Projetos Escolares

Projetos Escolares
Projeto Alziro Lopes Fique Ligado na Faixa



Justificativa
Considerando o grande número de acidentes envolvendo os jovens que desconhecem ou não são devidamente conscientizados em relação aos perigos que o trânsito oferece, resolvemos desenvolver projetos para que desde as séries iniciais, os alunos do Alpes, adquiram conhecimento básico sobre legislação e assim possam conhecer e respeitar as leis vigentes sobre trânsito tornando-se cidadãos participativos e multiplicadores da idéia de um trânsito seguro.
E ainda considerando que fica isento das aulas teóricas, na auto-escola, o jovem que participar da carga efetiva de aulas teóricas na disciplina de: Primeiros Socorros, Direção Defensiva, Legislação, Regras de Circulação, Meio Ambiente relacionado ao trânsito e Noções Mínimas de Mecânica, haja visto que no código de trânsito brasileiro não há exigência desta matéria

Público-alvo
Alunos, professores e a comunidade em geral.

Objetivo geral
Conscientizar o aluno, dentro da unidade escolar, sobre os perigos oferecidos pelo trânsito para posteriormente ser aplicado fora da escola, em especial, na avenida Macias Barbosa, situada atrás da escola, onde tem ocorrido vários acidentes envolvendo pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Objetivo específico
• Conscientizar o aluno sobre a importância do respeito ao trânsito.
• Desenvolver atitudes de respeito, cortesia e disciplina dos alunos em relação ao trânsito da cidade.
• Capacitar o aluno para juntamente com o professor e o guarda de trânsito conscientizar a comunidade sobre como se deve portar no trânsito.
• Conscientizar os professores da importância do seu papel como exemplo nas atitudes corretas a serem seguidas pelos alunos.

Metodologia
O projeto terá início com a realização de um curso de dois dias ministrado pelo instrutor e proprietário de auto-escola Sr. Hildebrando Procópio, o curso terá como objetivo conscientizar alunos e professores sobre o correto comportamento no trânsito, após o curso a escola será marcada com placas de sinalização vertical e horizontal. Essa sinalização será usada pelos professores do ensino fundamental e médio para, dentro do pátio da escola, explicar na prática algumas regras e alguns sinais usados no trânsito. E todos os professores serão orientados para que desenvolvam atividades dentro de suas disciplinas usando o projeto.

No início do próximo ano letivo o instrutor irá retornar a escola para a realização de um curso com todos os alunos, data essa que já está definida no calendário escolar, o que facilitará o trabalho do mesmo. A segunda parte do trabalho tem como público alvo a comunidade em torno da escola, principalmente os que moram na avenida Macias Barbosa que passa ao fundo da escola, porque acreditamos que se houver a conscientização dos mesmos conseguiremos reduzir o número de acidentes na referida avenida bem como diagnosticar o porquê dos incidentes e apresentar os encaminhamentos para a solução.

Trabalho de campo
Os alunos serão orientados para percorrer as ruas do contorno da escola e observar quais são os problemas que ocorrem nestas vias de transito, tanto para os condutores quanto para os transeuntes. Posteriormente serão distribuídos questionários, panfletos, tudo para haver conscientização da comunidade e a seguir haverá blitz de alertas.
Após a discussão dos problemas encontrados os mesmos apontarão as soluções para facilitar uma melhor qualidade no trânsito em torno da unidade escolar.

Incentivo
Os alunos que se destacarem em cada série serão premiados com uma camiseta do projeto e também será estudado a possibilidade de se fazer uma viagem até a cidade de Campo Grande-MS, para visitas a museus e ao DETRAN-MS.

Recursos
Humanos - Alunos, funcionários, professores e Direção Colegiada do Alpes e instrutor de auto-escola.
Financeiro - Serão obtidos através de promoções da direção colegiada.
Parcerias - Comércio, auto-escolas, associação de pais e mestres, escritório municipal do DETRAN, meios de comunicação.
Material - Tintas, pincéis, rolos, fitas adesivas, placar de ploter e no próximo ano será utilizado pelos professores o atual manual de trânsito, panfletos, questionários e também será construído um mini-carro movido a pedal.

Cronograma
julho - Surge a idéia de sinalizar a escola
agosto - Busca de parcerias e elaboração do projeto
setembro - Levantamentos financeiros.Criação do slogan: Alziro Lopes Fique Ligado na Faixa
outubro - Apresentação do projeto aos colegas e compra de material
novembro - Pintura da sinalização horizontal e colocação da sinalização vertical. Apresentação do projeto para a comunidade
fevereiro - Aquisição de um manual de trânsito para cada professor
Março - Construção de um mini-carro movido a pedal para que se possa trabalhar com os alunos de séries iniciais

Conteúdo Principal
Descrição da ação
O projeto: “Alziro Lopes, Fique Ligado na Faixa” surgiu a partir da necessidade de se obter um material concreto para se trabalhar Legislação de trânsito com os alunos das séries iniciais e também os alunos do Ensino Médio. A escola será marcada com sinalização vertical e horizontal.

Descrição de objetivo
Pensou-se em sinalizar o interior da escola com o propósito de conscientizar o aluno a partir da experiência de conviver diariamente com os sinais de trânsito para que possam aplicá-los fora do âmbito escolar.

Forma de execução
A unidade escolar foi sinalizada com sinais de trânsito na vertical e na horizontal. O trabalho começou com a pintura dos corredores para simular um asfalto; a seguir foi feita a marcação das faixas pontilhadas e contínuas; pintou-se as faixas brancas e as faixas amarelas. Todas as faixas têm as medições normais de uso. Foram acrescentadas as faixas de cor branca que indica passagem de pedestres onde havia bifurcações. Quanto as sinalizações horizontais foram confeccionadas placas de ploter que foram colocadas nos corredores para indicar: proibido estacionar, estacionamento de bicicletas, permitido parar, trafego nos dois lados, siga em frente, proibido trânsito de pessoas, proibido trocar de pista, enfim foram utilizadas aproximadamente trinta placas nas cores das usadas no trânsito das cidades.

Ações Implementadas
Palestras de orientações aos professores e alunos. Envolvimento de autoridades de trânsito e educação municipal. Divulgação do projeto na imprensa falada e escrita.

Resultados obtidos
Nesta fase, o projeto despertou curiosidades e interesse por parte dos estudantes de todas as séries no que se refere a legislação de trânsito vigente e também conseguiu-se maior envolvimento e compromisso por parte dos professores. As autoridades municipais passaram a demonstrar interesse na idéia de se começar a trabalhar dentro das escolas a questão do trânsito.

Anexos
Foram tiradas 24 fotos durante a execução dos trabalhos de sinalização da unidade escolar.

Autores:
Sandra Inês Oliveira Dias – Bióloga
Rogério Gonçalves - Físico
Hildebrando Procópio - Instrutor de auto-escola

A pintura foi realizada pelos alunos sob a coordenação dos professores, diretor e o intrutor de auto-escola.

Colaboradores:
Esmeraldo Pereira de Lima - Letras
Leonel Vieira - Magistério

Direção Colegiada:
Bernardino dos Santos Meireles
Escola Estadual Alziro Lopes - Alpes
Guia Lopes da Laguna/MS
http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=351&id_reg=212&voltar=lista&site_reg=98&id_comp_orig=351

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score