Foi
prorrogado o prazo das inscrições do Prêmio Gestão Escolar (PGE). As
escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de todo o
país terão agora até 15 de junho para se cadastrarem.
Nesta
edição, as inscrições pela internet foram aprimoradas, para facilitar a
participação das escolas. Basta acessar o site, preencher as
informações solicitadas e anexar documentos e fotos que demonstrem os
processos de gestão. O próprio sistema organiza tudo e facilita o
trabalho do gestor, que precisa apenas imprimir o material e enviar
pelos Correios, para efetivar a inscrição.
Premiação
As
escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o
diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. As seis escolas
finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil
cada. A selecionada como primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título
de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos. Os
diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para
representar seus estados também são contemplados com uma viagem de
intercâmbio para os Estados Unidos.
Histórico
Criado
em 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em
parceria com entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil, a
premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no
desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade.
Ao todo, 25.139 instituições já participaram.
A
edição de 2012 tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos,
Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação SM, Fundação Itaú
Social, Instituto Gerdau e Fundação Victor Civita – patrocínio; União
Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da
Educação (MEC) – apoio institucional; Organização das Nações Unidas para
a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – cooperação; Centro de
Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) –
assessoria técnica.
Fonte: Consed
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