Uso pedagógico do blog – o Edublog José Carlos Antonio* Cinco anos atrás eu escrevi um artigo intitulado Blogs, Flogs e a inclusão websocial. Na época, o foco do artigo consistia em mostrar que estava nascendo uma forma de inclusão social na Web, a que eu chamei de "inclusão websocial", em que usuários sem conhecimentos da linguagem HTML e de outras linguagens de criação de páginas para a Web podiam começar a criar seus sites e, assim, conquistar seu espaço de autoria na Web por meio dos blogs, dos flogs e de outras ferramentas que então estavam despontando na rede (inclusive o Orkut). Naquela época, os blogs eram vistos por muitos professores como "coisa de adolescente", pois os blogs nasceram com a inspiração de serem "diários digitais" e, além disso, a maioria dos blogs brasileiros tinha de fato esse formato, pois eram blogs criados por adolescentes e que tinham como público alvo outros adolescentes. O fato é que os adolescentes saíram na frente e criaram seus blogs, tornam-se autores e ocuparam seu espaço na Web, enquanto os professores, em sua maioria, ainda discutiam se valia ou não a pena usar novas tecnologias na educação. O tempo passou. Cinco anos, na história da Web, é um tempo imenso! De 2004 para cá, os blogs brasileiros caíram também no gosto de muitos "adultos". Jornalistas, profissionais liberais, donas de casa e (vejam só!) até mesmo professores começaram a ocupar cada vez mais a blogosfera. Hoje em dia eu creio que seja bobagem discutir a utilidade das TIC na educação, ou explicar o que é um blog, mas talvez ainda seja tempo de falar um pouco sobre o uso pedagógico dos blogs, principalmente tendo em vista que a cada dia mais e mais professores ingressam nesse incrível mundo da publicação e da autoria. Apesar de sua origem com formato e pretensão de diário", o blog é, na verdade, um site. Ter um blog ou ter um site é a mesma coisa se o objetivo for possuir um endereço na Internet onde se possam publicar materiais diversos. A única diferença é que um site, no sentido original do termo, é um espaço que requer a criação não apenas de conteúdo, mas também de layouts, programações em HTML, CSS, javascript, PHP, SQL e outras linguagens usadas na Internet. O blog, no entanto, oferece toda essa programação, o layout, as ferramentas de divulgação e até mesmo seu endereço na Web prontos, de forma que aos seus donos cabe apenas prover o conteúdo. E é aí que está o "X" da questão! Para que um blog sobreviva na blogosfera e cumpra seu papel como espaço de publicação e autoria, ele precisa ter pelo menos quatro requisitos básicos: 1. Possuir um objetivo claro 2. Visar a um público específico 3. Possuir conteúdo útil para o público visado 4. Ser atualizado frequentemente Continue lendo a matéria, clique aqui. Fonte:EducaRede
Ensinar com Internet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fique por dentro
-
Professor Tradicional ou Professor WEB 0.0 Professor Digital Professor WEB 2.0
-
Foi realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2010 no NTE de Aquidauana Oficinas de Blog, Google Docs e Como Pesquisar na Internet . Essas...
-
A professora Candida Aparecida Alves da Cunha, pertencente ao quadro de professores da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade do m...
-
A Secretaria de Estado de Educação (SED) divulga o resultado final do processo de escolha para compor o banco de candidatos de pr...
-
No dia 22 de março ocorreu na Sala de Tecnologia da Escola Estadual Deputado Carlos Souza Medeiros do município de Anastácio, a Reunião P...
-
Form. E-tec2012 - presentacion imagenes Realizou-se na noite de ontem, 12 de dezembro, no auditório da Câmara Municipal de Aquidaua...
-
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED) e Secretaria de Estado de Administração (SAD), junto à F...
-
Calendário Escolar Padrão foi publicado hoje (29) pela Secretaria de Educação no Diário Oficial A Secretaria de Estado de Ed...
-
Inscrições Designações Matrículas 19/11/2012 a 11/1/2013 13/1/2013 14/1/2013 a 17/1/2013 13/1/2013 a 25/1/2013...
-
Em 2012 acontece a Rio +20 no Brasil, afinal cada vez mais nações se reúnem para discutir assuntos relacionados ao meio ambie...
Marcadores
Aniversário
Blog da escola
CEJAR
Curiosidades
Dicas da semana
EDUCAREDE
EJA
ENEM
Especialiação
FESTA
FIES
LIBRAS
MEC
Medeiros
Mestrado
noticias
NOTÍCIAS
Nova Escola
NTE/AQUIDAUANA
PORTAS CURTAS
Prêmio
PRONATEC
ProUni
SED
SED/MS
SISU
SUGESTÕES
TURBINE SUA AULA
TV Escola
Vestibular
vídeo
Vídeo - NTE/Aquidauana
VISITA AS ESCOLAS
Webconferência
Encontre aqui
-
▼
2011
(201)
-
▼
janeiro
(24)
- Começa hoje 31/01 a 11/02 inscrições para o Curso ...
- E-Tec Brasil / NTE Aquidauana/ SED, oferece Curso ...
- Segunda fase de matrículas na Rede Estadual de Ens...
- NTE de Aquidauana divulga a relação dos alunos se...
- Ensalamento para o 6° Processo Seletivo para STes ...
- Alguns sites e textos interessantes.
- Ensinar com Internet
- Segunda fase de matrículas na Rede Estadual de Ens...
- UEMS publica edital de retificação do concurso par...
- Wikipédia faz 10 anos com muitos desafios pela frente
- Relação de candidatos para processo de seleção par...
- Revista TV Escola - Tecnologias na Educação 3ª Ed....
- Notícias Primeira fase de matrículas na Red...
- O NTE DE AQUIDAUANA INFORMA SOBRE O PROCESSO SELET...
- SED publica resolução para designação e lotação do...
- Matrículas na Rede Estadual de Ensino iniciam-se h...
- Primeira fase das matrículas na rede estadual de e...
- Encerram-se hoje as inscrições para cursos profiss...
- Sed aprovou nesta terça-feira os projetos pedagógi...
- Notícias Educação profissional está com ins...
- Termina hoje as inscrições para professores tempor...
- Vídeo de Apresentação da série SUA ESCOLA NOSSA ES...
- Termina amanhã as inscrições para professores temp...
- Primeira fase das matrículas na rede estadual de e...
-
▼
janeiro
(24)
0 comentários:
Postar um comentário