As possibilidades da escola na construção do currículo, tempos e espaços
da educação integral, expectativas de aprendizagens, cultura digital,
entre outros temas, serão abordados no encontro Currículo e educação
integral na educação básica: desafios e possibilidades, que começou
nesta quarta-feira, 21, e segue até sexta, 23, em Brasília. Participam
secretários municipais e técnicos de secretarias estaduais.
A
secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar
Lacerda, que participou da abertura do evento, destacou o quanto foi
oportuno unir as questões sobre currículo e educação integral em uma
mesma diretoria do MEC para que se tenha uma visão mais integrada da
escola. Segundo ela, “a escola de educação integral é a vanguarda de um
projeto que efetivamente está mudando a educação no país.”
Já a
secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, Macaé Maria
Evaristo, que apresentou as experiências da capital mineira com a
educação integral, defendeu que os gestores pensem o regime de
colaboração entre os entes federados não apenas no quesito do
financiamento. “É preciso construir responsabilidades também com a
trajetória escolar das crianças e jovens.”
Questões como o tempo
e espaço da educação integral e percursos formativos foram apresentadas
pelos pesquisadores Luiz Percival de Brito, da Universidade Federal do
Oeste do Pará, e Bia Goulart, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Bia, que tem formação em arquitetura, apresentou dados de seus
trabalhos sobre a relação da escola com a cidade. De acordo com Maria do
Pilar, o Mais Educação, desenvolvido pelo MEC, é uma proposta
contemporânea que provoca o diálogo da escola com a cidade.
Mais Educação
– Atualmente, cerca de 15 mil escolas públicas participam do Mais
Educação. O programa foi iniciado em novembro de 2008, com a
participação de 1.380 escolas, em 55 municípios de todas as unidades da
federação, beneficiando 386 mil estudantes. Em 2009, foi ampliado para 5
mil escolas, em 126 municípios, com atendimento para 1,5 milhão de
estudantes. Em 2010, 389 municípios aderiram ao programa, que foi
estendido para cerca de 10 mil escolas e beneficiou 2,3 milhões de
alunos.
Assessoria de Imprensa da SEB
Veja a programação do encontro.
Fonte MEC
Secretários e técnicos debatem currículo e escola integral
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