Inscrições abertas para o 10º Prêmio de Educação no Trânsito promovido pelo Denatran

Coordenadoria de Educação Básica - COEB/SED

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Denatran de Educação no Trânsito, que elege anualmente os melhores trabalhos produzidos sobre o tema Trânsito. O concurso, promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito – Denatran tem o objetivo de incentivar diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e a cidadania no trânsito.

Para participar o interessado deve fazer a inscrição na página eletrônica do Denatran: www.denatran.gov.br, até o dia 31 de agosto do ano em curso. Após a confirmação dos dados, o candidato encaminhará o trabalho, juntamente com a ficha de identificação gerada no ato da inscrição, para: X Prêmio Denatran de Educação no Trânsito “Categoria (nome da categoria que participará)”, Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito – Denatran,SAUS, Quadra 01, Lote 1/6, Edifício Telemundi II, 5º andar, Sala 506, CEP 70.070-010, Brasília/DF.

Os trabalhos enviados deverão seguir os critérios de cada categoria, especificados no edital.

Fonte : SED/MS

Governo regulamenta a produção do laptop educacional


:: Luiz Queiroz
:: Convergência Digital :: 27/07/2010


A partir desta terça-feira, 27/07, os fabricantes de laptops de uso educacional passam a contar com um regime especial para a produção dos equipamentos, dentro do programa Um Computador por Aluno (Prouca). O presidente Lula assinou o Decreto 7.243, que institui o Regime Especial de Aquisição de Computadores para uso Educacional - Recompe.

Os fabricantes ganham incentivos fiscais nos mesmos moldes dos já praticados para a indústria de informática em outros programas de universalização do computador e terão que cumprir Processo Produtivo Básico no país (regulamentação também foi publicada hoje como anexo ao decreto).

O Prouca tem por objetivo central a promoção das inclusão digital nas escolas, apesar delas já contarem, há anos, com um programa paralelo (Proinfo). O Prouca irá atender as escolas das redes públicas de ensino federal, estadual, distrital, municipal ou nas escolas sem fins lucrativos de atendimento a pessoas com deficiência.

O governo irá adquirir os laptops educacionais por meio de licitação e as soluções terão de ser em Software Livre e de Código Aberto, sem custos de licenças. Os equipamentos também terão de trazer embutido interfaces de comunicação com tecnologia sem fio (Wi-Fi, Bluetooth, WiMax ). Os laptops educacionais foram classificanos na NCM códigos 8471.30.12 e 8471.30.19.

Recompe

De acordo com o decreto.7243, o Regime Especial de Aquisição de Computadores para uso Educacional (Recompe) suspende o recolhimento, conforme o caso, dos seguintes impostos e contribuições sociais:

I - do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI incidente sobre a saída do estabelecimento industrial de matérias-primas e produtos intermediários destinados à industrialização dos equipamentos (...), quando adquiridos por pessoa jurídica habilitada ao regime;

II - da Contribuição para o PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a receita decorrente da:

a) venda de matérias-primas e produtos intermediários destinados à industrialização dos equipamentos, quando adquiridos por pessoa jurídica habilitada ao regime; e
b) prestação de serviços, por pessoa jurídica estabelecida no País, à pessoa jurídica habilitada ao regime, quando destinados aos equipamentos ; e

III - do IPI, da Contribuição para o PIS/PASEP-Importação, da Cofins -Importação, do Imposto de Importação e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico destinada a financiar o Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa para o Apoio à Inovação incidentes sobre:

a) matérias-primas e produtos intermediários destinados à industrialização dos equipamentos
quando importados diretamente por pessoa jurídica habilitada ao regime; e
b) o pagamento de serviços importados diretamente por pessoa jurídica habilitada ao regime, quando destinados aos equipamentos.

Regras de produção

As empresas que se habilitarem ao Prouca terão de cumprir o seguinte Processo Produtivo Básico (PPB):

I - montagem e soldagem de todos os componentes na placas de circuitos impresso que implementem as funções de processamento central e memória, observado o disposto neste artigo;
II - montagem das partes elétricas e mecânicas, observado o disposto neste artigo; e
III - integração das placas de circuito impresso e das partes elétricas e mecânicas na formação do produto final.

Exceto no caso da integração das placas de circuito impressos (item III acima), as empresas poderão terceirizar o restante dessa produção.

O governo dispensou temporariamente da montagem local os seguintes módulos, subconjuntos ou unidades:

I - teclado;
II - tela de cristal líquido, plasma ou outras tecnologias, inclusive com a estrutura de fixação com ou sem dispositivo de captura de imagem ou alto-falantes incorporados;
III - dispositivo apontador sensível ao toque (touch pad, touch screen);
IV - leitor de cartões, leitor biométrico, microfone e alto-falantes;
V - bateria;
VI - carregador de baterias ou conversor CA/CC;
VII - subconjunto ventilador com dissipador;
VIII - subconjuntos gabinete e base plástica, com blindagem eletromagnética ou insertos metálicos incorporados, podendo conter, ou não, dispositivo sensível ao toque (touch pad, touch screen);
IX - sensor de impacto; e
X - interfaces de comunicação com tecnologia sem fio (Wi-Fi, Bluetooth, WiMax ).

Fonte:UOL

Banda larga nas Escolas Públicas.


O Programa Banda Larga nas Escolas já atende a 47.204 instituições de ensino públicas urbanas de todo o Brasil. É o que mostra o mais novo balanço da Anatel. O número de escolas conectadas à internet representa 72,75% dos estabelecimentos municipais, estaduais e federais localizados em zona urbana no país. A meta do programa, lançado em 2008, é conectar todas as 64.879 escolas urbanas até o fim deste ano.

De acordo com o levantamento, no primeiro semestre de 2010 mais 4.206 escolas foram inseridas no programa, após a realização do censo escolar. Os estados com maior número de instituições que passaram a ter conexão à internet em banda larga foram São Paulo (826), Minas Gerais (746), Maranhão (408) e Bahia (318). Já as unidades da federação com menos estabelecimentos beneficiados entre janeiro e junho de 2010 estão todos na região Norte: Roraima (10), Amapá (16) e Acre (17). A relação completa das escolas beneficiadas estará disponível no site da Anatel.
As Escolas Públicas do Mato Grosso do Sul, sobretudo as Jurisdicionadas ao NTE Aquidauana também receberam o programa e hoje estão operando um link com uma velocidade de conexão estimado em 2 megas.
O Programa Banda Larga nas Escolas é uma parceria dos Ministérios das Comunicações e da Educação, Anatel e operadoras de telefonia fixa. O programa é resultado de uma mudança no Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU).
Um decreto presidencial de 2008 trocou a obrigação de instalar Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) em áreas urbanas pelo compromisso de levar aos municípios o chamado backhaul, que é a infraestrutura de rede para conexão em banda larga. A inclusão das escolas não gera ônus para a União. A vigência do programa vai até 2025, com compromisso de ampliação periódica da velocidade de conexão.

Prof Josué Cabral
NTE Aquidauana

Fonte: http://josuecabral.blogspot.com

"Analfabetos digitais terão vida dificil na sociedade"

Entrevista do Pesquisador Canadense Don Tapscott ao Portal IG.

A geração atual já nasceu em frente a uma tela de computador, foi alfabetizada com auxílio das novas tecnologias e, por isso mesmo, é classificada como a geração dos “jovens multifuncionais”. São os que trocam mensagens, estudam, falam ao telefone, namoram, fazem upload de vídeos, navegam no twitter, trocam fotos e apóiam candidatos à presidência. Tudo ao mesmo tempo e pela internet.


Para o pesquisador canadense Don Tapscott, autor do recém-lançado livro “A Hora da Geração Digital (Ed. Agir), a educação digital provocou uma reviravolta na forma do aprendizado. Por isso mesmo, aqueles que não têm acesso a computadores vão disputar de forma desigual um espaço no mercado de trabalho e na sociedade. “Eles terão que aprender essas ferramentas em uma fase posterior da vida, e vão estar em desvantagem. Os jovens que crescem sem as tecnologias digitais estão na mesma desvantagem que os imigrantes digitais, como eu”, diz Tapscott, que é presidente da empresa de pesquisa e consultoria nGenera Innovation Network, professor da Universidade de Toronto e autor de mais de dez livros sobre internet, entre eles o best-seller “Wikinomics” (sobre a cultura da realidade virtual).

Em conversa com iG, Tapscott defendeu o uso escolar de pesquisas online. “Não acho que, automaticamente, o Google faz as pessoas mais inteligentes, mas certamente ajudam as pessoas a tomarem decisões mais informadas. Nas escolas, por exemplo, por ter esse corpo enorme de informações em um dos dedos, é menos importante memorizar os fatos. Isso libera o tempo dos alunos a concentrar-se em conceitos mais importantes”, analisa.

A seguir, a entrevista.
iG: É muito comum os estudantes copiarem trabalhos disponíveis na internet. A “geração digital” pode fortalecer o plágio?

TAPSCOTT: Sim, é fácil de copiar informações da internet. Os alunos devem ser informados que o plágio não é tolerado. Se os alunos receberem instruções claras quanto ao que constitui plágio e escolherem ignorá-las, devem estar preparados para as conseqüências.

iG: Por que você acredita que o Google faz as pessoas mais inteligentes?

TAPSCOTT: Não acho que, automaticamente, o Google faz as pessoas mais inteligentes, mas certamente ajuda as pessoas a tomarem decisões mais informadas. Nas escolas, por exemplo, por ter esse corpo enorme de informações em um dos dedos, é menos importante para memorizar os fatos, o que os professores fariam em muito mais tempo. Em termos de história, o aluno deve estar ciente das principais forças que influenciam o desenvolvimento de um país, mas não acho que é essencial memorizar datas de batalhas. Quanto à necessidade de memorização de informações, isso libera o tempo dos alunos a concentrar-se em conceitos mais importantes.

iG: Em seu livro, você diz: "é mais difícil de ensinar a cães velhos truques novos." As pessoas de outras gerações não poderão acompanhar as mudanças?

TAPSCOTT: Os mais velhos podem acompanhar as mudanças, mas para eles é muito mais difícil. Os jovens de hoje são a primeira geração de nativos digitais. Eu sou um imigrante digital, ou seja, tive que aprender a língua e cultura digitais. Para os jovens é como o ar. Eles são os primeiros a entrar na era digital com uma orientação global, acesso ao conhecimento, espírito de colaboração e pensamento inovador que a minha geração só poderia invejar.

iG: Um jovem, entre 15 e 20, que nunca teve acesso às novas tecnologias, como em muitos casos no Brasil, por exemplo, ainda pode se inserir na “geração digital”? Ou já está competindo de forma desigual?

TAPSCOTT: Os jovens que não têm acesso às tecnologias digitais não têm as habilidades de computador que a Geração Net apresenta. Como os imigrantes digitais que eu falei anteriormente, estes jovens terão que aprender essas ferramentas em uma fase posterior da vida, e eles vão estar em desvantagem. Os jovens que crescem sem as tecnologias digitais estão na mesma desvantagem que os imigrantes digitais, como eu.

iG: Que conseqüências podem sofrer estes “excluídos” em uma sociedade altamente digital?

TAPSCOTT: A participação delas na sociedade será mais difícil, sem dúvidas. Garantir que os cidadãos tenham igual acesso às tecnologias digitais deve ser uma alta prioridade para qualquer país que quer competir na economia global.

iG: Você afirma que “a geração internet é a antítese da geração TV”. Por quê?

TAPSCOTT: Ao invés de apenas sentar em frente da TV como a minha geração fez, os jovens de hoje cresceram interagindo, buscando, autenticando, lembrando, colaborando, compondo os seus pensamentos, organizando a informação. Ao invés de serem receptores passivos dos meios de comunicação, eles são uma geração de usuários, agentes, promotores.

iG: O que a “geração digital” significa para o futuro da democracia?

TAPSCOTT: Coisas boas. Atualmente, os especialistas políticos e assessores do setor público mal podem manter o ritmo com a definição dos problemas, sem falar em soluções artesanais. O governo não pode começar a acumular os conhecimentos internos para lidar com a multiplicidade de desafios que surgem. Precisam criar oportunidades para um diálogo sustentado entre os eleitores e os eleitos. A geração net irá responder a isto.

iG: Como as novas tecnologias podem auxiliar a democracia?

TAPSCOTT: Posso ver um novo modelo, onde os cidadãos estão mais envolvidos. Por muito tempo, temos vivido no que tenho chamado de democracia de transmissão. Eleitores só agiam durante o período eleitoral. Eles tinham pouca ou nenhuma influência entre as eleições, quando os legisladores e formadores de opinião eram responsáveis e os cidadãos apenas personagens passivos. Até recentemente, o modelo que imperava era o do "você vota, eu mando". O sistema carece de mecanismos que permitam ao governo se beneficiar da sabedoria e do discernimento que uma nação pode oferecer coletivamente.

iG: Como isso seria possível?

TAPSCOTT: Não estou propondo uma espécie de democracia direta, onde os cidadãos votariam online todas as noites após o noticiário da TV. Isso equivaleria a uma multidão digital. Como primeiro passo, devemos usar tecnologias de Web 2.0 para permitir a voz aos cidadãos, a fim deles poderem contribuir com ideias para o processo de tomada de decisão – tornando-os engajados na vida pública. Quando os cidadãos se tornam ativos, boas coisas podem acontecer. Nós todos aprendemos uns com os outros. As pessoas se tornam ativas na melhoria das suas comunidades, do País e do mundo.

iG: Por que a eleição de Obama, nos Estados Unidos, é um exemplo da importância de "geração digital"?

TAPSCOTT: Os que compõem a geração net são mais espertos, mais rápidos e mais tolerantes com a diversidade do que seus antecessores. Eles se preocupam fortemente com a justiça e os problemas enfrentados por sua sociedade e são geralmente envolvidos em algum tipo de atividade cívica na escola, no trabalho ou em suas comunidades. Nos Estados Unidos, centenas de milhares deles foram estimulados a apoiar Barack Obama para a presidência. E se envolveram na política pela primeira vez. Esta geração está envolvida politicamente, e vê a democracia e o governo como instrumentos essenciais para melhorar o mundo.

iG: Qual é a diferença dos jovens politizados na era digital em relação à geração anterior?

TAPSCOTT: Na década de 1980 e 1990, esse grupo etário foi amplamente antigoverno, eles sonhavam com o dia que o governo poderia "sair do caminho." Nas palavras de Ronald Reagan e Margaret Thatcher, o governo era o problema, não a solução. Mas os jovens já não pensam dessa maneira. Eles viram as limitações e os excessos do setor privado, e acreditam que o setor público é fundamental para resolver grande parte dos males que afligem a sociedade. Eles querem o equilíbrio.

iG: Muitos jovens usam a internet sem se preocupar com a privacidade. Como isso afetará as suas vidas no futuro?

TAPSCOTT: Tenho medo da quantidade e do tipo de informação que são casualmente colocadas online. As lições de sites como o Facebook ou MySpace são claras. Os jovens devem utilizar as redes sociais com o senso comum e cuidado e, acima de tudo, ser vigilantes. Depois que uma pequena informação está na Internet, ela não pode ser removido, não importa o quanto se tente.

iG: Você diz que a “geração internet” tem mentalidade comunitária. Isto é correto mesmo quando se diz que os jovens estão mais tempo em casa, em seus computadores, do que no “mundo real”?

TAPSCOTT: Sim. Esta geração tem um tremendo potencial para melhorar o mundo e todos nós devemos trabalhar juntos para ajudá-los com isso. Os jovens de hoje já estão no local de trabalho, no mercado em cada nicho da sociedade. Eles estão trazendo com eles sua inteligência de mídia, o poder de compra, os novos modelos de colaboração e de paternidade (quem é o dono de conteúdos online), empreendedorismo e poder político. Eles têm fortes valores e se preocupam profundamente com o nosso planeta. Em muitos países, o voluntariado dos jovens está em crescente expansão, como nunca antes.

iG: Você consegue pensar o que virá após a “geração digital”?

TAPSCOTT: Uma geração ainda mais digital. Aguarde, por exemplo, quando todos nós teremos uma conexão sem fio permanente de alta velocidade com acesso à Internet, não importa onde estaremos. A vida vai ser interessante.

Matéria retirada da
Revista Online A REDE em 27/07/2010.
Postada por http://josuecabral.blogspot.com

TV Escola apresenta programa sobre a comunicação humana e aborda as suas origens

Durante esta semana, o canal vai exibir documentários e séries que narram a origem da fala e da escrita, em um especial sobre comunicação e linguagem.

Hoje, dois programas vão ao ar. O nascimento da escrita, um episódio da série A história da palavra, e O beabá do repente, episódio da sériePoetas do repente. Os programas revelam a evolução da palavra grafada, bem como a necessidade humana de se comunicar e registrar suas experiências. Também mostram a poesia popular de improviso, desde a sua origem até a relação com o mundo contemporâneo.

Na terça-feira, 27, o documentário Idiomas do mundo analisa o desaparecimento de algumas das línguas existentes e qual o impacto disso para as populações que falam esses idiomas.

Questões relativas à alfabetização, letramento e cidadania são assuntos de Caminhos para ler o mundo, episódio da série Um mundo de letras, que será exibido na quarta-feira, 28. O programa mostra a importância da leitura e da escrita para a transformação social.

Identidade, episódio da série Além-mar, mostra a língua portuguesa como fator de integração entre os povos colonizados por Portugal e será exibido na quinta-feira, 29. Mensagem na garrafa - episódio da série Viajantes da História – pode ser assistida na sexta, 30. O programa mostra, de forma divertida, como os hábitos e costumes do passado influenciaram diretamente na vida nos dias de hoje.

A semana temática sempre é comentada por um especialista. O convidado para falar sobre linguagem e comunicação é o escritor e jornalista Geneton Moraes Neto, que fala sobre os novos desafios do jornalismo e a importância da leitura. Além disso, ele opina sobre o uso de informações jornalísticas nas escolas e conta algumas experiências de sua carreira. Todos os programas serão reprisados às 21h.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e por meio da internet no
Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Fonte: www.mec.gov.br

SED/MS

20 mitos sobre o seu PC

20 mitos sobre o seu PC


Henrique Ulbrich e Rodrigo Martin/Geek

Eva Mothci/Terra
Diego Medina/Terra (Ilustrações )

A IBM apresentou ao mundo o patriarca dos atuais PCs em 1981, mas as sementes da computação pessoal remontam a pelo menos duas décadas antes disso - senão mais. Durante esse período de pelo menos 40 anos, surgiram inúmeros mitos a respeito do uso, conservação e funcionamento desses equipamentos hoje universais.

Para acabar com qualquer dúvida, preparamos uma lista do que é verdade, do que tinha fundamento mas hoje foi superado e do que sempre foi mentira. Confira uma explicação para cada um dos 20 mitos abordados e veja o quanto seu PC ou Mac sofre nas suas mãos - e o quanto de cuidado é exagero seu.


Colar imãs pequenos (como os de geladeira) no gabinete pode prejudicar a CPU

FALSO

Os ímãs de geladeira têm um campo magnético muito tênue. Além disso, os componentes dos computadores modernos são bastante imunes a campos magnéticos, mesmo de intensidade moderada.

Obviamente, não recomendamos colocar os potentes ímãs de neodímio perto do que quer que seja (inclusive dos seus dedos).

O neodímio é uma liga de metal com alta eficiência magnética – portanto, especialmente apropriado para fazer ímãs miniaturizados e, mesmo assim, superpotentes. Usados em muitos tipos de motores elétricos e, especialmente, em microfones de estúdio e em discos rígidos, estes “superímãs” são suficientemente fortes para magnetizar as cores de TVs e monitores CRT, por exemplo.

Se o computador passou toda a noite ligado, é melhor desligá-lo e reiniciar antes de usar de novo

FALSO

Os sistemas operacionais modernos (Windows, Linux e Mac OS X) podem ter um "uptime" (tempo em que ficam ligados) de várias semanas ou mesmo meses. Se o seu PC fica lento após um período grande de uso, é sinal de vírus ou outras pragas, e não do tempo em que ficou ligado.

Todavia, enquanto não toma providências definitivas, reiniciá-lo realmente pode aliviar o problema por algumas horas. Mas se for para reiniciar, por que deixar ligado?

Esses e outros mitos você encontra aqui.

Fonte: www.terra.com.br

Física no celular




professor Suintila , do Blog Serão Extra, encontrou uma forma de ajudar seus alunos trabalhadores no aprendizado de física:ele usa celulares (dele e dos alunos).

Enquanto muitas escolas proibem o uso do celular,o professor demonstra que o uso do aparelho pode ser um excelente recurso para aprendizagem.

Uma reportagem na Revista A rede mostra o desenvolvimento do trabalho.Clique aqui para ler.

Em outra reportagem, mais completa o Instituto Claro mostra o trabalho do professor e a avaliação dos alunos .Leia aqui.

Mais detalhes sobre esse trabalho podem ser vistos nas postagens antigas, no Blog Serão Extra, aqui.

O nome do Blog já diz tudo . O professor não limita a aprendizagem aos horários das aulas.






Projetos e Planos de aula

Conheça alguns sites que disponibilizam planos de aula e/ou projetos para educadores. Nova Escola: diversos planos de aula organizados por área: Alfabetização, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais, Artes, Língua Estrangeira, Educação Física. O site também disponibiliza os planos de aula publicados no Jornal da Tarde de domingo. E-Aprender – O site disponibiliza planos de aulas organizados em disciplinas. Há também dicas para elaboração de planos. Yahoo Educação – Diversas atividades sugeridas utilizando as tecnologias de comunicação e informação. Sabesp – Esta área do site é dedicada a educadores e apresenta propostas para trabalhar assuntos relacionados a água e saneamento. NetEducação – O site disponibiliza planos e planejamento para diversas séries e disciplinas, inclusive educação especial. Veja on-line – A maior parte do conteúdo é para assinantes, mas toda semana é possível acessar gratuitamente uma das aulas em destaque. Microsoft Educação – Diversos projetos que utilizam as TICs, todos organizados por ciclos. Site de dicas – Dicas de atividades para desenvolver com crianças. Dicas Vivência Pedagógica - Seção do site com idéias de recursos e estratégias que podem ser utilizadas na escola. Projetos – Também faz parte do site de dicas uma seção com idéias deprojetos para desenvolver na escola. Turbine sua aula – propostas publicadas no portal Educarede. Arte na Escola – O site apresenta riquíssimo material para o trabalho com Arte na Escola. Veja também WebQuests e WebGincanas: propostas interessantes para trabalhar com os recursos da Web. Neteducação com muitos planos de aula.

Projeto previne anti-bullying em Aquidauana e Anastácio





A professora Candida Aparecida Alves da Cunha, pertencente ao quadro de professores da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade do município de Aquidauana - MS, implementará no segundo semestre deste ano o projeto “ E se fosse com você?”, voltado para o combate do bullying nas escolas e instituições públicas da região.

Veja a reportagem no site http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=167438

Educação Inclusiva

Conheça algumas experiências de educação inclusiva para portadores de deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Aldonei Machado
O professor descreve a fascinante experiência de ensinar e aprender com as limitações.

Geisa Kempfer
A educadora fala da rotina com alunos especiais e da importância da inclusão em sala de aula.

Ana Nayer Pereira e Ricardo Luiz Castro
Os pais de Guilherme contam como a escola ajuda a família a superar os desafios da paralisia cerebral.

Keli Aline Zotti
Keli quer ser professora e escritora, e acredita que a escola é fundamental para que ela consiga realizar esse sonho. Para ela, a deficiência visual não é um obstáculo.

Fonte: TV MEC

DOWNLOADS SOFTWARE EDUCATIVOS







Neste site, você encontrará várias sugestões de software educativos. Onde poderá estar utilizando com seus alunos.

http://downloads.linuxeducacional.com/categoria/educativos/

Bom trabalho.

Fonte: Comunidade Linux Educacional..

LINUX EDUCACIONAL









É um software de matemática dinâmica gratuito e multi-plataforma para todos os níveis de ensino.


Descrição Completa:

O GeoGebra é um software de matemática dinâmica gratuito e multi-plataforma para todos os níveis de ensino, que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo em um único sistema.
* Gráficos, álgebra e tabelas estão interconectados e possuem características dinâmicas
* Interface amigável, com vários recursos sofisticados
* Ferramenta de produção de aplicativos interativos em páginasWEB
* Disponível em vários idiomas para milhões de usuários em torno do mundo
* Software gratuito e de código aberto

Programas Relacionados


Utilizando repositórios - Procedimentos de instalação

Para o Linux Educacional, Ubuntu e derivados, Big Linux, Pandorga, Kurumin, Boto-Set, Debian e derivados, você pode instalar utilizando os seguintes procedimentos:

Instalação utilizando o repostirório oficial da distribuição: noterminaldigite sudo apt-get install geogebra [tecle enter], ou utilize um instalador como o Adept ou outro de sua preferência.

Clique aqui!

Fonte: Linux Educacional


REVISTA TV ESCOLA - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO 2ª ED. 2010





















Os recursos digitais vieram para ficar e também para revolucionar a prática pedagógica. Mas quando foi que tudo isso começou e o que se pode esperar desse novo momento da escola? A matéria de capa desta edição se propõe a fazer um apanhado reflexivo sobre o tema.
Desfiando o novelo dos desafios da educação no mundo virtual, a seção de mesmo nome aborda o software livre, programa de computador de utilização aberta, cujo conteúdo está em permanente construção. Por esse Brasil afora, encontramos em Pernambuco uma experiência com leitura de imagens que merece o nosso relato por escrito.

Confira estes e os demais temas selecionados pela Revista da TV Escola especialmente para você!
Acesse a revista completa clicando aqui.

Fonte: TV Escola

A LINGUAGEM DO UNIVERSO

TV ESCOLA


Sinopse
Episódio da série A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, em que Marcus du Sautoy, doutor em Matemática pela Universidade de Oxford, nos leva em uma viagem pela história dessa disciplina fundamental. Sem a Matemática teria sido inviável o desenvolvimento da física, química ou astronomia. Basicamente todos os campos do conhecimento dependem de estatísticas, geometria ou cálculo, por mais básicos que sejam. Marcus nos mostra como a Matemática fez parte do princípio da intelectualidade nas antigas civilizações.


Duração
60'00'' minutos

Série
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, A

Faixa de Ensino
Fundamental; Médio

Palavras chave deste vídeo
Matemática; História

ASSISTA AQUI!

Aberto processo seletivo de jovens para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do MERCOSUL

O Ministério da Educação, a UNICEF, o Observatório Jovem da Universidade Federal de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul realizam processo de escolha de jovens para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do MERCOSUL.

O projeto teve origem no Uruguai, apoiado pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela, objetivando contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas necessárias para participarem ativamente de grupos e comunidades que promovam a cidadania.

Estudantes do ensino médio de escolas públicas, com idade entre 14 e 17 anos, podem concorrer a 27 vagas para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do MERCOSUL. Os escolhidos, que vão representar as cinco regiões do país e a diversidade nacional, farão parte da primeira assembleia de jovens do MERCOSUL, que acontece em Montevidéu, no Uruguai, em outubro. Lá estarão também alunos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la, via malote, para Secretaria de Estado de Educação - Coordenadoria de Educação Básica – Ensino Médio, até o dia 25 de agosto do ano em curso.

Mais informações podem ser obtidas com os técnicos pedagógicos Sócrates e/ou Rosemari pelo telefone (67) 3318-2341.

Coordenadoria de Educação Básica.COEB/SED

parlamento_ficha_de_inscrição.doc

PRÊMIO A REDE 2010



Clique Aqui para maiores informações.

Curta Criativo prorroga as inscrições!

Atendendo a pedidos, o prazo de inscrição do filme pela internet foi prorrogado para o dia 30 de julho, data limite de envio do seu curta e da documentação necessária.

Os vencedores concorrem a R$ 10 mil e R$ 8 mil reais, estágios em produtoras,exibições em cinemas, distribuição em festivais, aluguel de equipamentos, serviços,cursos, horas de ilha de edição, negativos e muito mais.

Os curtas devem ter até 5 minutos e podem ser captados em qualquer formato - celular, película, câmera digital etc. Os filmes concorrem em três categorias: ficção, animação e documentário. Confira o regulamento no site
Aproveite para acompanhar as matérias e entrevistas com profissionais do mercado cinematográfico no blog do Curta Criativo. Você vai conferir dicas importantes, que ajudarão em todo o processo de produção, filmagem e finalização do seu curta.

Boa sorte!

DICA DE SITE

Projetos e planos de aula

Conheça alguns sites que disponibilizam planos de aula e/ou projetos para educadores.

Projetos e planos de aula
Projeto: alfabetização e letramento
Artigos, teses e dissertações
Como conhecer o cérebro dos disléxicos
Aulas animadas: mais movimento ao que acontece dentro da escola

Clique aqui.

Denatran abre inscrições para o 10º Prêmio de Educação no Trânsito

Denatran abre inscrições para o 10º Prêmio de Educação no Trânsito

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Denatran de Educação no Trânsito, que elege anualmente os melhores trabalhos produzidos sobre o tema Trânsito. O concurso, promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito – Denatran tem o objetivo de incentivar diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e a cidadania no trânsito.

Para participar o interessado deve fazer a inscrição na página eletrônica do Denatran: www.denatran.gov.br, até o dia 31 de agosto do ano em curso. Após a confirmação dos dados, o candidato encaminhará o trabalho, juntamente com a ficha de identificação gerada no ato da inscrição, para: X Prêmio Denatran de Educação no Trânsito “Categoria (nome da categoria que participará)”, Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito – Denatran,SAUS, Quadra 01, Lote 1/6, Edifício Telemundi II, 5º andar, Sala 506, CEP 70.070-010, Brasília/DF.

Os trabalhos enviados deverão seguir os critérios de cada categoria, especificados no edital.


Coordenadoria de Educação Básica. COEB/SED

Fonte: SED/MS

Oficina de Criação Digital: o aprendizado 24 horas na web





Sabendo que a construção do conhecimento é sem dúvidas uma atividade social, nesta atividade vamos conhecer as Redes Sociais como o Facebook, Twitter e o Live Writer, ambientes da chamada Web 2.0 que propiciam encontros, trocas e compartilhamento.
A proposta é que os alunos aprendam com outras pessoas, observando e analisando o que elas estão comentando e o mais importante compartilhando sem medo suas opniões, dificuldades, e também, ajudando uns aos outros.
Iremos utilizar como material de apoio a apostila Oficinas de Criação Digital que traz quatro sugestões de atividades para serem aplicadas em sala de aula. Aproveite as dicas! Extrapole os muros da escola e ofereça a seus alunos a oportunidade de estarem 24 horas aprendendo na web.

Fonte:Conteúdo Educacionais.

SALTO PARA O FUTURO






LITERATURA E NEOLEITOR - INÉDITA

A série visa debater a importância da leitura de textos literários na alfabetização de jovens e adultos e idosos, tendo em vista que alfabetizar não é apenas ensinar o funcionamento do sistema alfabético, pois inclui também o letramento, ou seja, a prática da leitura e da escrita. A série pretende discutir o conceito de neoleitor (jovem, adulto e idoso que inicia sua caminhada de leitor de textos escritos) e, ainda, a necessidade de formação de mediadores – professores, educadores, bibliotecários, contadores de histórias, etc. – que tenham clareza de quem é o sujeito da EJA e quais são seus conhecimentos sobre a leitura, o que é fundamental para que os neoleitores adquiram autonomia no sentido de se tornarem leitores de fato.


fonte: TV Brasil

SED realiza II Concurso Estadual de Talento Literário/Poesia em Superdotação

A Secretaria de Estado de Educação, por meio do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S, realiza o Concurso Estadual de Talento Literário /Poesia em Superdotação com o objetivo de premiar novos talentos literários e sensibilizar a sociedade em geral para a riqueza da inteligência nacional na área de Literatura.

A meta do concurso é selecionar 1 (um) poema, para participar do II Prêmio Nacional Talento Literário/Poesia em Superdotação, para compor um livro com 27 poemas inéditos, que será publicado em duas línguas (Português e Espanhol) e lançado na II Bienal de Poesia Internacional de Brasília. Cada poema terá uma nota de indicação, dada por uma personalidade eminente do Estado do respectivo poeta superdotado, além de uma crítica ou comentário produzido por um estudioso da Literatura. O livro será prefaciado por um poeta ou crítico de renome nacional.

As inscrições irão até o dia 9 de julho de 2010.

Mais informações no site: www.bnb.df.gov.br/bip

Acesse a BIBLIOTECA MUNDIAL DA UNESCO

QUE PRESENTE DA UNESCO PARA A HUMANIDADE INTEIRA!















Já está disponível na Internet, através do sítio WDL . Org ou http://www.wdl.org/pt/

Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

Tem, sobretudo, carácter patrimonial , antecipou ontem em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições.
A BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser "com valor de património, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas".

Entre os documentos mais antigos há alguns códices precolombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562", explicou Abid.
Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.

Fácil de navegar !
Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado. Os documentos foram escaneados e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas O PORTUGUÊS.
A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustrações.

Como se acessa ao sítio global
Embora seja apresentado oficialmente hoje na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet, através do sítio www.wdl.org .
O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web , sem necessidade de se registarem.
Quando a gente faz clique sobre o endereço www.wdl.org , tem a sensação de tocar com as mãos a história universal do conhecimento. Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português). Os documentos, por sua parte, foram escaneados na sua língua original. Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas de um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cómoda e minuciosa.

Entre as jóias que contem no momento a BDM está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de Lafontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C..

Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas: América Latina e Médio Oriente. Isso deve-se à activa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, a biblioteca Alexandrina do Egipto e a Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.

A estrutura da BDM foi decalcada do projecto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e actualmente contém 11 milhões de documentos em linha.
Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que reveste esse sítio vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo áudio-visual. Este projecto tampouco é um simples compêndio de história em linha: é a possibilidade de aceder, intimamente e sem limite de tempo, ao exemplar sem preço, inabordável, único, que cada um alguma vez sonhou conhecer.

Alejandro del Teso Herradón
Bibliotecário

Mais da metade das escolas públicas ficaram abaixo da média do Ideb

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - No ano passado, a maioria das escolas (56,2%) teve notas abaixo da média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os primeiros anos do ensino fundamental, que foi de 4,6 pontos, em uma escala que vai de 0 a 10. Em 2009, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliou o desempenho de 43.400 escolas públicas, por meio do Ideb.
Dessas, 57,6% conseguiram atingir as metas estabelecidas para as séries iniciais do ensino fundamental. Outras 20% não conseguiram alcançar suas metas e 22,38% não tinham metas estabelecidas, por não terem participado da avaliação em 2005, quando o Ideb começou a ser instituído.
O Ideb é calculado a cada dois anos e serve para avaliar a qualidade do ensino público no país. Cada escola tem uma meta e recebe uma nota, levando em conta o rendimento escolar e as notas obtidas pelos alunos na Prova Brasil.
Ao criar o Ideb, o Inep estabeleceu metas de qualidade que devem ser atingidas pelo país, pelos estados, municípios e pelas escolas. Assim, levando em conta a realidade de cada local, cada instância deve evoluir de forma a contribuir para que o Brasil atinja a média 6 em 2021, que é o patamar dos países mais desenvolvidos.
A nota mais baixa registrada entre as escolas foi 0,2, atingida pela Escola Estadual Jovem Protagonista, que fica em Belo Horizonte. Em seguida, aparecem as escolas municipais Firmo Santino da Silva, em Alagoa Grande (PB), Professor Francisco de Assis Cavalcanti, em Natal (RN) e Boa União, em Eunápolis (BA), todas com nota 0,5.
As três escolas com notas mais altas são de Cajuru (SP), o mesmo município que ficou em primeiro lugar no Ideb. A escola Aparecida Elias Draibe ficou com nota 9, e as escolas André Ruggeri e Dom Bosco tiraram 8,8.
Edição: Graça Adjuto
Agência Brasil - Todos os direitos reservados.

FOnte:Por Agência Brasil, Agência Brasil, Atualizado: 5/7/2010 05h57min

Curso Estadual Preparatório para o Vestibular – CEPV/2ºsemestre abre inscrições a partir de hoje.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS informa que as inscrições para os interessados em ingressar no Curso Estadual Preparatório para o Vestibular – CEPV/2º semestre estarão abertas, no site da SED, no período de 5 a 14 de julho de 2010, até às 23 horas.



O candidato deverá preencher a ficha de Inscrição, clicar no ícone salvar, imprimir e anexar os documentos relacionados na ficha de inscrição e entregar na Secretaria da Unidade Escolar onde o candidato fez a opção, até às 21 horas do dia 15 de julho.



A divulgação dos alunos selecionados será feita no dia 21 de julho no site da SED e nos murais das unidades escolares que oferecem o CEPV.



As matrículas serão feitas nos dias 22 e 23 de julho. As aulas do 2º semestre terão início dia 28 de julho.

Liink para inscrições: http://intra.sed.ms.gov.br/cursinhovestibular

FONTE:SED

Índice aponta evolução na qualidade do ensino fundamental e médio

O resultado nacional referente a 2009 do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) mostra evolução na qualidade da educação na primeira e na segunda etapas do ensino fundamental e no ensino médio. As metas de progressão foram superadas, de acordo com os indicadores divulgados nesta quinta-feira, 1º, pelo Ministério da Educação.

Na primeira fase do ensino fundamental, o Ideb passou de 4,2 para 4,6. Assim, superou a meta prevista para 2009 e atingiu antecipadamente a de 2011. A análise do crescimento mostra que a melhora nas notas dos estudantes nas provas responde por 71,1% do acréscimo no índice. O percentual de 28,9% na evolução ocorreu em razão do crescimento das taxas de aprovação.

Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb nacional evoluiu de 3,8 para 4 — superou a meta para 2009 e também ultrapassou a de 2011, de 3,9. O aumento nas notas que os estudantes obtiveram na Prova Brasil e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) explica os 64% desse crescimento. Os outros 36% decorrem da melhora nas taxas de aprovação.

No caso do ensino médio, o Ideb brasileiro avançou de 3,5 para 3,6 e também superou a meta nacional de 2009. O crescimento deve-se ao desempenho dos estudantes na Prova Brasil, que contribuiu com 57,9% do aumento do indicador.

Metas — Criado em 2007, o Ideb sintetiza, em uma escala até dez, dois conceitos de igual importância para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no censo escolar e de médias de desempenho nas avaliações do Saeb e na Prova Brasil.

A série histórica de resultados do Ideb teve início em 2005, com o estabelecimento de metas bienais de qualidade a serem atingidas pelo país, por escolas, municípios e unidades da Federação. A cada instância, espera-se uma evolução que contribua, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional de 3,8, registrada em 2005, na primeira fase do ensino fundamental, para 6, em 2022, ano do bicentenário da Independência.

Assessoria de Imprensa do Inep


Confira os resultados do Ideb nacional de 2009

Fonte: MEC

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score