Por que o Chrome usa tanta memória RAM?

Você já deve ter se perguntado, se é fã do serviço do Google, por que ele usa tanta memória RAM.
O Chrome divide cada atividade sua dentro dele em um processo separado - por isso há tantos. Cada vídeo, plugin e aba ganha o seu espaço exclusivo, ao contrário do que acontece em outros navegadores. Com isso, se algum serviço falha não é toda a sua navegação que cai - apenas esse serviço específico. Então preste bastante atenção no tanto que você exige do navegador.
Também há uma feature do Chrome chamada prerender. Ela serve pra carregar suas páginas mais rápido - mas exige uma boa quantidade de RAM para funcionar.

Mas usar o RAM é bacana
Vamos lembrar para que o RAM existe: para guardar coisas na memória de curto prazo do computador. Com isso, ele recupera dados mais rapidamente e funciona melhor. E essa memória funciona da mesma forma que a sua - se você não recupera a lembrança rapidamente, o cérebro joga as 'inutilidades' fora. Então se o RAM não está sendo usado... bem, qual é o ponto mesmo?
O problema é que se o RAM fica cheio constantemente e acaba atrasando seu sistema todo. Se você exije mais do que seu RAM pode oferecer ele vai começar a trocar essa memória de curto prazo pelo seu hard drive, que é muito mais lento.
Então o negócio é o seguinte: é ok o Chrome usar bastante RAM. O problema é se você usa MAIS RAM do que seu computador pode oferecer as coisas vão começar a ficar lentas.

3 passos para controlar o uso de RAM
Você percebeu que o Chrome está, sim, usando mais RAM do que seu computador permite. Seguem alguns passos para te ajudar a aproveitar melhor o espaço que você tem:

1. Feche o que está gastando mais RAM
Ok, óbvio. Mas você sabe ver isso no próprio Chrome? Pressionando o Shift+Esc você abre o Task Manager do navegador que oferece uma visão precisa do que está gastando mais seu RAM. Talvez você perceba que deve fechar uma das abas fixadas ou que aquela extensão parada em seu browser não precise estar instalada.

2. Desligue o flash e outros plugins automáticos
Em vez de mostrar o conteúdo em flash (que usa uma boa quantidade de RAM) automaticamente, desligue a função e mostre apenas o conteúdo que interessa para você. Para fazer isso digite chrome:plugins na área de endereço, ache o Flash ou outro plugin que está atrasando a sua vida e clique em 'desativar' no link sob a página. No caso do flash ocê receberá a opção de ver o conteúdo que quiser clicando com o botão direito sob suas janelas. E, em sites como o YouTube, que você sabe que irá usar o Flash, dá para adicionar exceções rodar o plugin automaticamente - também pelas configurações do Chrome.

3. Use extensões que liberam a memória

O The Great Suspender 'descarrega' páginas que estão inativas há muito tempo - elas ainda estarão em sua barra de abas, mas demorarão mais tempo para serem carregadas. O One Tab faz a mesma coisa - porém manualmente. Ou seja, você indica que abas não vai usar por algum tempo.

Fonte: Galileu

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score