Gestores escolares serão qualificados por meio do Progestão Online



Esta semana, os tutores do Progestão Online, curso de capacitação a distância em ambiente virtual para liderança escolar, participam de treinamento promovido pelo Instituto Razão Social, no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), de Campo Grande. Hoje (21) é o último dia de encontro para os profissionais de Mato Grosso do Sul, Acre, Tocantins e Goiás. Amanhã e sexta-feira é a vez de Mato Grosso e Amazonas. 
 
No início da semana, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) realizou formação inicial com seus tutores para que eles compreendam melhor o funcionamento da plataforma virtual. O Programa foi apresentado oficialmente ontem, durante encontro promovido pela SED no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Lançado em 2009 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Instituto Razão Social, o Progestão Online é uma extensão para a internet do programa Progestão - Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, de formação continuada para gestores escolares que atuam em escolas públicas. O objetivo é ampliar a participação das secretarias estaduais e municipais de educação, disponibilizando mais oportunidades de acesso, aprendizado e interação das equipes escolares participantes. Em Mato Grosso do Sul o curso começa em abril e inicialmente serão ofertadas 300 vagas.

A presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, destacou a excelência do programa. “A gestão escolar é uma das linhas de ação do Consed e as novas tecnologias são um instrumento importante e eficiente no processo de aprendizagem”, avaliou.
Tanto o Progestão quanto o Progestão Online foram concebidos com base em cinco pressupostos que balizaram o conteúdo e a metodologia: paradigma da gestão focada no sucesso da aprendizagem dos alunos e na melhoria do seu desempenho; gestão democrática da escola pública, privilegiando os processos de participação dos vários segmentos da comunidade no Projeto Pedagógico da escola; programa comum, para assegurar um padrão de qualidade na formação dos gestores, e flexível, para se adequar às necessidades e diversidades das escolas do país; formação continuada, em serviço, articulada à prática cotidiana dos gestores, tendo por base resultados de pesquisa prévia realizada junto a escolas públicas; formação voltada para o desenvolvimento de competências profissionais e concebida como elemento impulsionador do aprender a aprender, da autocapacitação, do aprender a fazer coletivo e da formação de redes entre gestores e escolas.  
O curso terá duração de um ano, com no mínimo três encontros presenciais nos polos de Aquidauana, Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas e Campo Grande e os participantes contarão com tutoria individual e coletiva.





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