Estudantes brasileiros farão viagem a Colômbia e Espanha

Dois estudantes brasileiros de institutos federais de educação, ciência e tecnologia embarcam nesta terça-feira, 19, para Cáli, Colômbia, primeiro destino da 27ª Expedição Ruta Quetzal. O programa de intercâmbio entre Brasil e Espanha vai reunir, este ano, 225 estudantes de 54 países. Durante 36 dias (até 24 de julho), o grupo vai percorrer cidades da Colômbia e da Espanha.

Samuth Duarte Alves Pereira, 16 anos, estudante do câmpus de Planaltina do Instituto Federal de Brasília, foi selecionado para a viagem em razão das boas notas, do domínio da língua espanhola e do interesse no programa de intercâmbio. Carla Fernanda Okabe, também com 16 anos, do câmpus de Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, garantiu a indicação ao obter, no ano passado, o maior coeficiente de rendimento entre os estudantes dos sete câmpus (Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas) da instituição.

A Ruta Quetzal de 2012 foi lançada oficialmente no Brasil na manhã desta segunda-feira, na Embaixada da Espanha, em Brasília. Nesta terça, 19, Carla e Samuth partem de São Paulo para Cáli.

Cultura — A Ruta Quetzal é uma expedição educativa e cultural. A pedido do Rei da Espanha, foi criada em 1979 por Miguel de la Quadra Salcedo para congregar jovens dos países de língua espanhola, além de Brasil e Portugal. Mais de oito mil estudantes participaram do programa de intercâmbio, que este ano tem o tema Real Expedição Botânica do Novo Rayno de Granada.

Os participantes vão percorrer cidades colombianas, como Cáli e a capital, Bogotá. No país vizinho, vão seguir os passos de José Celestino Mutis, que em expedição realizada no final do século 18 e início do 19, fez importantes descobertas na área da mineração e sobre a flora e a fauna colombianas. Na Espanha, visitarão Sevilha, Cádiz e o arquipélago das Ilhas Canárias. Em Madri, serão recebidos pelo Rei Juan Carlos I.

“É como um conto de fadas. Vou fazer minha primeira viagem internacional, conhecer outros países, novas pessoas, melhorar meu espanhol”, diz Carla. “Será uma das experiências mais importantes da minha vida.”

Para Samuth, a expedição será importante em todos os aspectos. “Vou conhecer lugares novos e melhorar meu senso crítico diante de outra realidade, e minha visão de mundo será ampliada”, prevê.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação apoia a Ruta Quetzal desde 1993.

Assessoria de Comunicação Social
Palavras-chave: intercâmbio cultural, expedição, Setec
 
Fonte: MEC

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score