TV ESCOLA

TV Escola Formação do professor é tema de programa nesta sexta-feira Quinta-feira, 15 de outubro de 2009 - 15:39 A TV Escola exibe nesta sexta-feira, 16, o último episódio da série Jogos e brincadeiras: desafios e descobertas, do programa Salto para o futuro. Dessa vez, o foco é a formação dos professores. O objetivo é oferecer caminhos para o aprofundamento das reflexões sobre a infância.

Com 50 minutos de duração, A formação lúdica do professor mostra os pontos de vista de pessoas que vivem e escrevem sobre a rotina do profissional da educação. Em formato de debate, o programa sempre traz três especialistas para falar do assunto em questão. Os convidados para o programa desta sexta-feira são: Circe Andrade, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Rita Frangella, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Mônica Picanço, professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A formação lúdica tem como objetivo a integração, a descoberta e a possibilidade de socialização do educador com a criança. Os especialistas avaliam que, às vezes, uma proposta de exercício pode ser mais interessante para o aluno do que a brincadeira. O programa mostra como aprender pode ser tão prazeroso quanto brincar e qual o potencial criativo dos jogos.

Rosa Helena Mendonça, supervisora pedagógica do projeto, ressalta a relevância das atividades de lazer para o professor. Considera que é importante “trazer para a prática cotidiana a lembrança de sua infância, pois assim promove a aproximação com os alunos”.

O episódio promove a valorização da brincadeira como forma de descoberta e criação, mas esclarece que as crianças aprendem mais com as relações humanas do que com os objetos, brinquedos e jogos. Nesse contexto, aborda a relevância da formação lúdica como fator positivo para favorecer a humanização do professor e possibilitar que ele incorpore isso para além das brincadeiras.

O programa será exibido às 19 horas com reprise na segunda-feira, dia 19, às 8h e às 15h. A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e no Portal do MEC. Seu sinal está disponível também nas tevês por assinatura DirecTV (canal 237), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Assessoria de Imprensa da Seed Palavras-chave: TV EscolaVeja mais
Meio ambiente é tema na TV Escola
Bicentenário de Darwin na TV Escola
DVD Escola - Apresentação
TV Escola

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score