Instituto Paramitas




Instituto Paramitas
 Já está no ar o novo tema do Encontro Internacional de Educação
“A educação integral na era digital”


A educação é o ponto em que decidimos se amamos o
mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele.
(Hannah Arendt)


Como deve ser a Educação do século XXI?
Como resposta a esta pergunta, a Fundação Telefônica | Vivo deu início, em abril de 2012, ao Encontro Internacional de Educação (http://encuentro.educared.org/), um espaço de diálogo, troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos.
A cada dois meses, é aberto um novo tema com diferentes propostas de atividades, fóruns, debates e chats que contam com a participação de renomados especialistas do universo da educação. Neste momento, todos estão com a atenção voltada para a Colômbia, país que lidera atualmente a discussão sobre “A educação integral na era digital”.
Destacamos a seguir as principais atividades desta semana. A Fundação Telefônica | Vivo convida você a participar e apresentar a sua experiência no contexto da educação brasileira.
Acompanhe também pelas redes sociais:

@educaredebrasil #EncontroFT #EncuentroFT

Eixo Debater
Debate sobre “O desenvolvimento da criatividade na sala de aula” – com Richard Gerver
Dia 13 de agosto, às 12h, teremos um debate ao vivo com Richard Gerver. O especialista falará sobre o hemisfério direito do cérebro e o desenvolvimento da criatividade na sala de aula.
Richard Gerver, um verdadeiro líder no campo da Educação, foi diretor da escola primária Grange, em Long Eaton, na Inglaterra, que hoje é identificada como uma das escolas mais inovadoras e criativas do mundo. Richard também foi cofundador da Fundação Curriculum e trabalha ao redor do mundo compartilhando suas experiências e conhecimentos.
Não deixe de participar!

Eixo Experimentar
Oficina sobre a experimentação dos sentidos em sala de aula – com Matilde Castro
Dia 16 de agosto, às 12h, teremos uma oficina ao vivo com Matilde Castro, cujo tema “Ver, escutar e tocar significam experimentar para aprender além da sala de aula”.
Matilde é professora e mantém um blog (http://mastacquetic.blogspot.com.es) sobre as tecnologias de informação e comunicação, além do papel do professor e da educação integral.
O objetivo da oficina é pensar na prática como o professor pode controlar os estímulos e evitar a dispersão dentro de um ambiente motivador de trabalho e aprendizagem.
Participe você também!
Eixo Fórum Comunidade Educativa
Fórum de discussão: “Processamos a informação como um computador?”
No Fórum Comunidade Educativa, a cada semana um novo tema fomenta o encontro, o intercâmbio de pontos de vista e reflexões, o debate e a construção de novos conhecimentos sobre o desafio de pais, educadores e jovens em pleno século XXI. Também é um espaço para ouvir, especialmente, os estudantes sobre o que e como querem que seja a educação que recebem.
Nesta semana, acontece o fórum “Processamos a informação como um computador?”, com Silvia Prada (psicopedagoga, professora, bacharel em Educação e especialista em aplicação da tecnologia no âmbito educativo) e Fernando Tobias (professor na Universidade Pontifícia Comillas de Madri, especialista em Psicoterapia e Gestalt, formador em competências emocionais para equipes gestoras e especialista em desenvolvimento da atenção).
Dê sua opinião!

Concurso – KIT DE PROJEÇÃO
O Encontro também realiza concursos em que você pode ganhar excelentes prêmios. Se você é um docente, diretor, coordenador, estudante ou integrante da comunidade educativa, participe do concurso e concorra a um kit de projeção (computador portátil e vídeo beam). O sorteio será dia 26 de setembro. Acesse o link (http://encuentro.educared.org/group/concursa-con-el-encuentro-y-gana-un-kit-de-proyecc) e saiba como participar!
______________________________________________________________________
Ao final dessa jornada para pensar a educação do século XXI, o Encontro emite certificados oficiais para todos os participantes.
O Encontro está inserido em um âmbito internacional e, para nós, sua participação é muito importante. Junto com você, aprendemos os contextos específicos da educação brasileira. Nesse sentido, além de aprender a aprender, é possível construir uma ampla frente de apoio, conteúdo e prática da educação.


Organização: Fundação Telefônica | Vivo
Produção Executiva: Instituto Paramitas (www.institutoparamitas.org.br)
Apoio: Prova3 Agência de Conteúdos (www.prova3.com.br)

Fonte: Instituto Paramitas

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score