SED e Instituto Unibanco promovem formação do Jovem de Futuro





O Instituto Unibanco e a Secretaria de Estado de Educação (SED) promovem em Campo Grande formação para, aproximadamente, 620 gestores escolares e 26 supervisores de ensino das 198 escolas estaduais que já aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF). Nos dias 13 e 14 de agosto, no Novo Hotel, participam os supervisores. Já entre os dias 3 e 6 de setembro, a formação acontece no Novotel e no Grand Park, para diretores, coordenadores e professores das escolas com o ProEMI/JF.

Como parte de um ciclo de formações voltadas para uma gestão escolar focada em resultados, a formação terá como tema Avaliação Educacional. O instrumento é primordial para coletar e acompanhar os dados de aprendizado dos estudantes e desempenho das escolas. Muito vem se discutindo que, a partir da efetiva utilização de seus resultados, é possível gerar insumos que possibilitam a tomada de decisões de modo a garantir a qualidade do ensino e tornar a escola pública uma instituição que promova a equidade. Dessa maneira, a avaliação e o uso pedagógico dos seus resultados podem ser considerados elementos fundamentais para o aprimoramento da prática pedagógica. No ProEMI/JF, esses resultados podem ser utilizados como diagnóstico para replanejamento das ações previstas no plano da escola, visando à melhoria da aprendizagem dos estudantes do ensino médio.

Sobre o Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro


O Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) reflete o desenho estruturado de uma parceria público privada entre o MEC, cinco Secretarias Estaduais de Educação, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e o Instituto Unibanco, que permitirá, até 2016, universalizar o programa nas escolas públicas de Ensino Médio do Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí, atendendo cerca de 2.500 mil unidades de ensino e mais de 2 milhões de alunos.
Além de incentivar o redesenho curricular das escolas, com orientação e aporte financeiro direcionados pelo MEC, o ProEMI/JF busca fortalecer a gestão escolar, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes, com os Estados implementando o projeto nas respectivas redes e o Instituto Unibanco oferecendo formação para gestores escolares e supervisores de ensino, além de assistência técnica e monitoramento de resultados por meio de instrumentos pedagógicos e gerenciais. Nessa perspectiva, a SAE contribui coordenando as avaliações de impacto.

 

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco foi criado em 1982 para desenvolver os investimentos sociais do Unibanco que, atualmente, integra o conglomerado Itaú Unibanco. Tem por missão contribuir para o desenvolvimento dos alunos do Ensino Médio em escolas públicas, concebendo, validando e disseminando novas tecnologias ou metodologias que melhorem a qualidade e efetividade das políticas públicas.

Fonte: SED

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score