4 dicas para manter a disciplina em sala de aula

Manter a disciplina exige profissionalismo e maturidade do professor, mas talvez acima de tudo, paciência. Confira quatro dicas para ajudar você


imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Comece as aulas dizendo aos alunos quais são suas expectativas relacionadas à disciplina
 
Além das competências de ensino exigidas dos professores, uma das principais aptidões são a capacidade de administrar uma sala de aula e manter a disciplina dos alunos. Isso exige profissionalismo e maturidade do professor, mas talvez acima de tudo, paciência. Separamos algumas dicas para ajudar você a manter a disciplina em sala; confira.
 
» 5 dicas de organização da sala de aula para professores
» Como administrar tablets em sala de aula
» 7 dicas para usar tecnologias em sala de aula e manter a atenção
 

4 dicas para manter a disciplina em sala de aula:

Como manter a disciplina em sala de aula: 1) Expectativas

Comece as aulas dizendo aos alunos quais são suas expectativas relacionadas à disciplina. Você deve deixar claro aquilo que pode ou não ser feito e lembrá-los das regras antes que os problemas ocorram.  
 

Como manter a disciplina em sala de aula: 2) A importância do respeito

Os alunos devem ter respeito por si mesmos, pelos outros, colegas e funcionários da escola, e pelas coisas. Enfatize a importância disso sempre que necessário.  
 

Como manter a disciplina em sala de aula: 3) Ensino pelo exemplo

Da mesma forma como você exige disciplina em relação a prazos, seus alunos esperam que o exemplo comece pelo professor. Ao passar o cronograma de aulas, trabalhos e provas, seja fiel a ele.  
 

Como manter a disciplina em sala de aula: 4) Emocional

Sua disciplina e postura devem ser firmes, calmas e sem emoções. Envolver sentimentos nesse tipo de questão não é profissional em um escritório, por que seria em uma sala de aula? Não deixe que os alunos controlem suas reações, você deve administrá-las assim como faz com os alunos.  
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score