Escolas participantes do programa Mais
Educação, com todos os estudantes matriculados no regime de tempo
integral, apresentaram evolução significativa de desempenho na Prova
Brasil. A constatação é de estudo da Secretaria de Educação Básica (SEB)
do Ministério da Educação. O Mais Educação (PME) atende instituições de
ensino com baixos indicadores de qualidade educacional localizadas em
zonas de vulnerabilidade social. Contabilizadas todas as escolas que
participam do programa, o desenvolvimento também foi melhor do que a
média nacional.
No estudo, a SEB selecionou as médias de três
grupos de escolas — as do PME em que todos os alunos estudam em tempo
integral; todas as escolas vinculadas ao PME; escolas públicas do
Brasil. A partir daí, foi feita a comparação da evolução do rendimento,
por grupo, nas áreas de língua portuguesa e matemática nas edições da
Prova Brasil de 2007, 2009 e 2011.
As médias em português dos
estudantes do quinto ano das escolas do PME com 100% das matrículas em
tempo integral passaram de 164,19 em 2007 para 182,81 em 2011. Em
matemática, de 180,71 para 201,87 no mesmo período. Nesse mesmo espaço
de tempo, os estudantes do nono ano passaram de 227,31 para 238,62 em
português e de 236,03 para 244,13 em matemática.
Em língua
portuguesa, a diferença entre a média nas escolas do PME 100% integral e
de todas as escolas públicas do Brasil, para estudantes do quinto ano,
diminuiu de 7,21 pontos em 2007 para 2,68 em 2012, o que significa
evolução. As médias em matemática dos estudantes do nono ano do ensino
básico de escolas do PME 100% integral, que eram 4,53 pontos inferiores à
média nacional em 2007, em 2011 foram 1,1 ponto superiores.
Diálogo
— De acordo com a diretoria de currículos e educação integral da SEB,
Jaqueline Moll, o programa Mais Educação é uma ação indutora que promove
a ampliação efetiva da jornada escolar. “Nós nos habituamos a uma
escola de quatro horas; o caminho que buscamos com o Mais Educação é
aumentar o número de horas na escola, com um diálogo entre os conteúdos
tradicionais e instrumentos e temas contemporâneos”, afirmou.
O Mais Educação
foi criado em 2007 para atender, inicialmente, 1.380 escolas que
apresentavam os piores resultados no índice de desenvolvimento da
educação básica (Ideb) e eram consideradas em situação de
vulnerabilidade. De acordo com a proposta do programa, no turno oposto
ao das aulas, os alunos têm acompanhamento pedagógico obrigatório.
Contam ainda, com café da manhã, almoço e lanche. Os professores ajudam
nas tarefas, tiram dúvidas e dão aulas de reforço, principalmente de
português e matemática.
Este ano, o programa chegou a 32 mil
escolas. Para os próximos anos, a perspectiva é de ampliação. “A meta é
atender 60 mil escolas em 2014”, disse Jaqueline Moll. O orçamento é de
R$ 1,5 bilhão, oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e
do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Com o
desenvolvimento do PME, o número de escolas com 100% das matrículas em
tempo integral aumentou 178,9% — de 161 unidades em 2010 para 449 em
2011. O total de estudantes atendidos nessas escolas passou de 59.274
para 132.706 no mesmo período, o que significa aumento de 123,9%. “O
programa permite que as escolas criem um ambiente favorável à
permanência e ao aprendizado dos estudantes”, destacou Jaqueline.
Apenas
os estados do Acre, Amapá e Sergipe não contam ainda com escolas com
100% de alunos matriculados no regime de tempo integral.
Confira as tabelas com a evolução dos grupos de escolas
Assessoria de Comunicação Social
Mais Educação Escolas com tempo integral têm forte evolução no desempenho
Palavras-chave: educação integral, Mais Educação
Fonte: MEC
Postado por
NTE - Aquidauana
●
terça-feira, 9 de outubro de 2012
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