Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar



A Secretaria de Estado de Educação (SED) está promovendo hoje (15) o “Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar”. A atividade, realizada simultaneamente nas 356 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, conta com atividades e jogos educativos adaptados para o tema como apresentações de teatro, concurso de paródias e palestras. O evento será aberto às famílias e, para envolver ainda mais a comunidade, os estudantes estão fazendo panfletagem para a comunidade em torno das escolas.

“O mais importante é a ação preventiva contra o bullying, os nossos estudantes mostrando para os colegas e a comunidade como vale a pena agir antes que o bullying aconteça, lembrando que este é um trabalho permanente e que deve envolver a família e a escola”, explicou a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, que acompanhou os estudantes da Escola Estadual Joaquim Murtinho, centro de Campo Grande, na panfletagem na Avenida Afonso Pena.

 
Para a secretária Maria Nilene “é preciso que a escola tenha um olhar atento. Os professores e o restante da equipe devem observar sinais de violência, procurando os agressores e atendendo as vítimas, mas o principal é tomar iniciativas de prevenção, como a supervisão na hora do recreio, a promoção de palestras e debates sobre o tema e a inclusão na rotina escolar do respeito mútuo e da afetividade, tendo como foco as relações humanas”.

Além da panfletagem, os estudantes da EE Joaquim Murtinho espalharam cartazes e montaram peças de teatro e, entre uma apresentação e outra, o tema bullying era abordado. O diretor, Lucilio Souza Nobre, conta que “a mobilização chama atenção para o problema, mas a escola já vem desenvolvendo um trabalho de prevenção inserindo os alunos nos jogos, nas gincanas, na prática de esportes, são ações que vão continuar acontecendo”.
 
Logo na entrada da escola, um banner mandava o recado “bullying é um ato de covardia que não ter cor, cheiro nem raça, mas humilha com a força de todos os preconceitos”, assinado pela estudante do 1º ano do ensino médio, Luana Sato. Para ela, “a prevenção do bullying depende de cada um de nós, é um pensamento que começa em casa, mas as palestras também ajudam muito”.

O “Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar” é mais uma ação da SED para lidar com o fenômeno. Dentre outras iniciativas que já permeiam a rotina das escolas e em cumprimento à Lei nº 3887, de 6 de maio de 2010, instituiu nas unidades da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul a formação do “Comitê de Conscientização, Prevenção e Combate o Bullying Escolar". O objetivo do comitê é mobilizar a comunidade para ações de sensibilização e conscientização pautadas nas mudanças de postura e de atitudes, alcançando, desta forma, o combate ao bullying.

“As escolas já trabalham o tema bullying em suas atividades de rotina, com o suporte técnico da Secretaria de Estado de Educação, que orienta e acompanha o trabalho realizado dentro da escola durante o ano letivo. Hoje é uma data para fazer a ação com a comunidade, de forma massificada, porém o trabalho continua nas próximas semanas, no próximo ano, tratado de acordo com a especificidade de cada escola”, destacou o superintende de Políticas de Educação da SED, Roberval Angelo Furtado.

Os cartazes e os folhetos distribuídos nas escolas para ilustrar a campanha foram produzidos durante um concurso realizado entre 30 estudantes do curso técnico de Comunicação Visual do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lime (Cepef) e escolhidos por uma comissão julgadora da SED. Durante o processo de criação, os alunos assistiram diversos vídeos sobre o tema, pesquisaram na internet e trocaram experiências.

Bullying

De acordo com o dicionário Aulete de língua portuguesa, o termo bullying “compreende toda forma de agressão, intencional e repetida, sem motivo aparente, em que se faz uso do poder ou força para intimidar ou perseguir alguém, que pode ficar traumatizado, com baixa autoestima ou problemas de relacionamento”. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. É entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

O bullying sempre existiu, mas foi no final da década de 1970 que Dan Olweus, um professor da Universidade da Noruega, passou a estudar as tendências suicidas entre adolescentes e percebeu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, o bullying era um mal a se combater. Hoje, o fenômeno está mais popular, está mais visível com a influência dos meios eletrônicos, com a internet e com a televisão.

De acordo com Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para ser dada como bullying, a agressão física ou moral precisa apresentar quatro características: a intenção do autor em ferir o alvo, a repetição da agressão, a presença de um público espectador e a concordância do alvo com relação à ofensa. “Quando o alvo supera o motivo da agressão, ele reage ou ignora, desmotivando a ação do autor”, explica a especialista.


Fique atento aos sinais:

- Falta de vontade de ir à escola;
- Sentir-se mal perto da hora de sair de casa;
- Pedir constantemente para trocar de escola;
- Pedir para não ser levado à escola;
- Apresentar baixo rendimento escolar;
- Voltar da escola com roupas ou livros rasgados;
- Abandono dos estudos;


 A Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) sugere as seguintes atitudes para um ambiente saudável na escola:

- Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;
- Estimular os estudantes a informar os casos;
- Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema;
- Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;
- Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos;
- Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.

(Com informações da Revista Nova Escola)

Fonte: SED

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score