Nilene Badeca participa de Missão Técnica no Reino Unido







A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, integra o grupo que participa, de 12 a 16 de novembro, de Missão Técnica ao Reino Unido – liderança escolar e ensino de ciências nas escolas de Londres e Nottingham, organizada pela British Council.
Os membros da comitiva brasileira conhecerão o sistema educacional britânico, o papel das escolas e o aperfeiçoamento escolar, as mudanças no sistema inglês de educação, os padrões profissionais nacionais para liderança escolar, o programa Inspire, que coloca pós-graduados em Física, Química ou Engenharia dentro da sala de aula para trazer a ciência à vida. o Departamento de Educação e a OFSTED, que faz inspeção e regulamentação de instituições que prestam serviços de atenção à criança e jovens e de ensino técnico para qualquer idade.
Nilene Badeca conhecerá A Lampton School, uma das 100 primeiras ‘teaching schools’ no país. Tem a responsabilidade de liderar o ‘sistema de autoaperfeiçoamento escolar’ em sua área. Trabalham com 18 escolas primárias, secundárias e especiais e com uma variedade de instituições de ensino superior parceiras denominadas de Aliança do Oeste de Londres (The London West Alliance). A escola faz parte do relatório de 2008 do OFSTED sobre as “Doze escolas em destaque – superação em cenários improváveis” (Twelve outstanding schools – Excelling against the odds’).
A Hampton Hill também será visitada. A inspeção de 2011 do Ofsted classificou a Hampton Hill como uma escola em destaque em todas as áreas principais. Ela é uma das Escolas Nacionais de Apoio (National Support School – NSS). Seu diretor é Bill Jerman, um ‘líder nacional de educação’ (NLE). Os funcionários usam sua experiência e habilidades para apoiar escolas em circunstâncias desafiadoras. Além de liderar suas escolas, os NLEs trabalham para aumentar a capacidade de liderança em outras escolas e com isso elevar seus padrões.
Em Nottingham, o programa inclui visita ao National College for School Leadership, uma das quatro novas agências executivas do Departamento de Educação. É responsável pelo desenvolvimento e capacitação de líderes escolares visando impactar positiva e diretamente as vidas das crianças e jovens.
British Council
O British Council é uma organização sem fins lucrativos que atua em mais de 100 países. Fundada em 1934, tem como objetivo fortalecer os laços entre o Reino Unido e os países onde está presente através da construção de relacionamentos mutuamente benéficos em: Artes, Educação, Esportes e Inglês.
No Brasil, iniciou sua operação em 1945, por meio de um decreto presidencial. Desde então, tem desenvolvido parcerias entre o Brasil e o Reino Unido. No ano de 2010, as atividades do British Council atingiram mais de meio milhão de pessoas, entre empresários, pesquisadores, professores, estudantes e governantes.
O British Council tem escritórios em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, além de representantes em outros Estados.
Conheça mais visitando os sites:
Department for Education: http://www.education.gov.uk/
Office for Standards in Education, Children’s Services and Skills (OFSTED):

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score