Escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil têm até sexta-feira (30) para mobilizar seus estudantes do 6º ao 9º ano e do ensino médio para participar da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições podem ser realizadas por meio do site oficial da OBMEP. As escolas são as responsáveis pelo processo e devem indicar, no ato da inscrição online, o número total de participantes em cada nível.
A disputa é dividida em três níveis e ocorre em duas fases. O primeiro nível é para estudantes do 6ª e 7º ano; o segundo, para 8º e 9º ano; e o terceiro inclui todo o ensino médio. Na prova objetiva da primeira fase são aplicadas 20 questões de múltipla escolha a todos os inscritos. As escolas classificam para a segunda etapa 5% do total de participantes de cada nível. Nessa fase, a prova é discursiva e tem de 6 a 8 questões. Segundo o calendário da 8º OBMEP, a primeira prova está prevista para 5 de junho, e a segunda, para 15 de setembro. O resultado será divulgado em 30 de novembro.
Incentivo
Na edição de 2012, serão entregues 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 3.100 de bronze, 46 mil e 200 certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda ganham bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, ressalta que as ações da olimpíada vão além da aplicação das provas. “A olimpíada acompanha o estudante. Todo medalhista que ingressar na universidade pode ganhar uma bolsa de iniciação cientifica, além de ter direito a uma bolsa de mestrado em matemática.”
“A Obmep tem permitido não só revelar grandes talentos, como tem feito todo o sistema de educação evoluir. A matemática está ganhando espaço e eu espero que isso motive os professores.” Ele lembrou aos estudantes, que no programa Ciência sem Fronteiras, por exemplo, os medalhistas contam pontos na hora de conquistar bolsas de estudos para graduação e pós-graduação no exterior. Ele disse também que os ganhadores de medalhas de outro concorrem anualmente à olimpíada internacional de matemática, evento que abre ainda mais portas.
O regulamento da oitava edição da olimpíada prevê:
• 30 de março — Encerramento das inscrições
• 5 de junho — Aplicação das provas da primeira fase nas escolas
• 26 de junho — Último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase
• 15 de agosto — Divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas
• 15 de agosto a 14 de setembro — Período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos
alunos classificados para a segunda fase
• 15 de setembro — Provas da segunda fase, às 14h30 (horário de Brasília)
• 30 de novembro — Divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada.
Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Na sétima edição, em 2011, recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas das 27 unidades da Federação.
Fonte: Correio Brasiliense
0 comentários:
Postar um comentário