SED promove formação continuada para professores que atuam em salas de recurso

Campo Grande (MS) – Começa hoje (19) a primeira etapa do curso de formação para professores que atuam nas salas de recurso, que atendem estudantes com necessidades especiais - deficiências, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento. A capacitação acontece até sexta-feira (23) no hotel Chácara do Lago, na Capital.

Cerca de 50 professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais em 38 municípios participam desta formação continuada. Em todo o Estado, são 210 salas de recurso da Rede Estadual de Ensino. De acordo com a coordenadora de Educação Especial (Coesp), da Secretaria de Estado de Educação (SED), Vera Carbonari, as escolas públicas do Estado atendem mais de quatro mil alunos com necessidades especiais. As salas de recurso são destinadas a atender esta demanda, no complemento das atividades pedagógicas apreendidas em sala de aula.

“É importante oferecer subsídios a esses professores para que eles trabalhem de forma diferenciada com os alunos com necessidades especiais, porque as informações mudam constantemente e é sempre bom oferecer capacitações aos professores”, explica Vera.

Nas salas de recursos multifuncionais os alunos trabalham com maior ênfase nas áreas que mais apresentam dificuldades no desenvolvimento em sala de aula. Para reforçar o ensino e facilitar o aprendizado, são utilizados recursos como filmes e outros materiais pedagógicos.

A segunda etapa da capacitação está marcada para acontecer entre os dias 9 e 13 de novembro, também no hotel Chácara do Lago. Ao todo, o curso oferecido pela SED, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), possui 80 horas/aula.

Rogerio Valdez

SED

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score