Wikipédia faz 10 anos com muitos desafios pela frente


Marco da colaboração na internet, a enciclopédia ainda precisa equacionar seu financiamento e critério para edição de textos.


Ao ganhar a Wikipédia no dia 15 de janeiro de 2001, a internet consolidou sua posição como o grande repositório de informações no formato digital e colaborativo. Com 10 anos de idade, o site criado por Jimmy Wales e Larry Sanger chega a mais de 17 milhões de artigos em seu banco de dados, alimentado e editado por cerca de 14 milhões de usuários cadastrados, além de 410 milhões de pessoas que apenas visitam o endereço a cada mês. Números que impressionam, principalmente para um projeto sem fins lucrativos, sustentado pela Wikimedia Foundation.

Para manter toda essa estrutura, são necessários milhões de dólares. Dinheiro obtido através de doações de usuários e empresas que apoiam os ideais do site. A meta de 2010, por exemplo, foi de 16 milhões de dólares - uma média de 32 dólares a cada um dos 500.000 colaboradores. É mais do que o dobro necessário para o ano de 2009. Diante da dificuldade, Wales teve de vir outra vez a público pedir ajuda.

A presença em diversos países e culturas contribui para o volume crescente de usuários e colaboradores. O valor total de artigos está dividido entre 262 idiomas representados no site, sendo que a língua que mais contribui com conteúdo é a inglesa, com 3,5 milhões de textos. No segundo lugar no ranking, está o alemão, com 1,1 milhão de artigos. O português aparece na nona posição, com cerca de 666.000 textos.

Confira a entrevista feita com Jimmy Wales, criador da Wikipédia, feita durante sua passagem pelo Brasil em 2010, pela Revista Veja. Clique aqui

Fonte: Revista Veja

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score