Profª Nilene Badeca acompanha assinatura de edital para concurso público

foto: Rachid Waqued

A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, acompanhou o governador André Puccinelli na assinatura, nesta quinta-feira (28), do edital do concurso público para professores da educação básica, cumprindo o último ponto do Pacto pela Valorização da Educação. O ato de assinatura ocorreu no auditório da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems).

O governador André assinou o edital do concurso público que era o último ponto do Pacto firmado em outubro de 2012. “Estou contente porque o Executivo estadual e a Federação dos Trabalhadores em Educação conseguiram conciliar seus interesses. Satisfeito o magistério e satisfeito o governo do Estado. Não lhes dei tudo, mas também não deixei de lhes atender. O concurso era uma aspiração para que os professores pudessem ser efetivados. Este pode não ser o último concurso. Conforme a necessidade, talvez tenhamos mais concursos no próximo ano”, afirmo Puccinelli.

Com a assinatura do edital, o governo do Estado comprova mais uma vez que a educação é prioridade em Mato Grosso do Sul. “Após um início de governo com dificuldades, hoje já estamos obtendo conquistas. No magistério também fizemos melhorias. O nosso piso salarial do magistério é maior do que o piso nacional. Fizemos unificação da carreira de professores e administrativos e implantamos 1/3 de hora-atividade, além da lei de política salarial para 2013 e 2014 já aprovada na Assembleia Legislativa e prevista no orçamento. Houve avanços no governo. A nossa função é qualificar cada vez mais nossos alunos. Espero que o aumento da hora produtividade possa refletir na boa qualidade do ensino dos alunos da Rede Estadual de Ensino. Mato Grosso do Sul é o Estado da educação”, enfatizou o governador.

Para a Profª Nilene Badeca, este diálogo positivo serviu de exemplo para outros Estados. “É um avanço muito grande este pacto. Este entendimento entre o governo e a Fetems serviu de modelo para os Estados de Goiás e Santa Catarina. Isto representa uma maturidade e quem ganha são os alunos e a sociedade”, destacou Profª Nilene Badeca, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

 
A ação consolida o Pacto de Valorização da Educação Pública, firmado entre o governo do Estado e a Fetems e seus 72 sindicatos filiados, em outubro passado. O governador André Puccinelli manteve diálogo com representantes da categoria e buscou atender todas as demandas com o objetivo de valorizar os profissionais e garantir melhorias no ensino de Mato Grosso do Sul.

Para o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, o governo do Estado tem sido um grande parceiro. “Todos os pontos do Pacto pela Valorização da Educação foram cumpridos. Pactuamos a unificação da carreira, a promoção funcional, a hora-atividade do professor para planejamento, a política salarial e fechando o último ponto, o concurso do magistério. É um ato significativo e demonstra o resultado positivo de um bom diálogo. O entendimento entre governo e sindicato evita greves e outros transtornos. A sociedade ganha, os alunos ganham e isto significa avanços para a educação em Mato Grosso do Sul que resultará na melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos próximos anos”, afirmou Botareli.

Além da realização de concurso para provimento de novos cargos de professor da Rede Estadual, os servidores da educação comemoram outras conquistas como a reformulação de lei complementar que garante a unificação da carreira de professores e administrativos e 1/3 de hora-atividade (aumento do tempo de planejamento de aula e capacitação); o aumento das vagas para promoção funcional do Magistério e a progressão funcional dos administrativos) e a lei de política salarial para 2013 e 2014 já aprovada na Assembleia Legislativa.

Concurso

A publicação no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul ocorre na próxima segunda-feira, dia 4 de março. As inscrições iniciam-se no dia 4 e encerram-se no dia 20 de março. A prova será no dia 5 de maio. Os professores aprovados serão empossados no início do ano letivo do 2º semestre.

Serão abertas 1.200 vagas em 14 disciplinas de atuação, contemplando as séries finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e todo o ensino médio – para todo o Estado. As provas serão realizadas no dia 5 de maio, em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Naviraí.

Para participar é necessário ter nível superior. O salário inicial será de R$ 1.355,50, acrescido de incentivo financeiro de R$ 275,10, para carga horária de 20 horas semanais.
 Fonte: SED

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score