A
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) realiza
a cerimônia de entrega do Prêmio Gestão Escolar 2012 na próxima
segunda-feira (24), às 14 horas, no Centro de Convenções Arquiteto
Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O Prêmio Gestão Escolar é uma
das ferramentas que estimulam a melhoria do desempenho da escola e o
sucesso da aprendizagem dos estudantes, pela identificação e
reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares
que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.
O
Prêmio Gestão Escolar se destaca como um dos mais relevantes
instrumentos de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas
brasileiras, tendo como principal objetivo a melhoria da gestão e
qualidade do ensino. Os
participantes são avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica,
resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e
recursos.
“O
prêmio tem o objetivo de fomentar a melhoria do sistema educacional por
meio da identificação de ações bem executadas por gestões
participantes. A cada ano, buscamos atrair mais escolas, para que
exemplos de boa gestão se difundam e ganhem dimensão maior”, explica a
secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene
Badeca da Costa.
Premiação
As
seis escolas representantes dos Estados e do Distrito Federal recebem o
diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. Em Mato Grosso do
Sul, as finalistas são: Escola Municipal Professora Iracema Maria
Vicente, Campo Grande; Escola Estadual Vespasiano Martins, Amambai;
Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, Dourados; Escola
Estadual José Alves Ribeiro, Rochedo; Escola Estadual Frei João
Damasceno, Caarapó; Escola Municipal Vereador Odércio Nunes de Matos,
Naviraí.
As
seis escolas finalistas do país, além do diploma de destaque nacional,
recebem R$ 10 mil cada. A selecionada como primeira colocada ganha R$
30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são
cumulativos. Os diretores de todas as instituições de ensino
selecionadas para representar seus estados também são contemplados com
uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.
Histórico
Criado
em 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em
parceria com entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil, a
premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no
desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade. Ao todo,
25.139 instituições já participaram.
A
edição de 2012 do Prêmio Gestão Escolar tem como parceiros a Embaixada
dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco,
Fundação SM, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau e Fundação Victor
Civita – patrocínio; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação
(Undime) e Ministério da Educação (MEC) – apoio institucional;
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(Unesco) – cooperação; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação,
Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) – assessoria técnica.
Fonte: SED
|
0 comentários:
Postar um comentário