MS EM LETRAS – II ENCONTRO REGIONAL DO LIVRO E LEITURA

fotos: Deivid Correia
A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, recebeu ontem (22), à noite, no Centro de Convenções de Bonito, 1.300 pessoas para a abertura do MS em Letras – II Encontro do Livro e Leitura, evento que já é referência no calendário nacional e que marca o lançamento do Plano Estadual do Livro e Leitura, iniciativa pioneira de Mato Grosso do Sul. “É um orgulho sermos os primeiros. Isso se deve a uma parceria formada entre a equipe da Secretaria de Estado de Educação e da Fundação de Cultura e o apoio do Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional”, destacou a secretária Nilene Badeca.
“Com o PELL/MS vamos orientar os municípios na discussão e elaboração de seus Planos Municipais de Livro e Leitura e continuaremos orientando nossos diretores e coordenadores pedagógicos em seus projetos, mostrando a importância de se incentivar o gosto pela leitura desde cedo”, explicou a secretária, que completou: “Uma das metas do PELL é a criação de bibliotecas e por isso já oferecemos o curso de Biblioteconomia em nível técnico. Já formamos uma turma e hoje temos mais duas em andamento em Campo Grande e Aquidauana”.
O governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, lembrou o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”, para falar da importância da concretização do Plano Estadual do Livro e Leitura e o apoio para que as secretarias de Educação de todo o Estado consigam elaborar seus Planos Municipais de Livro e Leitura. Se dirigindo à plateia de educadores e gestores de educação e de cultura, ele disse que essas ações são uma resposta ao carinho que principalmente as crianças - jovens estudantes - despertam nos educadores, em quem lida com a cultura e em quem está à frente das decisões no poder público.
“Tu és responsável por aquilo que cativas. E como não ser responsável por essas crianças? Como não ser responsável por aqueles que estão no primeiro, no segundo grau das nossas escolas? A criançada nos cativa”, disse, emocionado. “Temos orgulho de receber a todos aqui, de lançar o nosso Plano Estadual nos 79 municípios do nosso Estado, já considerando o futuro município de Paraíso das Águas”, ele destacou.

Os livros e a leitura têm um papel estratégico na sociedade. Tão estratégico que quando a educação e a cultura caminham juntas o resultado e a socialização bem sucedida. E os convidados da cerimônia de abertura do MS em Letras puderam conferir isso na apresentação do Coral das Meninas Cantoras de Porto Murtinho, projeto que surgiu no início de 2005 com a finalidade apenas de entreter as meninas que fora do horário das aulas ficavam nas ruas. Em pouco tempo, o coral proporcionou um resgate da cidadania, valorizando a música regional e levando novos conhecimentos à população. Hoje, o coral desponta como o orgulho da população murtinhense, descobrindo talentos, valorizando a cultura regional e levando novos conhecimentos à população.
O Plano Estadual do Livro e Leitura estabelece metas e estratégias com objetivo de nortear o desenvolvimento na área do livro, da leitura, literatura e bibliotecas, por meio de políticas articuladas que evidenciam a cidadania, a educação, o meio ambiente, as práticas sociais, o respeito à diversidade cultural, a inserção de novas tecnologias e a ampliação de acesso à informação.
“O Plano é muito importante para a educação. Começamos este projeto há dois anos e de lá para cá foram muitas reuniões, consultores contratados, muita articulação positiva, muito alinhamento de ideias com o mesmo objetivo. O governo de Mato Grosso do Sul está de parabéns por ser o primeiro a lançar o PELL. É um exemplo para todos os outros Estados”, disse o diretor de Relações Institucionais da Abril Educação, Éktor Passini, instituição que apoia o PELL/MS.   
O PELL conta com o aval do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura que, antes da concretização do Plano Estadual, lançaram o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), a fim de mobilizar, capacitar e assessorar prefeituras e Secretarias de Educação e Cultura para o desenvolvimento e implantação de planos.
O secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, prestigiou a cerimônia e comentou a iniciativa do Estado: “Mato Grosso do Sul tem se destacado muito pela inovação e pioneirismo em aderir aos programas nacionais e replicá-los internamente e a elaboração do Plano é mais uma demonstração de que o Estado está à frente na luta constante pela melhoria na qualidade da educação”.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, do prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo, do deputado federal Edson Giroto, do deputado estadual Júnior Mochi, da secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Maria Antonieta Antunes Cunha, da secretária municipal de Educação de Campo Grande e vice-presidente da Undime Nacional, Maria Cecília Amendola da Motta, do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Francisco Aparecido Cordão, da representante da UNESCO, Marilza Regattieri, do subsecretário da Subsecretaria de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, Wellington Rocha do Nascimento, da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Maria Luisa Marques de Oliveira, dos prefeitos de Bodoquena e Porto Murtinho, dos secretários municipais de Educação de Mato Grosso do Sul e de secretários estaduais de Educação e Cultura de diversos Estados do país.  
Programação
A programação de hoje começa com a palestra da secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Maria Antonieta Antunes Cunha, que falará sobre “Políticas Públicas para Leitura”. Logo após, a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da SED, Carla de Britto Ribeiro Carvalho e a gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Neusa Arashiro, apresentarão a “Experiência na Construção do PELL/MS”. Na sequência, “A Construção do PMLL a partir do PNLL e dos PELLs” com a consultora da UNESCO para o PNLL, responsável pela construção dos Planos Municipais e Estaduais de Livro e Leitura, Rosália Guedes.
À tarde, a consultora da UNESCO Luciana do Vale Fernandes, que assessorou a Coordenação executiva do PNLL desde o início, contará a “Experiência em Andamento de Criação do PMLL”. Maria Antonieta retorna com a palestra “Leitura: novas concepções, necessidades de sempre”.  O autor da obra “Tosco”, Gilberto Dari Mattje, falará sobre o livro, utilizado nas escolas nos projeto contra o bullying. A seguir, diretores de escolas estaduais e membros da Polícia Militar apresentarão suas experiências. Para fechar o encontro, “Contação de Histórias” com Edvânia Braz Teixeira.

Fonte: SED

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score