Escolas já podem realizar inscrições para Olimpíada Brasileira de Português

Campo Grande (MS) – Professores podem se inscrever na 2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, através do site www.cenpec.org.br , até o dia 14 de maio. O concurso, lançado nesta terça-feira (2), na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).



A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é alcançar 80 mil escolas e receber inscrições de 300 mil professores — para que os docentes se inscrevam, as secretarias municipais de educação precisam aderir ao concurso.



Uma das novidades da segunda edição da olimpíada é a participação de estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental e no 1º do ensino médio de escolas públicas. Eles concorrerão com textos do gênero crônica. As demais categorias permanecem como em 2008 — 5º e 6º anos (quarta e quinta séries) participarão com textos do gênero poema; 7º e 8º anos (sexta e sétima séries), gênero memórias literárias. No ensino médio, os alunos do 2º e do 3º anos devem concorrer com artigos de opinião. O tema para todas as categorias é “O lugar onde vivo”.



Aluno e professor serão premiados. Os 500 escolhidos na fase estadual receberão medalhas e livros; os 152 finalistas, medalhas e aparelhos de som. Os 20 vencedores da etapa nacional ganharão medalhas, microcomputadores e impressoras.



Origem



O concurso teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente, é realizado em parceria do Ministério da Educação com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A primeira edição, realizada em 2008, alcançou seis milhões de alunos.



O modelo da olimpíada é bianual. Nos anos ímpares, há formação de professores e, nos pares, o concurso. Durante o ano de premiação, os professores recebem material de apoio para a realização de oficinas com os alunos em sala de aula.


FONTE:http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=98854&voltar=home&site_reg=98&id_comp_orig=213

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score