenas e descendentes vivendo no local.
Os índios Terena sempre se submeteram a acordos para poderem manter a sua tribo viva. Assim, sobreviveram aos colonizadores e ao avanço do progresso. São índios muito pacíficos e voltados mais à caça e à pesca do que guerras ou conflitos. Para terem suas terras protegidas, os Terena prestavam serviços para outras tribos em troca de proteção. Na Guerra do Paraguai, por exemplo, eles foram a última tribo a guerrear, o que pode ter salvado o povo de ser dizimado como tantos outros.

Desde então, a perda as terras foi só uma conseqüência da intervenção de fazendeiros da região, que começaram a tomar conta de cada vez mais propriedades, despejando as famílias que lá viviam. Hoje, os Terena saem muitas vezes de seus pequenos espaços para trabalhar na cidade, porque só assim conseguem manter as famílias. Apesar do contato constante com o português, o idioma nativo ainda é muito utilizado, como uma tentativa de preservar ao máximo a cultura através da língua falada. No entanto, a expressão cultural dos Terena também pode ser observada em produtos artesanais, danças típicas e cultivo de alimentos.(Fonte: http://www.ferias.tur.br/informacoes/4116/aquidauana-ms.html)



0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score