III REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSED

foto: Deivid Correia
Ao lado do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, recebe os secretários de Educação de diversos Estados do País para a III Reunião Ordinária do Consed em 2011. O encontro acontece em Bonito e vai até sexta-feira.
Durante a cerimônia de abertura hoje (21) à noite, os convidados assistiram a duas apresentações musicais com estudantes da Escola Estadual Joaquim Murtinho, de Bela Vista. Além da dupla Rosenil e Bianca, Matheus Brasil cantou e tocou acordeom. Em 2008, ele participou do Programa Domingão do Faustão e ganhou um instrumento do Maestro Caçulinha.
A secretária Nilene Badeca deu as boas-vindas aos secretários presentes e comentou que a reunião é também uma prestação de contas. “Nestes sete meses a frente do Consed tivemos vários avanços. Esta é a terceira reunião ordinária deste ano, mas já realizamos cinco extraordinárias e apresentamos alternativas para os problemas que enfrentamos e discutimos temas como transporte, alimentação escolar e piso salarial. Buscamos um diálogo constante para que a educação aconteça da melhor maneira em nossos Estados e municípios”, destacou.
“Sempre abordamos, nas reuniões do Consed, temas atuais da educação que precisam ser debatidos, mas o mais importante é a troca de experiências entre os secretários. Desta vez, conheceremos o trabalho dos Estados de Minas Gerais e Mato Grosso na formação dos professores e o sistema de transporte escolar do Paraná” completou a secretária. Na pauta da reunião também estão o currículo do ensino médio, o combate ao bullying, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), entre outros.
“As discussões do Consed são importantes para alavancarmos soluções para os problemas relacionados à educação e para que cada vez mais tenhamos uma educação de bom nível, para que nossas escolas atinjam Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) cada vez mais superiores e que possamos fazer frente, na escola pública, ao que as escolas particulares propõem”, explicou o governador André.
Para ele, “é por meio da educação que podemos solucionar mazelas em outras áreas. Uma boa cultura e uma boa educação previnem outras coisas como o descaminho e, através de um controle rigoroso evitando a evasão escolar e a repetência que se pode melhorar nossa sociedade. A educação é prioridade absoluta e deve ser em todos os Estados do país”.
A abertura da III Reunião Ordinária do Consed contou com a presença do prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo, da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho e representando o MEC, a presidente do Inep, Malvina Tania Tuttman.
Os secretários estaduais de Educação participarão amanhã (22) da abertura do MS em Letras – Encontro Regional do Livro e Leitura, realizado pela Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, no Centro de Convenções de Bonito, para apresentar o Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL/MS).
Conheça o Consed                                                                                                             
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), fundado em 25 de setembro de 1986, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. O Consed tem por finalidade promover a integração das Secretarias Estaduais de Educação, visando o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. Dentre as atividades do Conselho estão: participar na formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação; coordenar e articular ações de interesse comum das Secretarias; promover intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais; realizar seminários, conferências, cursos e outros eventos; desenvolver programas e projetos; e articular com instâncias do governo e da sociedade civil.
O Consed é composto pelo Fórum de Secretários de Educação, a Presidência, a Junta Fiscal e a Secretaria-Executiva e tem como missão contribuir para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas educacionais promotoras de educação com qualidade para todos. Mediante iniciativas educacionais de interesse público comum entre as Secretarias Estaduais de Educação, em articulação com os poderes federais, estaduais, municipais e sociedade civil organizada.
Diretoria Atual - Gestão 2011/2012
Presidente (Região Centro - Oeste)
Maria Nilene Badeca da Costa
Secretária de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul

1ª Vice-Presidência (Região Nordeste)
Belivaldo Chagas Silva
Secretário de Estado da Educação do Sergipe

2ª Vice-Presidência (Região Sudeste)
Klinger Marcos Barbosa Alves
Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo

3ª Vice-Presidência (Região Norte)
Danilo de Melo Souza
Secretário de Estado da Educação do Tocantins

4ª Vice-Presidência (Região Sul)
Marco Antonio Tebaldi
Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina

Secretária Executiva
Nilce Rosa da Costa


Fonte: SED

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score