Mostre seu talento em concurso de poesia



Estão abertas as inscrições para o Prêmio Poetize 2013, um concurso nacional para novos poetas. Cada participante pode se inscrever com até poemas inéditos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 5 de outubro pelo site www.premiopoetize.com.br . Os poemas selecionados serão publicados em um livro e os autores receberão medalhas. 
Fonte: SED

OFICINA REDES SOCIAIS

       No dia 25 de setembro reunidos na EE Professor Antônio Salústio Areias,deu-se a conclusão da Oficina Redes sociais, com a presença da professora multiplicadora Sandra Regina Caetano ,a secretaria do NTE Joelma , o coordenador José Pereira e as professoras que participaram da oficina com muito empenho e dedicação.

       Parabéns professoras pelo empenho e pelos projetos que foram realizados com muito sucesso.Agradecemos a professora Sandra pela realização da oficina que foi muito proveitosa para nossa capacitação.
PARABÉNS A TODAS!!!!!!
 

Fonte: Blog EEPASAreias

UFMS promove a Semana da Matemática

 

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promove, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, em Campo Grande, a Semana da Matemática, com palestras e mesa redonda, abordando temas relevantes ao ensino da Educação Matemática. Os minicursos acontecerão durante o evento, divididos em temáticas com ênfase na construção do conhecimento matemático.

Para conhecimento de detalhes do programa, acesse: http//:matematicaufms.blogspot.com
 

 Fonte: SED

XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul e III Simpósio Internacional de História

De 1º a 5 de outubro, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebe historiadores, pesquisadores, educadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação, lideranças e membros de movimentos sociais populares, representantes de órgãos públicos, professores de História da educação básica pública e privada para o XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul, o III Simpósio Internacional de História, a V Semana de História da UCDB e o I Encontro de Etnohistória.

O objetivo do evento é socializar posturas historiográficas e produções utilizadas em pesquisas envolvendo estudo da História e cultura afro-brasileira e indígena, além de proporcionar o diálogo sobre políticas e práticas educativas nestes contextos interculturais e promover o encontro de diferentes grupos culturais e movimentos sociais.

Informações pelo telefone (67) 3312-3447, pelo e-mail xiencontrodehistoriams@gmail.com ou ainda pela página do evento na internet www.anpuhms.org

Fonte: SED

Última semana para inscrição para o Prêmio Vivaleitura

Esta é a última semana para inscrição na edição 2012 do Prêmio Vivaleitura, organizado e coordenado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/Minc), por intermédio do PROLER, vinculado à Coordenação Geral de Leitura da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB). São três categorias, “Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias”, “Escolas públicas e privadas” e “Sociedade”, e, na edição 2012, serão premiados com R$ 30 mil os seis melhores projetos em cada uma delas. Os interessados podem acessar ainda o vídeo no qual a Secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Lucília Garcez, esclarece questões como prazo para envio de material, forma de inscrição e critérios da avaliação, entre outros. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 29/9. O prêmio tem apoio do MEC, OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), Consed (Conselho de Secretários de Estado da Educação), Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Fundação Banco do Brasil e Fundação Santillana.

Veja aqui o vídeo sobre como participar do Prêmio Vivaleitura. Para mais informações, acesse www.premiovivaleitura.org.br

Fonte: SED


6ª JOERE





A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) realiza dia 25 a abertura da 6ª Jornada Educacional da Rede Estadual (JOERE), polo Campo Grande, às 9h30, na quadra da Escola Estadual Joaquim Murtinho. Em 2012, a JOERE traz novidades: além das modalidades esportivas, competições de fotografia, desenho e conhecimentos gerais.

Além das escolas da capital, o polo Campo Grande recebe os municípios de Bandeirantes, Jaraguari, Rio Negro, Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia. Estudantes/atletas de 79 unidades escolares da Rede Estadual participarão de competições no Ginásio Guanandizão, Escola Estadual Joaquim Murtinho, Escola Estadual Lucia Martins Coelho, SESI José Abraão e Clube União dos Sargentos. 

A JOERE visa o congraçamento entre os estudantes da Rede Estadual e o desenvolvimento integral por intermédio da prática do esporte na perspectiva educacional, tendo como base os princípios da participação, regionalismo e emancipação. Este ano, a Jornada passa por 16 polos, com a participação de 280 escolas, de 60 municípios de Mato Grosso do Sul, envolvendo aproximadamente 16 mil estudantes/atletas que participam de 13 modalidades esportivas: xadrez, damas, tênis de mesa, ginástica rítmica, judô, voleibol, basquetebol, handebol, futsal, conhecimentos gerais, fotografia e desenho.        

Fonte:SED 

NTE de aquidauana Parabeniza a EECel Juvêncio por mais uma conquista.

PARABÉNS NELI!!!

   
         A E.E. Cel. Juvêncio foi selecionada a participar da Etapa Estadual da 3ª Edição de Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. Categoria: Artigo de Opinião.

      A Direção Escolar prof.ª Roseli Aparecida Dias Garcia, agradece o empenho de sua Equipe, em especial a 
Aluna: NELI ANDRADE BARROS SOUZA pela maravilhosa redação.
Professora: MÁRCIA VASCONCELOS SOARES
Coord. da Olimpíadas: prof.ª YONES PACHE FERREIRA.
PARABÉNS A EQUIPE ENVOLVIDA EM ESPECIAL A  ALUNA NELI ANDRADE BARROS SOUZA!!!
Postagem: Adriana dos Santos Barbosa Brandão - Gerenciadora/STE
 

IFMS oferta 80 vagas em cursos do Pronatec; inscrição até hoje

 
 
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) tem 960 vagas abertas em cursos de FIC (Formação Inicial e Continuada), do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O prazo de inscrições termina nesta sexta-feira (21).
 
Em Aquidauana, são ofertadas 80 vagas, sendo 40 para o curso de Auxiliar Administrativo e outras 40 para Operador de Computador.
 
Os cursos são destinados a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio e da 1ª e 2ª fase da EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas estaduais relacionadas no anexo I do edital.
 
Os interessados deverão fazer a pré-matrícula na secretaria da escola onde estudam, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Além de apresentar um documento oficial de identificação com foto e o CPF, é preciso entregar o formulário de inscrição preenchido (anexo III do edital). O estudante deverá escolher um curso que seja oferecido no turno oposto ao frequentado na escola e respeitando o pré-requisito da escolaridade mínima exigida no edital.
 
Com a carta de encaminhamento da escola em mãos, o estudante deverá comparecer à Central de Relacionamento do campus do IFMS no município onde concorre à vaga para confirmar a matrícula. O atendimento será feito das 8h às 12h e das 13h às 18h, e o prazo para efetuar a confirmação também vence nesta sexta-feira. O campus Aquidauana fica localizado na Unidade II da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rua Oscar Trindade de Barros, 740 – Bairro Serraria.
 
No ato da matrícula, o estudante deverá apresentar o original e a cópia da certidão de nascimento ou casamento, documento oficial de identificação com foto, título de eleitor, CPF, duas fotos 3x4 recentes, certificado de reservista (homens com mais de 18 anos) e o comprovante de matrícula na escola estadual.
 
A seleção obedecerá à ordem de chegada dos candidatos na confirmação da matrícula. As aulas terão início no dia 1ª de outubro.
Fonte: redação / Aníbal Placêncio
 Fonte: O Pantaneiro

Inscrições para os cursos do Pronatec terminam hoje




Terminam hoje (21) as inscrições para os cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/2012). Para fazer a inscrição basta procurar a escola ofertante. As aulas estão previstas para começar em 1º de outubro.

Em Mato Grosso do Sul estão sendo ofertadas 1.280 vagas, em 11 municípios. Cada escola oferece cerca de 40 vagas. Os cursos técnicos do Pronatec são destinados aos estudantes matriculados no ensino médio da rede pública.

Confira os municípios e as Unidades Escolares que ofertam cursos técnicos por meio do Pronatec:

Fonte: SED

Prêmio Gestão Escolar 2012





A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Gestão Escolar 2012 na próxima segunda-feira (24), às 14 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O Prêmio Gestão Escolar é uma das ferramentas que estimulam a melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos estudantes, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.
O Prêmio Gestão Escolar se destaca como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas brasileiras, tendo como principal objetivo a melhoria da gestão e qualidade do ensino. Os participantes são avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos.
“O prêmio tem o objetivo de fomentar a melhoria do sistema educacional por meio da identificação de ações bem executadas por gestões participantes. A cada ano, buscamos atrair mais escolas, para que exemplos de boa gestão se difundam e ganhem dimensão maior”, explica a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa.
Premiação
As seis escolas representantes dos Estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. Em Mato Grosso do Sul, as finalistas são: Escola Municipal Professora Iracema Maria Vicente, Campo Grande; Escola Estadual Vespasiano Martins, Amambai; Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, Dourados; Escola Estadual José Alves Ribeiro, Rochedo; Escola Estadual Frei João Damasceno, Caarapó; Escola Municipal Vereador Odércio Nunes de Matos, Naviraí.
As seis escolas finalistas do país, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada.  A selecionada como primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos. Os diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para representar seus estados também são contemplados com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.
Histórico
Criado em 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil, a premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade. Ao todo, 25.139 instituições já participaram.
A edição de 2012 do Prêmio Gestão Escolar tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação SM, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau e Fundação Victor Civita – patrocínio; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC) – apoio institucional; Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – cooperação; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) – assessoria técnica.

Fonte: SED

Educação básica Secretarias podem pedir cursos de formação para professores

A partir deste ano, secretarias de educação estaduais e municipais podem informar a demanda por formação inicial dos professores de suas redes pela internet, na Plataforma Freire. O prazo vai até 22 de outubro. As aulas terão início no segundo semestre de 2013. Com a iniciativa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação pretende aperfeiçoar o processo de capacitação dos professores da rede pública, a partir da abertura do calendário de atividades do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).

Este primeiro momento é de análise de demanda. Por isso, somente usuários com perfil definido pelas secretarias de educação, já cadastrados na Plataforma Freire, podem inserir os dados relativos aos cursos desejados pelas redes de ensino, o que deve ser feito até 22 de outubro. Já os professores interessados podem fazer a pré-inscrição nos cursos a partir de fevereiro do ano que vem.

A diretora de formação de professores da educação básica da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves, explica que o aperfeiçoamento permite maior clareza no processo. “A ideia é que secretarias de educação tenham visibilidade melhor da demanda de suas redes”, diz. “Assim, poderão negociar com as universidades uma oferta de cursos que realmente atenda à demanda.”

Carmen salienta que a educação inicial e continuada de professores é uma das condições estruturantes para o desenvolvimento sustentável do país.

Criado, em 2009, o Parfor aumenta a cada ano o número de professores atendidos. Em sua primeira edição, abriu 140 turmas em 32 instituições de educação superior, em um total de 4.273 matrículas. De acordo com o último levantamento, realizado no primeiro semestre deste ano, foram contabilizados mais de 62 mil matrículas e 1.678 turmas em 91 instituições.

Segundo Carmen, o desafio do Parfor para os próximos anos é atender outros 500 mil professores. “Queremos que o plano continue com esse ritmo de crescimento. Para isso, é essencial o apoio das secretarias estaduais e municipais aos professores”, afirma. Ela lembra que muitas vezes, para concluir os cursos, os professores carecem de auxílio para deslocamentos e para hospedagem, quando participam de eventos. “Essa sensibilidade das redes é muito importante”, destaca.

O Parfor é um programa emergencial criado para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Por meio do programa, a Capes financia a oferta de turmas especiais, na modalidade presencial, implantadas em cursos de licenciatura gratuitos e de qualidade.

Paula Filizola
Palavras-chave: educação básica, Capes, Plataforma Freire, Parfor
 
Fonte: MEC

Livro de professor da EE Profª Clarinda Mendes de Aquino orienta e esclarece dúvidas sobre Matemática




A Escola Estadual Clarinda Mendes de Aquino, do Jardim Petrópolis, Campo Grande, lançou o livro “Aspectos Neuropsicopedagógicos Aplicados ao Ensino e a Aprendizagem da Matemática”, escrito pelo professor Roberto Luis Dambros e produzido com recursos do Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro (ProEMI/PJF).
A obra será distribuída aos estudantes da escola, com o objetivo de ajudar o aluno a descobrir os motivos pelos quais não gosta de Matemática e a corrigir deficiências na aprendizagem desta disciplina. O livro mostra ainda o que é, como se resolve e qual a finalidade de cada um dos conteúdos da Matemática Elementar do Referencial Curricular do Ensino Fundamental.
O intuito é de assegurar atendimento educacional complementar aos estudantes que ingressam e aos que estão no ensino médio, contribuindo também para melhorar o desempenho no ciclo e aumentar os índices de conclusão, diminuindo o abandono e a evasão escolar, metas também propostas pela metodologia “Entre Jovens” do ProEMI/PJF.
Fonte: SED

Prorrogado até 30/10 prazo para retirar prêmios do Programa Escola para o Sucesso







Os melhores estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul premiados com tablets, notebooks ou bicicletas pelo Programa Escola para o Sucesso e que não compareceram aos eventos de entrega têm até 30 de outubro de 2012 para retirar o prêmio na Secretaria de Estado de Educação (SED/MS).

Conforme o edital de notificação publicado pela SED, é necessário que o estudante esteja acompanhado do pai ou responsável (caso menor de idade), portando documento de identidade ou certidão de nascimento; no caso do responsável, de documento legal que o institui como responsável; havendo necessidade de uma procuração ela deve ser específica para tal finalidade.

É importante que o interessado compareça à SED no prazo estabelecido para retirar o prêmio, sob pena de perdê-lo, conforme edital. A Secretaria de Estado de Educação fica na Avenida do Poeta, Bloco 5, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O horário é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Clique aqui para ver a RELAÇÃO DOS ALUNOS QUE NÃO RECEBERAM OS PRÊMIOS

Fonte: SED

Visitas pedagógicas Planejamento da atividade atende professores de várias matérias


Jardim Botânico do Rio, um dos pontos mais visitados por estudantes durante as saídas pedagógicas promovidas por diversas escolas (foto: pt.wikipedia.org)Professora de geografia no município do Rio de Janeiro há mais de 15 anos, Jane Cordeiro de Oliveira tem experiência em visitas pedagógicas. Na Escola Municipal Governador Carlos Lacerda, onde ela trabalhou, até julho deste ano, como professora e orientadora pedagógica, a atividade externa é adotada por professores de todas as disciplinas. A escola fica no bairro da Taquara, na Zona Oeste do Rio.

De acordo com Jane, essa forma de aproveitamento de uma visita leva o estudante a perceber que um mesmo conhecimento pode estar presente em várias matérias escolares, além de ajudar na fixação do conteúdo aprendido. Para ela, as saídas devem estar vinculadas a determinadas ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. “Assim, elas serão mais significativas e proveitosas, tanto para os alunos quanto para os professores que os acompanham”, destaca.

Segundo a educadora, o recurso das saídas pode ser usado desde a educação infantil até o ensino superior. “O enfoque é que será diferente para cada nível de escolaridade”, explica.

Na opinião de Jane, é necessário que o professor domine o assunto a ser tratado nas saídas pedagógicas para não depender apenas das explicações dos guias dos locais visitados. Além disso, ela recomenda que o professor elabore ou pesquise material sobre o espaço a ser visitado, de forma a orientar os estudantes sobre o melhor aproveitamento do conhecimento obtido durante a atividade. “O planejamento é fundamental para uma saída pedagógica”, destaca.

Ela sugere ainda que o professor faça uma visita prévia ao local e leia sobre o assunto a ser tratado durante a atividade externa. “Isso ajuda a prever acontecimentos e oferece uma visão do que os alunos vão observar.”

Outros pontos preconizados por Jane para as visitas são a antecedência nos contatos; a organização de listagens dos alunos e dos educadores; a inserção da atividade no projeto pedagógico e no planejamento da escola; a comunicação da realização da atividade ao diretor da escola; as providências relativas a transporte e lanche e a previsão do tempo a ser gasto na visita pedagógica ao enviar o pedido de autorização aos pais e responsáveis. Ela lembra, ainda, a necessidade de manter contato com a escola caso ocorram imprevistos ou atrasos. “Ao final, é bom fazer um relatório sobre o que foi visto para que o conhecimento não se perca”, enfatiza. Ela salienta que os alunos também devem elaborar relatórios, documentados com fotos, se possível.

Formada em geografia, com mestrado em educação, concluindo doutorado em educação brasileira na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, Jane leciona, desde agosto, na Escola Municipal Jornalista Campos Ribeiro, também na capital fluminense.

Fátima Schenini

Palavras-chave: visitas pedagógicas, planejamento
Fonte:MEC

Olimpíada de matemática


TV Escola Alfabetização no Brasil é tema de debate entre educadores

A alfabetização é tema de debate no programa Salto para o Futuro, que vai a ar nesta sexta-feira, 14, às 19 horas. Veiculado pela TV Escola, canal do Ministério da Educação, o programa discute o processo de alfabetização, que normalmente se dá dos seis aos oito anos de idade.

Estar alfabetizada significa, ao final do terceiro ano do ensino fundamental, que a criança deve ser capaz de compreender textos escritos em diferentes situações, dominar o sistema alfabético de escrita, ler e escrever com autonomia textos que tratem de assuntos familiares ao seu universo. O ciclo de alfabetização deve ainda garantir a inserção do aluno na cultura escolar e a ampliação das referências culturais, nas diferentes áreas do conhecimento.

Participam da discussão as professoras Telma Ferraz Leal, coordenadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel), da Universidade Federal de Pernambuco; Francisca Izabel Pereira Maciel, que coordena o grupo de pesquisa Alfabetização no Brasil: o Estado do Conhecimento, na Universidade Federal de Minas Gerais, e Severina Erika Guerra, professora da rede pública municipal de Recife. Ela já atuou na alfabetização de jovens e adultos e trabalha na alfabetização de crianças do primeiro ao terceiro ano.

Uma das marcas do Salto para o Futuro é a interatividade. Durante o especial, os telespectadores poderão enviar perguntas sobre o tema, por mensagem eletrônica ou pelo telefone 0800-282-6757 (ligação gratuita de qualquer lugar do país).

O programa também mantém um canal aberto para a participação nas redes sociais. É possível o contato via twitter (@TVEscola) ou facebook. Os participantes também podem gravar um vídeo com perguntas ou comentários, postá-lo no youtube e enviar o link para o endereço do programa.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura Claro (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Assessoria de Comunicação Social

Assista a chamada do programa
Palavras-chave: alfabetização, Salto para o Futuro, TV Escola
Fonte: MEC

Professor da EE Olinda Conceição Teixeira Bacha vence Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2012


A Microsoft Brasil anunciou a lista dos seis projetos brasileiros ganhadores do Prêmio Educadores Inovadores 2012, entre eles, um professor da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. No total, 1.896 projetos, vindos de escolas públicas e privadas de todo o país, foram inscritos na competição deste ano. Os vencedores brasileiros foram escolhidos nesta terça-feira (11), em São Paulo, e representarão o Brasil na grande final mundial, que será realizada entre 28 de novembro e 1º de dezembro, em Praga, na República Tcheca, durante o Fórum Global Microsoft Parceiros na Aprendizagem.

Criado em 2006, o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores reconhece as melhores iniciativas em sala de aula que fazem uso da tecnologia, para contribuir com o aprimoramento da qualidade da educação no País. A iniciativa pertence ao programa "Parceiros na Aprendizagem", da Microsoft, que já contribuiu com cerca de U$ 500 milhões para aprimorar os sistemas de educação em todo o mundo, beneficiando mais de 215 milhões de professores e estudantes em 119 países.

A iniciativa reconhece professores de escolas públicas nas categorias: Inovação em Comunidade: Aprendizagem Além da Sala de Aula; Inovação em Colaboração: Aprendizagem Colaborativa; Inovação em Conteúdo: Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico; Inovação em Contextos Desafiadores; e Uso Avançado de Tecnologias Microsoft na Aprendizagem.

Há também as categorias de Educador Inovador - Escola Particular e Educador Inovador - Escola Técnica (que contempla apenas professores de TI do ensino técnico). Neste ano, os professores brasileiros reconhecidos em primeiro lugar nas categorias acima (exceto de escolas técnicas) estarão automaticamente classificados para a final mundial.


Categoria Contextos Desafiadores

Vencedor na categoria “Contextos Desafiadores”, Alexandre Gonçalves de Souza, da Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, do Conjunto Buriti, Campo Grande, aplicou em uma sala de aula com baixo índice de aprendizado um projeto que utilizou a criatividade e o uso da tecnologia para criar uma agência experimental de publicidade e propaganda, onde o principal cliente era a coordenação da escola, que solicitava as campanhas que os participantes deveriam entregar. Envolvendo todas as disciplinas, as equipes foram divididas em diferentes departamentos, como: Contabilidade, Relações Humanas e Linguística.

Confiram no link a seguir mais informações sobre os demais projetos finalistas e sobre o prêmio Educadores Inovadores: www.educadoresinovadores.com.br

Sobre a Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 14 escritórios regionais em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 424 mil profissionais. Nos últimos nove anos, a empresa investiu mais de R$ 151,3 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 112 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.

Fonte: SED

Professor da EE Olinda Conceição Teixeira Bacha vence Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2012




O trabalho desenvolvido pelo professor gerenciador de Tecnologias Educacionais da Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, do Conjunto Buriti, Campo Grande, Alexandre Gonçalves de Souza, é o campeão do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2012, na categoria “Contextos Desafiadores”.
O professor apresentou hoje (11) o projeto, único representante da região Centro-Oeste, em São Paulo, e em novembro participará do evento Mundial de Educação da Microsoft, que acontece na Grécia. “A interdisciplinaridade e a criatividade dos alunos são as maiores recompensas do projeto. Quanto ao prêmio espero que sirva de estímulo aos colegas de profissão e de incentivo à área da educação no Mato Grosso do Sul. Utilizando-se de tecnologia podemos tornar nosso trabalho mais atraente aos estudantes, e em consequência vem o reconhecimento”, explicou o professor.
Projeto – Em uma sala de aula com baixo índice de aprendizado, o desafio estava lançado: fazer com que os jovens se interessassem pelas disciplinas curriculares e aprendessem o conteúdo necessário. Utilizando a criatividade e o uso da tecnologia, o professor Alexandre criou uma agência experimental de publicidade e propaganda. O principal cliente, a coordenação da escola, solicitava as campanhas que os participantes deveriam entregar. A ideia envolveu todas as disciplinas, divididas em diferentes departamentos como Contabilidade, Relações Humanas e Linguística.
 Fonte: SED

Cooperação internacional Professores de inglês da rede pública farão estágio nos EUA



A nova edição do programa vai levar 540 professores brasileiros a mais de 20 universidades norte-americanas (foto: Guilherme Feijó/Capes)Professores de língua inglesa da rede pública de ensino farão treinamento nos Estados Unidos por seis semanas. É o que prevê a nova edição do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa, lançado na segunda-feira, 10, para levar àquele país 540 professores, de todas as unidades da Federação. As inscrições estarão abertas até 15 de outubro.

Esta edição do programa vai levar os professores a mais de 20 universidades norte-americanas. Podem participar profissionais brasileiros concursados, com estágio probatório concluído, que ministrem aula de língua inglesa na rede pública da educação básica. Os selecionados receberão ajuda de custo de U$ 500, alojamento no câmpus universitário, alimentação, seguro-saúde e passagens aéreas.

“O programa faz parte de um conjunto de ações para internacionalizar o ensino e a universidade brasileira”, afirma o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, Jorge Almeida Guimarães. “Precisamos realizar essa revolução na educação, tornando nossos estudantes fluentes em mais de uma língua, e essa mudança deve começar nas escolas.”

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, destacou a experiência positiva de edições anteriores. “Tenho certeza de que não estamos realizando algo apenas pelos professores e seus alunos, mas por toda uma geração e nosso futuro”, salienta.

A parceria para a implementação das ações foi firmada por Guimarães e Shannon, pelo presidente do Conselho Diretor da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright), John A. Matel, e pela diretora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Distrito Federal, Olga Cristina Rocha de Freitas, representante do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed).

Estímulo — O professor Tiago Spíndula Ferreira, 27 anos, participou da última edição do programa e, este ano, passou oito semanas na Universidade de Oregon, nos Estados Unidos. “Meu inglês voltou melhor, aprendi novas métodos para lecionar e estou muito mais estimulado a dar aulas”, diz o professor, que sempre estudou em escola pública. Ele viajou ao exterior pela primeira vez. Há cinco anos, Ferreira leciona inglês a alunos do ensino médio do Centro de Ensino 1 de Planaltina, sexta região administrativa do Distrito Federal.

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa é coordenado pela Capes, em parceria que envolve a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e a Comissão Fulbright, com o apoio do Consed. Fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, incentivar o uso de recursos on-line e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula são alguns dos objetivos do programa.

Mais informações sobre o encaminhamento das inscrições estão descritas no edital do programa.

Assessoria de Imprensa da Capes


Ouça o professor Tiago Spíndula

Palavras-chave: língua inglesa, professor, aperfeiçoamento
 
Fonte: MEC

Provas da 2º Fase da OBMEP acontecem no próximo sábado




As provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) serão realizadas no sábado (15), às 14h30 (horário de Brasília), em mais de 8.900 centros de aplicação, distribuídos em todo o país. São cerca de 830 mil estudantes, selecionados dentre os 19,1 milhões que participaram da primeira fase.

Estudantes e professores podem consultar na página www.obmep.org.br a lista dos classificados de cada escola para a segunda fase da OBMEP 2012 e os locais de prova. Da segunda fase sairão estudantes, professores, escolas e Secretarias de Educação premiados.

Recomendações para os estudantes que farão a prova:

1.      Comparecer ao local de prova com, pelo menos, trinta minutos de antecedência. Fique atento ao horário. Em Mato Grosso do Sul as provas começam às 13h30;
2.      Levar um documento original que o identifique (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar);
3.      Levar lápis, caneta e borracha.

Informações: (21) 2529-5084, contato@obmep.org.br ou www.obmep.org.br

Fonte: SED

Visitas pedagógicas Atividades externas tornam a aprendizagem mais estimulante

De acordo com os professores, os alunos têm, durante as saídas pedagógicas, a oportunidade de conhecer lugares culturalmente interessantes e também entram em contato, de forma dinâmica e agradável, com o conteúdo das respectivas séries e diversas disciplinas (foto: blog da EM Professor Washington M. Souza)As saídas pedagógicas ocorrem habitualmente na Escola Municipal Professor Washington Manoel de Souza, no município fluminense de Queimados. “As visitas contribuem para tornar a aprendizagem mais estimulante e enriquecedora e também para a expansão das fronteiras entre o espaço escolar e o mundo externo”, ressalta Denise Guerra dos Santos, professora de educação física. “As saídas pedagógicas trazem riquezas de conhecimentos simultâneos, além do conteúdo proposto”, salienta Fátima Muniz, professora de história.

Em geral, as duas trabalham de forma interdisciplinar. Os passeios são imaginados individualmente, mas discutidos e realizados com apoio mútuo e, invariavelmente, com a participação de outros professores. “Sempre planejamos as saídas em conjunto“, diz Fátima, que leciona a turmas do sétimo ano do ensino fundamental. “Trocamos sugestões e a nossa participação é intensa.”

Segundo Denise, que dá aulas a turmas de oitavo e nono anos do ensino fundamental, os alunos têm, durante as visitas, a oportunidade de conhecer lugares interessantes e divertidos. Também entram em contato, de forma dinâmica e agradável, com o conteúdo pedagógico e com projetos das respectivas séries e das diversas disciplinas.

“As saídas também se propõem a estreitar os laços entre alunos de diferentes turmas, a escola, a família e a sociedade como um todo, favorecendo as relações de convivência e desenvolvendo a capacidade de trabalhar em grupo”, explica Denise, que está há oito anos no magistério.

Graduada em educação física e em musicoterapia, com pós-graduação em psicomotricidade e em cultura africana e afro-brasileira, ela acredita que os passeios desenvolvem, ainda, qualidades como empenho, organização, flexibilidade, tolerância, espírito esportivo, princípios éticos e de cidadania.

Prêmios — Com licenciatura plena em história e 32 anos de magistério, Fátima já teve dois projetos premiados no Concurso Professor Alberto Pirro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Em julho, ela promoveu visita ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, capital. Um dos propósitos do passeio foi o de levar os estudantes a compreender o êxodo nordestino e sua relação com a ocupação da Baixada Fluminense, região na qual está inserido o município de Queimados. A professora pretendeu, ainda, estimular os alunos a analisar as próprias origens, reconhecer o legado político e social do Nordeste no município e valorizar a contribuição nordestina na ocupação da região.

Depois do passeio, os estudantes sintetizaram as observações por meio da produção de literatura de cordel, relatórios, gráficos, desenhos, dobraduras, pinturas, com dramatizações e confecção de bandeirolas e bonecos. Todos os trabalhos foram expostos na escola.

No mesmo mês, a professora Denise promoveu visita ao Belmonte Futebol Clube, com a participação de estudantes dos três últimos anos do ensino fundamental. O passeio fez parte do projeto Histórias da Capoeira e do Futebol de Queimados, desenvolvido por ela na disciplina de educação física. Na escola, Denise incentivou debate para troca de impressões, exposição de dúvidas e resumo das experiências vividas pelos estudantes.

Também este ano, as duas professoras levaram os alunos ao centro do Rio de Janeiro para conhecer o Museu Histórico Nacional e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Para este semestre, estão previstas visitas ao Espaço Cultural da Marinha do Brasil, também no centro da capital, e à Vila Olímpica de Queimados. Lá, os estudantes conhecerão as aulas de capoeira de Mestre Comprido.

“As saídas pedagógicas são enriquecedoras”, avalia a orientadora educacional Cilene Maria Cavalcanti. Ela observa que os passeios permitem o contato com o conteúdo programático de forma dinâmica e desenvolvem a capacidade de trabalho em equipe. Para Cilene, as visitas estimulam princípios éticos e de cidadania entre os alunos e estreitam os laços entre família, escola e comunidade.

Fátima Schenini

Saiba mais no Jornal do Professor

Confira o blog da EM Professor Washington Manoel de Souza

Palavras-chave: ensino fundamental, visitas pedagógicas
Fonte: MEC

2ª Feira Cultural de Livros

Foto: Queremos convidar você a participar conosco, dia 13 e 14. Não percam!

Inscrição para professor temporário termina hoje

 
 
 
 
O prazo de inscrições para a seleção de seis professores temporários do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) termina nesta segunda-feira (10). As vagas são para os campi Aquidauana, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
 
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet. Confira, na tabela ao lado (clique para ampliar a imagem), a relação da vaga ofertada em Aquidauana.
 
A seleção será realizada no dia 15 de setembro (sábado), às 8h30, no campus onde o candidato concorre à vaga. A prova escrita valerá 80 pontos, sendo aprovado quem obtiver, no mínimo, 50 pontos. Já aos títulos serão atribuídos 0 a 20 pontos.
 
A previsão é que o resultado do processo seletivo seja divulgado no dia 17 de setembro.
 
A remuneração dos professores contratados irá variar entre R$ 2.519,54 e R$ 4.129,89, dependendo da titulação. Os aprovados deverão cumprir carga horária de 40 horas semanais. Os contratos terão vigência até 31 de julho de 2013 e poderão ser prorrogados por mais dois anos.

O edital do processo seletivo está disponível no site do Instituto.
Fonte: redação / Aníbal Placêncio

Consed pede consenso sobre o índice de reajuste do piso nacional dos professores


O Governo de Mato Grosso do Sul e outros cinco Estados solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) um entendimento sobre o índice de reajuste utilizado para calcular o valor do piso salarial nacional dos professores. Junto a este pedido, o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Educação (Consed), presidido pela secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, também solicitou ao Ministério da Educação (MEC) a intermediação para se chegar a um consenso sobre o índice a ser adotado.

“O piso nacional é ponto pacífico e consolidado. Nossa solicitação é para que haja um entendimento entre governos de Estado, Ministério da Educação e Confederação Nacional dos Trabalhos em Educação (CNTE) sobre o índice a ser utilizado para o reajuste do piso salarial dos professores. Já solicitamos ao ministro da Educação (Aloizio Mercadante) para intermediar esta questão”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Nilene Badeca.

Projeta-se para 2013 um reajuste da ordem de 21,24. Este índice de reajuste, na interpretação dada à lei 11.738/08 pelo Poder Executivo Federal (MEC, Ministério da Fazenda e Advocacia Geral da União), baseia-se na variação percentual das últimas estimativas do valor mínimo nacional, por aluno ao ano, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, publicadas para os dois anos anteriores àquele em que se deve realizar o reajuste.

Desta forma, o índice de 22.22% aplicado em 2012 resultou da última estimativa desse valor para 2011 (publicada pela Portaria Interministerial nº 477, de 28 de abril de 2011), que foi de R$ 1.729,33, em relação à última estimativa desse valor para 2010 (publicada pela Portaria Interministerial n° 583-A, de 26 de abril de 2010), que estabeleceu o valor de R$ 1.414,85.

O reajuste para 2013 (21,24%) está previsto de acordo com a variação percentual do valor estimado para 2012 (publicado pela Portaria Interministerial nº 1.809, de 28 de dezembro de 2011), que é de R% 2.096,68, em relação ao valor estimado para 2011 (R$ 1.729,33).

“Este percentual é uma preocupação para os Estados, pois não têm como arcar com este reajuste. Não estamos contra o piso salarial. O piso é uma conquista muito importante para o magistério. Queremos um entendimento, via Ministério da Educação, entre Estados, municípios e CNTE para que se tenha um reajuste adequado para os professores e que possa ser assumido pelo Poder Executivo estadual e municipal”, esclarece a presidente do Consed, Nilene Badeca.

Além isso, o MEC tem assumido o papel de divulgar, para os Estados brasileiros, o percentual a ser aplicado para o reajuste do piso, a cada ano. “Queremos um entendimento para os que alunos não sejam prejudicados com greves no próximo ano”. O STF tem um papel fundamental de nortear o entendimento. Por isso, os Estados de Goiás, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul acionaram o STF para trazer um consenso sobre o índice de reajuste a ser adotado. O Ministério da Educação tem propostas de reajuste que atendem às necessidades dos professores e não sobrecarregam a folha de pagamentos dos Estados e municípios, afirmou Nilene.
Notícias MS

Matemática Olimpíada tem 830 mil alunos classificados à segunda fase


Bruna Larissa foi a primeira estudante do Acre a conquistar a medalha de ouro na Olimpíada de Matemática (foto: arquivo pessoal) A dedicação vale medalha e oportunidades valiosas na vida profissional. No dia 15 de setembro, sábado, às 14h30 (horário de Brasília), cerca de 830 mil alunos do sexto ao nono ano e do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil participarão da segunda fase da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição existe há oito anos e cresce a cada edição. Mais de 19,1 milhões de alunos de 46.728 escolas se inscreveram este ano. Em 2011, foram 18,7 milhões de estudantes de 44.691 escolas.

Os medalhistas melhor classificados podem participar de programa de iniciação científica júnior com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2012, serão 4,5 mil bolsas. O Programa Ciência sem Fronteiras prioriza na seleção alunos que conquistaram medalhas em olimpíadas de conhecimento, como a Obmep.

Ouro – Para conseguir um bom resultado na prova, estudantes e professores, que também recebem prêmios, enfrentam uma rotina diária de estudos extras. Mesmo quem já conquistou medalhas corre atrás de outras. Bruna Larissa Carvalho de Sousa, 13 anos, competiu em 2011 e foi a primeira aluna do Acre a se tornar medalhista de ouro. Ela pendurou na parede de seu quarto, à vista de quem entra, a medalha que recebeu do ministro Aloizio Mercadante, na cerimônia de premiação da Obmep realizada no Rio de Janeiro, em 27 de agosto.

“O ministro me disse que é uma grande honra receber essa medalha”, lembra a estudante, que atualmente mora na capital Rio Branco. No ano passado, 90 mil alunos do Acre participaram da competição. Este ano, ela compete novamente e está classificada para a segunda fase da Obmep. “As questões ficam mais contextualizadas e difíceis”, comenta. Para vencer o desafio, ela inclui questões das provas anteriores da olimpíada nas duas horas diárias de estudo em casa, no turno contrário às aulas da escola.

“Ela sempre gostou muito de estudar e leva livros de matemática para estudar em casa”, conta, toda orgulhosa, Lourena Carvalho, mãe de Bruna. A menina frequentava no ano passado a escola municipal Antonia Fernandes de Moura, em Santa Rosa do Purus, uma localidade de difícil acesso e onde moram cerca de 4 mil pessoas. “Só se chega lá de barco ou avião bimotor”, explica Lourena.

A conquista da medalha de ouro entusiasma outros estudantes da escola. Sete alunos dos anos finais do ensino fundamental participarão da segunda fase da Obmep 2012. Premiado em 2011 na competição, o professor de matemática de Bruna, Antonio Carlos Osório do Nascimento, espera outras conquistas. “O professor dá o suporte, incentiva, passa o que sabe, mas o mérito de conquistar uma medalha é do aluno. Depende dele se esforçar e descobrir outras maneiras de chegar ao resultado do problema”, observa.

Este ano, Bruna, que está no oitavo ano, vai competir por outra escola, o Instituto São José, que fica em Rio Branco. Apaixonada por cálculos, a menina faz planos de estudar engenharia mecatrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). “É uma área que engloba matemática e outras matérias e que gosto muito”, diz ela.

Obmep 2012 – A olimpíada de matemática é realizada em duas fases. A primeira prova é classificatória e é aplicada pelos professores dos alunos na escola em que estudam. A segunda prova contém seis questões, cada uma valendo 20 pontos. Esta fase premia também os professores. “Para ser medalhista de ouro, o aluno tem que ser um dos melhores do Brasil e alcançar uma nota superior a 75% do total da pontuação da prova, ou seja, uma nota entre 84 e 120 pontos”, explica Severino José Correia, coordenador regional da Obmep no Acre.

As provas no próximo dia 15 serão aplicadas em 9 mil locais em todo o Brasil. A página da Obmep.

Rovênia Amorim
Palavras-chave: educação básica, matemática, Obmep, Olimpíada

Fonte: MEC

Inscrições para a Semana de Letras a partir de 1ºde outubro/2012



Informações na Anhanguera Uniderp - Campo Grande

Universitários criam rede social que ajuda nos estudos

Dois universitários criaram uma rede social na internet, para ajudar nos estudos. Uma iniciativa pioneira no Brasil, que permite a alunos e professores compartilhar conhecimento. 

  Veja aqui a reportagem UOL

Fonte: UOL

Após críticas no Facebook, escola de SC demite professor e terá campanha contra vandalismo


A estudante Isadora Faber, 13, criou a página "Diário de Classe" para relatar os problemas da escola onde estuda
  • A estudante Isadora Faber, 13, criou a página "Diário de Classe" para relatar os problemas da escola onde estuda
Uma semana após ganhar destaque na mídia com a repercussão da página de Facebook “Diário de Classe”, feita pela estudante Isadora Faber, de 13 anos, a Escola Básica Maria Tomázia Coelho já apresenta mudanças. Além da realização de obras de manutenção, a escola irá passar por uma campanha de conscientização contra o vandalismo. O professor de matemática criticado pela aluna também não faz mais parte do quadro de docentes da unidade.
Isadora havia publicado um vídeo no Facebook retratando a bagunça que aconteceria durante as aulas de matemática. A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis informou em nota que o docente, admitido em caráter temporário em fevereiro de 2012, estava sendo avaliado desde a entrada na unidade e seu rendimento em sala não alcançou as exigências pedagógicas da prefeitura.

Veja alguns problemas apontados por Isadora na escola em Santa Catarina aqui

Fonte: uol

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score