Sala de Professor TV Escola





 Clique aqui para acessar.

Fonte: http://saladeprofessortvescola.blogspot.com.br/

DOC_SED_MS2.flv

Cultura: Sapicuá Pantaneiro realiza mega Seminário em Aquidauana

Acontece nos dias 30 e 31 de março o 1º Seminário Cultura para o Desenvolvimento do Pantanal, evento realizado pelo Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro, localizado em Aquidauana (MS). O evento será realizado na Escola Estadual Marly Russo, localizada no Bairro Nova Aquidauana.

O objetivo do evento é fortalecer e divulgar a cultura pantaneira, além de permitir o intercâmbio de conhecimentos entre artistas, arte, produtores e gestores culturais, intelectuais, acadêmicos e comunidade.

Veja a programação:

Dia 30 de março, sexta-feira: 08h00: Abertura: Música: Música Sem Fronteira; Exibição: “História do Bairro Nova Aquidauana” – Núcleo de Produção Audiovisual Sapicuá Pantaneiro / Coordenação: Givago Oliveira; Solenidade de abertura; Apresentação de Dança: “ Pirafofoca” Casa de Cultura Dona Zica.
09h00: Mesa redonda: Pontos de Cultura: Coordenadora: Profª. Ana Paula Correia Araujo – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Palestrante: Sra. Adriane Cação – Coordenadora da Rede Estadual de Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul.

10h30: Exposição “Artesanato Pantaneiro” – Pontos de Cultura e Projetos Convidados: Expedições Anarco Pedagógico Atemporais; Arte de Fazer e Reciclar; Escola Pantaneira; Casa de Cultura Dona Zica; Pontos de Cultura convidados e Casa do Artesão de Aquidauana.

10h30: Visita ao Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro; Coordenadora: Claudinéia Santos de Lima – Monitora do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro

13h30: Mesa redonda: Oportunidades de Emprego no Pantanal: Pousadas e Guia de Turismo; Coordenador: Luana Salomão – Produtora Cultural, Bacharel em Turismo e Jornalista Sérgio Marques – Guia de Turismo; João Idelfonso – Pousada Aguapé; Nilde Brun – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

14h30: Mesa redonda: Novas Oportunidades: Artesanato Regional e Mobilização de Recursos; Coordenador: José Luís de Souza – Fundação Municipal de Turismo de Aquidauana; Márcio Laabs – Diretor-geral do Banco da Gente – MS; Marinalva Angélica Nascimento – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Anastácio / Banco Comunitário do Pantanal; Sra. Claudia de Medeiros – Artesanato Pantaneiro.

15h30: Mesa redonda: Identidade Cultural do Pantanal e do Bairro Nova Aquidauana; Coordenador: Rangel Castilho – Fundação Municipal de Cultura de Aquidauana; Profª. Drª. Ana Paula Araújo – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Profº. Drº. Paulo Roberto Jóia – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

16h10: Palestra: Aviação no Pantanal – Coordenadora: Claudia de Medeiros – Coordenadora Pedagógica do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro Comandante Amadeu Barbosa Ferreira – Piloto Civil e Bacharel em Turismo.

Matutino e Vespertino: 8h – 11h30 / 13h30 – 17h: Atividades Infantis em Arte-educação – Patrimônio Imaterial, Tecendo Nossa História – Faixa Paraguaia ; Coordenadora: Sra. Cilene Busse – Instrutora do Núcleo de Artesanato; Artesãs do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro. Atividades Infantis em Educação Ambiental – Meio Ambiente; Um Passarinho Me Contou; Atividades em Cerâmicas – Animais do Pantanal Monitores do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro.

Dia 31 de março – sábado: 7h30 – 11h30: Mini-curso: Cultura Digital – Software Livre, Geógrafa Edilce do Amaral Albrez – Mestranda em Tecnologias Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7h30- 11h30: Mini-curso: Gastronomia Pantaneira Influências Fronteiriças -Chef Dedê Cesco – Mestranda em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7h30- 11h30: Mini-curso: Serviços de Camareira – Pousadas Pantaneiras, Sra. Maria de Fátima Ricardo – Instrutora Serviços de Camareira.

7h30 – 11h30: Mini-curso: Guia de Turismo para a Região do Pantanal, Sr. Sérgio Marques – Guia de Turismo Pantaneiro.

7h30 – 11h30: Mini-curso: Educação Ambiental Fauna e Flora Pantaneira, Profª. Drª. Eva Teixeira dos Santos – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7h30 – 11h30: Mini-curso: Educação Patrimonial, Cultura e Tecnologia Social: Perspectivas de Desenvolvimento Local, Sra. Aparecida Cristina Campello Curado Piccolo.

7h30 – 11h30: Mini-curso: Despertar da Dança, Sra. Maia Faria – Bailarina e Coordenadora da Casa de Cultura Dona Zica.

7h30 – 11h30: Atividade de Campo: Trilhas Interpretativas Interdisciplinares em Áreas de Acervo Patrimonial da Serra de Maracaju – Sítio Arqueológico Aquidauana / CERA, Biólogo Luiz Eugênio de Arruda – Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais.

7h30 – 11h30: Mini-curso: Um Novo Olhar – Profª. Vânia Juca – Fotógrafa e professora de Fotografia da UNIDERP.

11h – 12h00: Apresentação Artística de Encerramento – Orquestra Filarmônica Jovem do Pantanal.

O Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aquidauana, gestão do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB).

Mais informações nos contatos telefônicos 67 – 3365.4308 / 8111.9456 (Luana) e também no e-mail: sapicuapantaneiro@gmail.com. Informações Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro.

Fonte: Agecom/Carlos Cabral com informações

Livro didático Ministério divulga lista de obras aprovadas para escolha final das escolas

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 28, portaria com a lista de obras aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para 2013. Os livros serão apresentados às escolas no Guia do Livro Didático 2013, publicado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação.

Foram aprovados 125 títulos, nas categorias ciências; alfabetização matemática e matemática; alfabetização e letramento e língua portuguesa; história; história regional; geografia, e geografia regional.

Os livros foram submetidos a uma avaliação pedagógica realizada por instituições públicas de educação superior, de acordo com as orientações e diretrizes estabelecidas pelo MEC. Os avaliadores emitiram pareceres indicando a aprovação da obra, a aprovação condicionada à correção de falhas pontuais ou a reprovação das obras.

Os detentores dos direitos autorais das obras que necessitam de correções devem entregá-las corrigidas em até 15 dias. Para as obras reprovadas, os recursos podem ser apresentados em até 10 dias.

Os detentores dos direitos autorais podem acessar os pareceres sobre as obras por meio do Sistema de Material Didático (Simad).

PNDL – o programa tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores, por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a aprovação das obras, o Ministério da Educação publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto pedagógico.



Assessoria de Comunicação Social

Acesse a portaria com a lista das obras aprovadas

Palavras-chave: educação básica, livro didático, PNLD
 
Fonte: MEC

Governo inicia entrega de prêmios para os melhores estudantes da Rede Estadual


         Ao fazer a entrega dos primeiros 953 prêmios do Programa Educação para o Sucesso neste ano, o governador André Puccinelli citou que uma das metas com essa iniciativa é reduzir a evasão escolar. A idéia deixou de ser teoria e se tornou prática na Escola Estadual José Ferreira, em Três Lagoas. A unidade de ensino, no bairro de Jupiá, tem uma peculiaridade: atende basicamente filhos da comunidade de pescadores, e por conta disso sofria muitas baixas no período de fechamento da pesca, porque as famílias iam buscar trabalho em outras regiões onde a prática estava liberada. Essa realidade mudou.

A diretora da escola, Marcia Elen de Oliveira Mestre, conta que nos últimos anos com o programa federal de pagamento do seguro-desemprego essa situação começou a mudar, e, desde o ano passado, as novidades na escola despertaram ainda mais nos pais e nos alunos a vontade de não interromper os estudos. “A evasão diminuiu em torno de 30%. Com o seguro-desemprego os pescadores não têm mais tanta necessidade de procurar outra região, e com o programa dos prêmios, os alunos têm muito mais interesse em terminar o ano letivo”, comemora a educadora.

E não são somente os alunos que se destacam que têm melhorando o rendimento. Há uma revolução mesmo entre aqueles que tinham as piores notas e sempre estiveram longe dos primeiros lugares. “Se você olhar o grupo todo, as notas começaram a subir. Criança que ia mal, que tinha nota 2, agora tem 6. No geral, as notas baixas diminuíram muito”, ela compara.

De novo 

Entre os estudantes que estão muito acima da média, sucesso mesmo é se manter entre os primeiros. Essa era a meta da sorridente Miriã Souza Araújo (foto capa), ganhadora do notebook no ano passado, e que neste ano estava feliz pelo número de prêmios ser maior, já que a disputa com um colega de sala estava acirrada pela liderança. “Eu pensei que ia ganhar, mas o segundo lugar. E acabei ficando em primeiro!”, comemorou ela, que venceu pelo critério de menos faltas e ficou com o tablet. Com a ampliação da premiação neste ano, os colegas segundo e terceiro colocados também ganharam, respectivamente, um netbook e uma bicicleta.

O pai, Merivan Ferreira de Souza, técnico em Operações, é todo orgulho, e revela uma curiosidade que mostra mais uma conquista do programa do governo do Estado. “No ano passado, na semana seguinte em que ela ganhou o prêmio, outros colegas apareceram e demonstraram vontade de estudar junto com ela”. “Isso incentiva mesmo. Tem muitas crianças que já falam que no próximo ano vai ser a vez deles ganharem”, completa a mãe, a professora Aldair Souza Araújo.

Orgulho dos pais, orgulho dos filhos

Essa saudável disputa motivou as amigas Isabela Mussopapo Carvalho e Vivian da Silva Lopes, 13 anos, alunas agora do 9º ano da Escola Estadual José Ferreira Lima, de Santa Rita do Pardo. A primeira, ficou em terceiro lugar na turma e Vivian foi a primeira colocada.

As duas atribuem a posição de classificação a um detalhe principal: o esforço até o último bimestre, mesmo que já tenha fechado as notas no bimestre anterior. A mãe de Isabela diz que até dentro de casa o programa está mexendo com o entusiasmo das crianças: a outra filha, de 9 anos, preferiu não acompanhar mãe e irmã na cerimônia do prêmio para não perder um dia de aula, e não ser prejudicada por falta na avaliação para o próximo ciclo do prêmio.


Na casa do torneiro Frederico Mesa Ajala é ele mesmo a fonte de orgulho como um dos melhores alunos da turma. Casado, 35 anos, pai de três filhos, ele foi o segundo colocado em sua turma de 4ª fase do Programa de Educação de Jovens e Adultos, em uma escola de Água Clara. Ganhou das mãos do governador um netbook, e agora tem seu próprio computador para usar a Internet, que até então acessava no equipamento emprestado do cunhado.

Os filhos, de 5, 6 e 8 anos, estudam em escola municipal e por isso não concorrem à premiação da qual o pai foi um dos vencedores. “Eu acredito, sim, que eu sou um exemplo para eles”, diz o trabalhador, que planeja continuar os estudos e cursar faculdade.  
Notícias MS

Fonte: SED

Inscrições para a OBMEP/2012 vão até sexta-feira (30)

Escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil têm até sexta-feira (30) para mobilizar seus estudantes do 6º ao 9º ano e do ensino médio para participar da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições podem ser realizadas por meio do site oficial da OBMEP. As escolas são as responsáveis pelo processo e devem indicar, no ato da inscrição online, o número total de participantes em cada nível.
A disputa é dividida em três níveis e ocorre em duas fases. O primeiro nível é para estudantes do 6ª e 7º ano; o segundo, para 8º e 9º ano; e o terceiro inclui todo o ensino médio. Na prova objetiva da primeira fase são aplicadas 20 questões de múltipla escolha a todos os inscritos. As escolas classificam para a segunda etapa 5% do total de participantes de cada nível. Nessa fase, a prova é discursiva e tem de 6 a 8 questões. Segundo o calendário da 8º OBMEP, a primeira prova está prevista para 5 de junho, e a segunda, para 15 de setembro. O resultado será divulgado em 30 de novembro.
Incentivo
Na edição de 2012, serão entregues 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 3.100 de bronze, 46 mil e 200 certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda ganham bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, ressalta que as ações da olimpíada vão além da aplicação das provas. “A olimpíada acompanha o estudante. Todo medalhista que ingressar na universidade pode ganhar uma bolsa de iniciação cientifica, além de ter direito a uma bolsa de mestrado em matemática.”
Na solenidade de lançamento da 8ª Obmep, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, convidou escolas e professores a fazer a inscrição, e desafiou os estudantes a participarem da competição: "Quem estuda escolhe o que vai fazer na vida; quem não estuda é escolhido". Segundo o ministro, a olimpíada não é apenas um concurso, mas um processo que melhora o ensino e abre portas para os estudantes.
“A Obmep tem permitido não só revelar grandes talentos, como tem feito todo o sistema de educação evoluir. A matemática está ganhando espaço e eu espero que isso motive os professores.” Ele lembrou aos estudantes, que no programa Ciência sem Fronteiras, por exemplo, os medalhistas contam pontos na hora de conquistar bolsas de estudos para graduação e pós-graduação no exterior. Ele disse também que os ganhadores de medalhas de outro concorrem anualmente à olimpíada internacional de matemática, evento que abre ainda mais portas.
O regulamento da oitava edição da olimpíada prevê:
• 30 de março — Encerramento das inscrições
• 5 de junho — Aplicação das provas da primeira fase nas escolas
• 26 de junho — Último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase
• 15 de agosto — Divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas
• 15 de agosto a 14 de setembro — Período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos
alunos classificados para a segunda fase
• 15 de setembro — Provas da segunda fase, às 14h30 (horário de Brasília)
• 30 de novembro — Divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada.
Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Na sétima edição, em 2011, recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas das 27 unidades da Federação.
Fonte: Correio Brasiliense

Plataforma Freire está com inscrições abertas para cursos de Licenciatura

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) informa que a CAPES abriu inscrições para a formação inicial de professores da rede pública de educação básica em cursos de licenciatura presenciais, ofertados pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor Presencial).
Os cursos ofertados por meio do Parfor são: Primeira Licenciatura, para docentes em exercício na rede pública da Educação Básica que não tenham formação superior; Segunda Licenciatura, para docentes em exercício na rede pública da Educação Básica, que atuam há pelo menos três anos em área distinta da sua formação inicial; Formação Pedagógica, para docentes em exercício na rede pública da Educação Básica graduados não licenciados.
Confira o cronograma para as turmas presenciais:
De 19/3 a 8/4 – Pré-inscrição na Plataforma Freire;
De 9/4 a 23/4 – Validação das inscrições pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação;
De 24/4 a 8/5 – Seleção dos estudantes pelas instituições de ensino superior (IES)
De 9/5 a 23/5 – Matrícula e inclusão dos matriculados na Plataforma Freire.
Para saber quais são as instituições de ensino superior, cursos e números de vagas ofertadas, bem como realizar a pré-inscrição, os professores em exercício na rede pública de educação básica deverão acessar a Plataforma Freire no endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br
Qualquer dúvida entre em contato com o técnico da SUPAI/SED, Nivaldo Costa Barbosa, pelos telefones: 0800 647 3434 (interior) e 3318-2319 (Campo Grande).
Fonte: SED

Educação profissional A dois meses do início, Fórum já tem mais de 9 mil inscritos

Florianópolis – A pouco mais de dois meses do início do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado de 28 de maio a 1º de junho em Florianópolis, mais de 9 mil pessoas se inscreveram no evento. A meta é chegar a 10 mil inscrições.

Nesta semana, o Comitê Organizador do Fórum Mundial, composto por 162 entidades de todo o país, esteve reunido na sede do Ministério da Educação, em Brasília, para sua sétima reunião.

“Espero que o Fórum seja um espaço privilegiado de debate para discutir a educação profissional na ótica do desenvolvimento, da sustentabilidade e emancipação”, afirmou o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Marco Antonio de Oliveira. Ele destacou ainda que o evento será uma boa oportunidade para discutir o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Para a coordenadora-geral do II Fórum Mundial de Educação Profissional, Maria Clara Kaschny Schneider, que também é reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, o fato do número de inscritos já estar próximo à meta inicial demonstra a importância do evento. “Nos últimos anos, a educação profissional e tecnológica cresceu muito no Brasil, como também em outros países”, observou.

Com o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade, o fórum mundial também conta com importantes nomes internacionais em sua programação, como o mexicano Enrique Leff, coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e os americanos John “Maddog” Hall, diretor-executivo da organização Linux Internacional, e Richard Matthew Stallmann, considerado o idealizador do “movimento software livre”.

Mobilização - No próximo dia 28 de março acontecerá o dia nacional de mobilização pelo II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Na ocasião, todas as instituições integrantes do comitê organizador do evento promoverão ações em suas comunidades para destacar a importância do debate sobre o assunto. Também serão realizadas ações nas redes sociais, como Twitter e Facebook.

As inscrições para participantes, Mostra de Pôsteres, Feira de Economia Solidária e Feira Gastronômica estão abertas e podem ser feitas no portal do evento.

Assessoria de imprensa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Palavras-chave: educação profissional, educação tecnológica, Fórum Mundial

Inscrições no Parlamento Jovem Sul-mato-grossense vão até 23/3

A Assembleia Legislativa, sob a Coordenação da Escola do Legislativo e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral, lança a terceira edição do Programa Parlamento Jovem Sul-mato-grossense. As inscrições vão até 23 de março.

O Parlamento Jovem foi criado para estimular a participação política da juventude, vivenciando situações reais da atividade político-parlamentar, envolvendo desde uma campanha eleitoral até a elaboração, apresentação e votação de projetos em Sessões Plenárias.

Podem participar estudantes regularmente matriculados nos 1° e 2° anos do ensino médio da Rede Pública Estadual e escolas privadas. É interessante a participação, pois o programa representa a voz do estudante e da população na Assembleia Legislativa, por meio da discussão de diversos assuntos, podendo apresentar projetos nos moldes de um projeto de lei.

Acesse o edital do projeto, ficha de inscrição do estudante , a ficha de inscrição da escola e saiba mais sobre o projeto

Fonte:SED

Gestores escolares serão qualificados por meio do Progestão Online



Esta semana, os tutores do Progestão Online, curso de capacitação a distância em ambiente virtual para liderança escolar, participam de treinamento promovido pelo Instituto Razão Social, no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), de Campo Grande. Hoje (21) é o último dia de encontro para os profissionais de Mato Grosso do Sul, Acre, Tocantins e Goiás. Amanhã e sexta-feira é a vez de Mato Grosso e Amazonas. 
 
No início da semana, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) realizou formação inicial com seus tutores para que eles compreendam melhor o funcionamento da plataforma virtual. O Programa foi apresentado oficialmente ontem, durante encontro promovido pela SED no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Lançado em 2009 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Instituto Razão Social, o Progestão Online é uma extensão para a internet do programa Progestão - Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, de formação continuada para gestores escolares que atuam em escolas públicas. O objetivo é ampliar a participação das secretarias estaduais e municipais de educação, disponibilizando mais oportunidades de acesso, aprendizado e interação das equipes escolares participantes. Em Mato Grosso do Sul o curso começa em abril e inicialmente serão ofertadas 300 vagas.

A presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, destacou a excelência do programa. “A gestão escolar é uma das linhas de ação do Consed e as novas tecnologias são um instrumento importante e eficiente no processo de aprendizagem”, avaliou.
Tanto o Progestão quanto o Progestão Online foram concebidos com base em cinco pressupostos que balizaram o conteúdo e a metodologia: paradigma da gestão focada no sucesso da aprendizagem dos alunos e na melhoria do seu desempenho; gestão democrática da escola pública, privilegiando os processos de participação dos vários segmentos da comunidade no Projeto Pedagógico da escola; programa comum, para assegurar um padrão de qualidade na formação dos gestores, e flexível, para se adequar às necessidades e diversidades das escolas do país; formação continuada, em serviço, articulada à prática cotidiana dos gestores, tendo por base resultados de pesquisa prévia realizada junto a escolas públicas; formação voltada para o desenvolvimento de competências profissionais e concebida como elemento impulsionador do aprender a aprender, da autocapacitação, do aprender a fazer coletivo e da formação de redes entre gestores e escolas.  
O curso terá duração de um ano, com no mínimo três encontros presenciais nos polos de Aquidauana, Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas e Campo Grande e os participantes contarão com tutoria individual e coletiva.





 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score