9ª Oficina Para Inclusão Digital em Brasília DF


De que forma a informática e as redes de comunicação online podem influenciar no desenvolvimento social e econômico do Brasil? O que é preciso fazer para ampliar o acesso da população a essa tecnologia? O país está preparado para entrar numa nova era digital? Essas e outras questões foram discutidas desde terça-feira, 22, na 9ª Oficina para Inclusão Digital, no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CET/CNTC), em Brasília.


Do dia 22 até quinta-feira, 24, mais de 1,2 mil pessoas, entre monitores de telecentros, representantes de instituições de apoio à inclusão digital, gestores de projetos governamentais e privados, profissionais, estudantes e pesquisadores da área vão discutir os principais temas e desafios da atualidade numa área vital para o desenvolvimento sócio-econômico do Brasil.


Foram realizados debates sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), Marco Civil da Internet, lixo eletrônico, telecentros e oficinas sobre acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, planejamento de projetos comunitários, animação em 3D, vídeos livres, entre outros temas. Durante três dias, os participantes debaterm estratégias que resultaram em propostas de políticas públicas e de diretrizes de acesso e uso das tecnologias digitais, tendo como eixo fundamental a promoção de ações concretas para a inclusão social.


O evento também fez um balanço sobre as políticas públicas implantadas na área nos últimos 10 anos. O assunto foi abordado na plenária “Inclusão Digital no Brasil: 10 anos de políticas públicas. O que mudou?”, marcada para hoje, quinta-feira, 24, às 14h20. O debate vai contar com a presença do coordenador dos programas de inclusão digital da Presidência da República, Cezar Alvarez, e será moderado pelo coordenador de Inclusão Digital do Projeto Saúde & Arte, Paulo Lima.


Telecentros – Durante a oficina, foi assinados os primeiros termos de cooperação técnica entre o Governo Federal e as instituições selecionadas pelo Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - Telecentros.BR. O edital de seleção foi aberto em fevereiro deste ano. Foram inscritas 1.071 propostas, com abrangência de 14.925 telecentros, entre novos e em funcionamento. Desse total, foram selecionadas 63 propostas, que preveem apoio a 3.514 telecentros em funcionamento e 6.508 novos, dos quais três mil devem abrir as portas para a população ainda em 2010.


A 9ª Oficina para Inclusão Digital é organizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (SLTI/MP), em conjunto com o Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal, atualmente coordenado pela Dataprev, e pelas instituições Sampa.org, RITS (Rede de Informações para o Terceiro Setor), Cidadania Digital, Coletivo Digital, Projeto Saúde & Alegria e IPSO (Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos).
Mato Grosso do Sul contou com a participação de 3 representantes: O Prof Josué Cabral, Diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional de Aquidauana e os Multiplicadores Valdir do NTE Corumbá e Marcos Alexandre representando o NTE Nova Andradina.
Postado por JOSUÉ CABRAL

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score