Banda larga nas Escolas Públicas.


O Programa Banda Larga nas Escolas já atende a 47.204 instituições de ensino públicas urbanas de todo o Brasil. É o que mostra o mais novo balanço da Anatel. O número de escolas conectadas à internet representa 72,75% dos estabelecimentos municipais, estaduais e federais localizados em zona urbana no país. A meta do programa, lançado em 2008, é conectar todas as 64.879 escolas urbanas até o fim deste ano.

De acordo com o levantamento, no primeiro semestre de 2010 mais 4.206 escolas foram inseridas no programa, após a realização do censo escolar. Os estados com maior número de instituições que passaram a ter conexão à internet em banda larga foram São Paulo (826), Minas Gerais (746), Maranhão (408) e Bahia (318). Já as unidades da federação com menos estabelecimentos beneficiados entre janeiro e junho de 2010 estão todos na região Norte: Roraima (10), Amapá (16) e Acre (17). A relação completa das escolas beneficiadas estará disponível no site da Anatel.
As Escolas Públicas do Mato Grosso do Sul, sobretudo as Jurisdicionadas ao NTE Aquidauana também receberam o programa e hoje estão operando um link com uma velocidade de conexão estimado em 2 megas.
O Programa Banda Larga nas Escolas é uma parceria dos Ministérios das Comunicações e da Educação, Anatel e operadoras de telefonia fixa. O programa é resultado de uma mudança no Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU).
Um decreto presidencial de 2008 trocou a obrigação de instalar Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) em áreas urbanas pelo compromisso de levar aos municípios o chamado backhaul, que é a infraestrutura de rede para conexão em banda larga. A inclusão das escolas não gera ônus para a União. A vigência do programa vai até 2025, com compromisso de ampliação periódica da velocidade de conexão.

Prof Josué Cabral
NTE Aquidauana

Fonte: http://josuecabral.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score